Grupo amplia participação em lubrificantes, avança em Arla e expande atuação no segmento químico
A Usiquímica encerrou 2025 com crescimento de 85% no faturamento em relação a 2024 e projeta avanço de 20% em 2026. O resultado foi impulsionado pela expansão no segmento de lubrificantes, pelo aumento das vendas de Arla 32 e pela ampliação das operações na área química, com diversificação de portfólio e ganho de escala.
No segmento de lubrificantes, o desempenho foi influenciado pela aquisição das operações da YPF Lubrificantes no Brasil, incluindo a planta de Diadema, na Grande São Paulo, que passou por reestruturação industrial. A unidade opera como plataforma multimarcas sob a marca Usiblend e absorveu 100% da produção nacional da Valvoline, da qual a empresa é representante desde 2018.
Segundo Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica, “o processo de modernização industrial, reorganização de layout, automação e investimentos anunciados de R$ 120 milhões no início de 2025, prevê triplicar a capacidade produtiva da planta ainda em 2026, elevando o volume em até 6 milhões de litros mensais”. De acordo com o executivo, “a aquisição das operações da YPF Lubrificantes no Brasil teve papel relevante, ao elevar nossa participação no mercado de 1% para 3% do market share nacional e consolidar nossa companhia entre as seis maiores do setor de lubrificantes no país”. O segmento registrou crescimento de 17% no ano.
No pilar Arla, a empresa reportou alta de 18% nas vendas do Arla 32 Ecotec, utilizado em sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para controle de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). “Ao longo de 2025, os investimentos estiveram concentrados principalmente na ampliação da capacidade de armazenagem, com foco no aumento dos estoques e na maior eficiência logística”, afirma Lazarone. A companhia também iniciou a produção do AUS 40, solução com maior concentração de ureia voltada a aplicações industriais e marítimas. A projeção de crescimento do segmento para 2026 é de 15%.
A área química avançou 20% em 2025, com destaque para a ampliação da atuação em amônia para controle de emissões industriais. “Ao ampliarmos nossa atuação em amônia, assumimos um papel ativo na redução de emissões industriais. Trata-se de um agente que atua diretamente na origem dos poluentes e gera benefícios ambientais concretos, com impacto direto na qualidade do ar e na sociedade”, diz Lazarone. “Esse mercado passou a ganhar tração no fim de 2025, com projetos que começaram a demandar volumes relevantes. Para 2026, o potencial é de multiplicação em novos clientes”.
O grupo também lançou os adjuvantes da linha FortFix, voltados ao agronegócio, e estruturou uma operação dedicada ao fornecimento de matérias-primas para lubrificantes, incluindo óleos básicos, aditivos, componentes para formulação e polímeros. A companhia estima crescimento de 17% no segmento químico em 2026, apoiado na diversificação de portfólio e na integração entre as áreas de atuação.
The post Usiquímica cresce 85% em 2025 e projeta alta de 20% para 2026 appeared first on Revista O Mecânico.
Usiquímica cresce 85% em 2025 e projeta alta de 20% para 2026 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/


Nenhum comentário:
Postar um comentário