A Goodyear relembra os 48 anos desde o lançamento dos pneus XLT que andaram sob a lua na missão Apollo 14. O modulo portátil que levou os pneus Goodyear XLT para fora da Terra foi denominado de Apollo 14 MET (Modularized Equipment Transporter) e ingressou em sua missão no dia 31 de janeiro de 1971. Ele possuía uma bancada científica, que contava com duas rodas, e coletava todo o material da superfície lunar.
Os pneus contavam com características peculiares e por isso demoraram 10 anos para ficarem prontos. Em vez de ar, os pneus Goodyear XLT eram inflados com nitrogênio, ao contrário de oxigênio, para minimizar o risco de incêndio na aeronave. O processo de enchimento começava na Terra em uma câmera de vácuo. Quando os pneus saíram do planeta, tiveram as câmaras de ar no interior sucumbidos à pressão atmosférica. Mas retornaram ao seu estado normal quando a aeronave estava a caminho da atmosfera lunar.
Outro detalhe foi que o Goodyear XLT foi desenvolvido para transportar cargas de 60 libras lunares, o que equivalente a 360 libras na Terra. Com essa carga era possível fluir suavemente sobre a superfície da lua, além de passar por pedras sem risco de perfuração. O tamanho era de 40,64 centímetros de altura e 10,16 centímetros de largura, pesando menos de 1,3 quilograma. Para suportar um ambiente tão hostil, os pneus lunares tinham que aguentar temperaturas que variavam entre -29,4 e mais de 121 graus Celsius.
Há 48 anos Goodyear mandava para a lua os pneus especiais XLT Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
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