Ruídos anormais, perda de potência e falhas na partida são os indícios mais comuns
O correto sincronismo é fundamental para um bom funcionamento do motor, permitindo que o movimento dos pistões e a abertura das válvulas ocorram no momento exato. Pensando nisso, a revista O Mecânico traz os principais sinais de que há problemas no sincronismo.
Um dos primeiros sinais que indicam que o motor pode estar fora de sincronismo é a dificuldade na partida, visto que o tempo de ignição pode não coincidir com o ciclo correto de compressão, fazendo com que a mistura ar-combustível não seja queimada no momento adequado.
Outro sintoma comum é a perda de potência e torque, especialmente em altas rotações e cargas. Também, um aumento excessivo no consumo de combustível pode sinalizar problemas no sincronismo, dado que uma alteração no tempo de abertura das válvulas pode comprometer a queima da mistura, fazendo com que a ECU precise compensar com mais injeção de combustível.
Já ruídos metálicos e vibrações incomuns, principalmente ao acelerar, também podem indicar que existe uma folga excessiva na corrente ou correia, um desalinhamento ou dentes fora de sincronismo.
Por fim, é fundamental que o mecânico faça uma análise do sincronismo do motor quando necessário, visto que usar o motor fora do sincronismo por longos períodos pode prejudicar a vida útil dos demais componentes, como válvulas, pistões e eixos de comando de válvulas.
The post Veja os sinais de que o motor está fora do sincronismo appeared first on Revista O Mecânico.
Veja os sinais de que o motor está fora do sincronismo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/


Nenhum comentário:
Postar um comentário