Utilitário esportivo importado do Japão tem tração integral, motor 2.5 a gasolina e três elétricos
Por: Edison Ragassi, de Campana, Argentina
Fotos: Divulgação
Na Argentina, a Toyota apresentou para a imprensa especializada o SUV RAV4 híbrido. O modelo tem preço sugerido de R$ 165.990 na versão S e 179.990 na opção SX.
O carro é importado do Japão e produzido na plataforma TNGA, a estrutura de construção modular da marca japonesa. Ela é utilizada no Prius, novo Corolla que será lançado este ano, e a variação GA-K onde e montado o Camry e o RAV4.
O visual segue a linha adotada no novo Corolla. A Toyota deixou as linhas clássicas e imprimiu um visual futurista em seus modelos.
Os faróis tem luzes diurnas em Led, elas estão também nas lanternas.
O novo SUV da Toyota ficou mais baixo 10 mm, a largura aumentou 10 mm e a distância entre-eixos foi ampliada em 30 mm.
No interior o painel de instrumentos é digital mas o motorista pode optar por visual analógico. O multimídia tem sistema B de espelhamento através do Mirror Link, porém não é compatível com Android Auto e Apple Carplay.
Equipamentos e assessórios
A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid já possui seis acessórios que podem ser instalados no modelo. São eles: caixa organizadora de porta-malas com três divisórias, compressor de ar 12V digital, kit de segurança para roda de liga leve, refrigerador portátil, suporte para bolsas e suporte para tablets.
Motores e câmbio
Este SUV Toyota tem motor 2.5L DOHC 4 cilindros 16 V movido a gasolina com injeção de combustível direta e indireta e três motores elétricos com bateria de níquel-hidrato metálico II. Segundo a fabricante, mais leve que o anterior.
O câmbio é o novo HEV Transaxle continuamente variável. Ele utiliza um conjunto de engrenagens planetárias, é controlado eletronicamente e trabalha em conjunto com o diferencial.
Este conjunto entrega 222 cv de potência. O torque do motor a combustão é de 22,5 kgfm e 20,6 kgfm dos três elétricos. A tração é integral AWD.
A Toyota divulga que o consumo na cidade é de 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na rodovia.
Na versão SX a empresa estreia o sistema de segurança Toyota Safety Sense com tecnologias semi-autonomas.
São radares e câmeras que detectam possibilidades de colisão e avisam o motorista para frear. caso isso não ocorra, ele freia o carro automaticamente a partir de 10km/h. Também há alerta de faixa, oscilação, ou que pode significar que o motorista está cansado. Já os faróis altos acendem e apagam automaticamente e o cruise control auxilia a manter a velocidade constante, inclusive enxerga o veiculo que vai a frente.
A Toyota oferece 3 anos de garantia para o veículo e 8 anos para os componentes do sistema híbrido, inclusive as baterias.
Durante o evento foi possível dirigir a versão que será comercializada no Brasil a partir de 13 de junho, em uma pista off road leve.
Por dentro o modelo e confortável, com acabamento sensível ao toque no painel, volante de boa empunhadura e instrumentos de fácil visualização.
Ao rodar nas condições de grama terra e lama, o RAV4 mostrou bom desempenho. Tem arranque forte, desenvolve velocidade rapidamente e freia com segurança.
É bom o trabalho feito pela engenharia na calibragem das suspensões, oferecendo conforto tanto para o motorista como o passageiro do banco traseiro. Merece uma avaliação mais apurada, a qual será feita quando o carro estiver disponível para testes. Mas a primeira impressão é de ser um SUV muito bem resolvido e que vai dar trabalho para a concorrência de mesmo porte e valor.
*Viagem feita a convite da Toyota.
Toyota amplia oferta de híbridos no Brasil e foca na motorização Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário