A Goodyear recomenda que o mecânico sempre oriente o proprietário do veículo a verificar o estado de conservação dos pneus e dos principais itens do automóvel antes de viajar. Pneus merecem uma atenção especial, pois eles são a única área de contato do veículo com o solo. Entre as principais premissas estão a calibragem com a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo, a verificação do indicador de desgaste da banda de rodagem, a conferência do alinhamento e o balanceamento.
A empresa explica que a pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua durabilidade. O motorista deve calibrá-los de acordo com o indicado no manual do fabricante ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou na tampa de abastecimento do tanque de combustível. O estepe nunca pode ser esquecido.
Quanto a profundidade dos sulcos, se ela for inferior a 1,6 mm, os pneus devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar o risco de aquaplanagem.
O alinhamento deve ser considerado quando o motorista sente que o carro necessita de correção constante ao volante para se manter em linha reta. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado. Já o balanceamento envolve uma análise do pneu e da roda. Geralmente quando os pneus não estão corretamente balanceados, ocorrem trepidações no volante em velocidades acima de 60 km/h, gerando deterioração da banda de rodagem e comprometimento da capacidade de frenagem. A recomendação da Goodyear é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada cinco mil quilômetros ou a cada seis meses.
Alinhamento e balanceamento se faz a cada 5 mil km ou 6 meses, explica Goodyear Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
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