Componente auxilia a ECU para o cálculo da quantidade de combustível a ser injetada
No motor, o sensor MAF (Mass Air Flow – Fluxo de Massa de Ar) tem a função de medir a quantidade de ar que é admitida, para que a ECU calcule a quantidade adequada de combustível a ser injetada. Dessa forma, a revista O Mecânico traz o procedimento de análise dos sinais elétricos do sensor MAF da Ford Ranger.
Os valores e formato de onda mostrados são válidos para a picape fabricada entre 2012 e 2022, quando equipada com o motor 2.2 da família Duratorq. Esse propulsor diesel chegou a entregar potência máxima de 160 cv e 39,3 kgfm de torque após atualizações.
Para iniciar o diagnóstico, primeiro é preciso verificar o valor de tensão do pino 4 do conector do sensor de massa de ar, que deve ficar próximo de 12,7 V. Depois, meça o sinal do pino 2 do conector do sensor, que deve apresentar variação de tensão entre 5,0 V (sensor em repouso) e 0,5 V (transmitindo).
Após essas medições, agora com o motor ligado, compare a frequência e valor de tensão do sinal do pino 2 do conector do sensor, nas situações de motor em marcha lenta e em 3.000 rpm. Também, verifique o valor de tensão do pino 5, referente ao sinal de temperatura do ar admitido, que deve ficar próximo de 2 V em 25ºC.
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