Avaliar a bandeja de suspensão e utilizar ferramentas adequadas são cuidados essenciais na substituição do pivô de suspensão
Feito em metal e borracha, o pivô de suspensão liga a carroceria ou o chassi ao telescópio e à manga de eixo, permitindo o movimento das rodas. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, o componente é essencial para a dirigibilidade e a segurança do veículo. Se o pivô se romper, a ligação entre a suspensão e as rodas é perdida, o que pode causar acidentes.
Na hora da troca do pivô, é importante verificar o estado da bandeja, especialmente o alojamento. Se estiver ovalizado, deformado ou alargado, pode causar ruídos ou até a soltura da peça, exigindo a substituição do conjunto. Caso esteja em boas condições, o novo pivô deve ser instalado com prensa e ferramentas adequadas, aplicando a carga na aba da carcaça forjada, nunca na tampa. Leite reforça: “Não use martelo, pois o impacto pode danificar a peça e comprometer seu funcionamento.”
A coifa protetora também requer atenção. Em alguns modelos, ela pode se danificar durante a instalação. Por isso, a Nakata oferece pivôs com a coifa desmontada, que deve ser colocada apenas após o pivô estar fixado à bandeja.
Durante o processo, o ambiente deve estar limpo para evitar a contaminação da graxa. “A durabilidade do pivô depende da integridade da coifa. Mantê-la em boas condições é fundamental para o bom funcionamento do sistema”, conclui Leite.
The post Pivô de suspensão: veja os cuidados necessário durante a manutenção appeared first on Revista O Mecânico.
Pivô de suspensão: veja os cuidados necessário durante a manutenção Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:
Postar um comentário