Se você está interessado em cursar uma faculdade de Relações Internacionais e ainda não sabe onde estudar, veja nossas dicas de instituições de ensino superior.
Relações Internacionais (RI ou REL) é o curso ideal para quem se interessa pelo estudo das relações sociais, econômicas e políticas entre países. Mais precisamente sobre as relações entre os Estados, organizações internacionais, não-governamentais e empresas transnacionais, os chamados atores internacionais.
As relações internacionais englobam pautas como direitos humanos, sustentabilidade, globalização, desenvolvimento econômico, antiterrorismo, política externa, sistema financeiro e várias outras que são de interesse dos atores.
O curso de RI ajuda a expandir a visão de mundo, tem uma boa carga teórica e é indicado para quem se interessa sobre as influências de cada cultura, os conflitos existentes no mundo e gosta de refletir ou debater sobre o que move algum acontecimento político, por exemplo.
Que tal saber mais sobre o curso, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e onde estudar RI? Então continue lendo nosso artigo!
Faculdade de Relações Internacionais como é o curso
O curso de graduação em Relações Internacionais é um bacharelado e tem duração de 4 ou 5 anos, dependendo da instituição de ensino. Na Anhanguera, por exemplo, o curso tem duração de 4 anos.
Sua grade curricular é composta por disciplinas e atividades distribuídas em quatro eixos temáticos de formação:
1. Estruturante
São as disciplinas relacionadas diretamente ao tema:
- História das Relações Internacionais
- Teoria das Relações Internacionais
- Política Externa
- Economia Política Internacional
- Direito Internacional
- Direitos Humanos
- Instituições, Regimes e Organizações Internacionais
- Ciência Política
- Segurança, Estudos Estratégicos e Defesa
2. Interdisciplinar
São todos os conteúdos complementares às disciplinas obrigatórias:
- Filosofia
- Direito
- Economia
- Sociologia
- Antropologia
- Estatística
- Geografia
- Ética
3. Profissional
A formação profissional consiste nos projetos multidisciplinares, estudos e atividades práticas, como as laboratoriais, de simulações, análise de conjuntura e aperfeiçoamento de habilidades interpessoais.
4. Complementar
As atividades complementares contemplam estágios não obrigatórios, participação em seminários, palestras ou conferências, monitorias, participação em grupos de pesquisa e em qualquer evento de caráter científico.
As disciplinas podem aparecer com outra nomenclatura, dependendo do programa pedagógico da instituição, mas as grades curriculares são alinhadas. Você pode, por exemplo, encontrar o mesmo conteúdo nas universidades Cruzeiro do Sul e Unicid com variação em seu nome.
A profissão em RI e o mercado de trabalho
Os bacharéis em RI, chamados de internacionalistas ou analistas internacionais, atuam em diversas frentes, como na elaboração de políticas e análises de conjunturas internacionais.
Formado, o profissional se torna apto a tratar das relações entre nações ou organizações internacionais, usando seus conhecimentos para analisar situações e questões que envolvam as partes e que precisem de mediação.
No mercado de trabalho, o internacionalista pode atuar como assessor ou consultor estratégico, em inteligência competitiva, com análise de cenários e riscos políticos, assessoria a governos ou empresas públicas, operações financeiras internacionais, diplomacia ou pesquisa acadêmica.
Os locais nos quais o analista de RI normalmente atua são: ministérios, embaixadas, empresas públicas e privadas de segmentos diversos e ONGs.
Para seguir a carreira de diplomata é preciso ser aprovado em concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco, que é ligado ao Ministério das Relações Exteriores e o órgão responsável por formar diplomatas no país.
Relações Internacionais e Comércio Exterior
Caso você tenha dúvidas sobre a relação entre RI e Comércio Exterior, assim como sobre a atividade dos profissionais da área, saiba que o internacionalista não pode exercer a função do profissional de Comex. Enquanto este último lida com despachos aduaneiros, cotações, números, logística e relatórios diversos, o internacionalista se ocupa da relação diplomática entre as nações partes da negociação.
Eles podem atuar juntos, como analista de RI atuando no planejamento e estratégia do negócio e o profissional de Comex atuando para fechar o negócio e realizar os trâmites da negociação.
Onde estudar Relações Internacionais
As instituições de ensino superior elencadas abaixo oferecem o curso de Relações Internacionais, autorizado e com diploma reconhecido pelo MEC:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
O curso é feito na modalidade presencial e o ingresso pode acontecer por meio de prova tradicional de vestibular, prova agendada ou direto com a nota do Enem.
Você também pode gostar dessas leituras:
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
Saiba quais são os 40 cursos mais bem remunerados
Você já decidiu sobre a carreira em Relações Internacionais e sobre para qual universidade vai? Conte pra gente nos comentários!
Conheça algumas boas faculdades de Relações Internacionais Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário