SISU – Sistema de Seleção Unificada
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular.
O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.
Saiba mais sobre o Sisu e descubra se você pode participar para conseguir entrar na universidade pública com a sua nota do Enem!
Como Funciona o SISU
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que recupera a nota do Enem e seleciona os melhores candidatos para uma mesma vaga, turno, curso, universidade e modalidade de concorrência. Funciona assim:
- O candidato se inscreve pela Internet, no site oficial do Sisu, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem (são aceitos somente candidatos que fizeram a edição mais recente do exame, sem ter zerado a redação). Cada candidato pode selecionar duas opções de curso dentro das vagas disponíveis em instituições públicas. Ao escolher as opções de curso, o participante também deve selecionar a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.
- Enquanto estiverem abertas as inscrições, os candidatos podem consultar a “nota de corte”, que é a menor nota do Enem possível para entrar naquela vaga. Dependendo da nota de corte, o participante pode optar por continuar disputando aquela vaga, ou tentar outra opção de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, à meia-noite, sete da manhã, meio-dia, cinco e meia da tarde e oito da noite (horário de Brasília).
- Poucos dias depois do término das inscrições, o participantes podem consultar o resultado do Sisu na página oficial do Programa.
- Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Alguns cursos podem exigir provas complementares, de Habilidades Específicas, por exemplo.
- Caso sobrem vagas, quem não passou nas duas chamadas do Sisu pode se inscrever para a Lista de Espera.
- O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Quem pode participar do Sisu
Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação pode participar do Sisu. Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito.
As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem para entrar em cada um dos seus cursos. Nesse caso, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.
Vale lembrar que bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem se inscrever no Sisu. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas: Sisu ou ProUni, já que não é permitido acumular esses dois benefícios.
Alternativas ao Sisu
Se não deu para passar no Sisu, não desanime! O processo seletivo é mesmo muito concorrido.
Deixamos a seguir uma lista com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com benefícios como bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamento facilitado. Confira:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo
Veja também:
Você pretende entrar na universidade pública pelo Sisu? Conte para a gente aqui nos comentários!
O que é o Sisu? Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário