sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Como uma auditoria de conteúdo pode melhorar seu desempenho orgânico de SEO

Você só precisa dar uma olhada nos dados do Google Trends para ver quanto aumentou o interesse no marketing de conteúdo nos últimos cinco anos.

Mas enquanto o interesse aumentou, a aceitação foi relativamente lenta. O problema que vem com táticas e tendências emergentes é que leva algum tempo para os profissionais de marketing digital usá-las de maneira eficaz. Em um estudo realizado por profissionais de marketing e CMI sobre estratégia de marketing de conteúdo, foi descoberto que 75% dos profissionais de marketing estão usando marketing de conteúdo em sua organização.

A descoberta mais surpreendente desse estudo foi que 63% das organizações não possuem uma estratégia de conteúdo documentada . Isso representa um problema se a estratégia não for documentada e analisada. Como podemos medir seu ROI? Como sabemos que as táticas que estamos usando são as corretas?

Essa falta de documentação preocupa. Isso pode conduzir a:

  • A criação de várias partes do conteúdo em torno do mesmo assunto
  • Várias páginas de destino criadas por equipes diferentes
  • Problemas com a canibalização de palavras-chave

É por isso que eu gosto de realizar uma auditoria de conteúdo para nossos clientes logo no início de uma campanha.

 

O que é uma auditoria de conteúdo?

Uma auditoria de conteúdo é uma estratégia essencial para os profissionais de marketing de conteúdo e pode melhorar a qualidade do seu site para usuários e mecanismos de pesquisa.

No entanto, muitos profissionais de marketing de conteúdo evitam as auditorias devido à quantidade de trabalho envolvido.

Na sua forma mais simples, uma auditoria de conteúdo é um processo que envolve uma análise aprofundada dos dados em cada parte do conteúdo do seu site.

Toda e qualquer auditoria de conteúdo diferirá um pouco em suas intenções e resultados, mas o objetivo geral permanece o mesmo. Você está tentando entender como os usuários e os mecanismos de pesquisa percebem seu conteúdo.

Quando você reúne essas duas coisas, você tem, na minha opinião, uma das estratégias mais poderosas do marketing digital – a auditoria completa do conteúdo .

O que uma auditoria de conteúdo deve alcançar?

Eu olho para três áreas principais ao realizar uma auditoria de conteúdo.

 

Encontrando maneiras de redefinir o conteúdo

Seu conteúdo pode ser transformado em um SlideShare ou um infográfico? Existem várias maneiras de pegar conteúdo antigo e transformá-lo em algo novo. Eu particularmente gosto de sinalizar conteúdo com bom desempenho orgânico e analisar como ele pode ser usado para criar conteúdo mais barato com um histórico conhecido.

 

Localizando lacunas de conteúdo

Ao realizar uma auditoria de conteúdo, procuro o conteúdo que os concorrentes têm em seus sites (e estão bem posicionadas) e que meus clientes não têm.

Sempre há mais conteúdo que você pode adicionar ao seu site (e geralmente alguns também podem ser removidos).

 

Otimize seu conteúdo para usuários e mecanismos de pesquisa

O Google disse isso por muitos anos; de fato, Matt Cutts registrou muitas vezes informações aos webmasters de que precisavam “criar um ótimo conteúdo”.

Isso ainda é verdade hoje.

A realização de uma auditoria de conteúdo pode ajudar a identificar áreas do seu site que precisam de aprimoramento e, como resultado, terão maior visibilidade na pesquisa.

 

Quais são os benefícios de SEO de uma auditoria de conteúdo?

Há várias maneiras de uma auditoria de conteúdo ajudar a melhorar o desempenho orgânico do seu site. Alguns dos mais imediatos são:

  • Melhorando a classificação
  • Melhorando as taxas de conversão
  • Remoção de páginas duplicadas
  • Corrigindo canibalização de palavras-chave

 

Que tipo de dados você precisa para uma auditoria de conteúdo?

Isso difere de site para site. Os dados para um site de comércio eletrônico de um milhão de páginas serão um pouco diferentes de uma auditoria para um site de 100 páginas.

Eu achei os seguintes pontos de dados um excelente lugar para começar.

  • Vincular dados – isso pode vir de qualquer uma das suas ferramentas de SEO favoritas, embora eu recomendo analisar mais de um conjunto de dados.
  • Indexação do Google – o Google está indexando suas páginas? Se o Google não conseguir encontrá-los ou houver erros, você precisará saber sobre eles.
  • Status HTTP – bem como em uma auditoria técnica de SEO, gosto de ver os códigos HTTP. Muitas vezes, existem vitórias rápidas que podem ser descobertas.
  • Pontuações de velocidade de página – qual a velocidade de suas páginas? Existem segmentos específicos de páginas que parecem carregar mais lentamente que outros?
  • Compartilhamentos sociais – o seu conteúdo está sendo compartilhado nas mídias sociais?
  • Qualidade do conteúdo – seu conteúdo é fácil de ler e entender? Existem páginas em que a análise de sentimentos é negativa?
  • Dados SEMrush (ou similares) – como você está se saindo organicamente com base nos dados de ferramentas de terceiros?
  • Dados do Google Analytics – como os usuários interagem com suas páginas? Por que algumas páginas recebem mais tráfego orgânico do que outras?
  • Dados do Google Search Console – o que o Google diz sobre suas páginas? Existe algum que simplesmente não está recebendo impressões?
  • Problemas de conteúdo duplicado – você tem páginas concorrentes semelhantes que podem não ter um desempenho tão bom quanto poderiam nos resultados da pesquisa?
  • Compatibilidade com dispositivos móveis – todas as suas páginas são compatíveis com dispositivos móveis?

Outros pontos de dados que você pode querer reunir incluem capturas de tela de todas as páginas do site, dados históricos de URL da Wayback Machine e se as páginas são aprovadas no Copyscape.

Descobri que os 11 pontos de dados mencionados acima são o que você precisa usar para a maioria das auditorias de conteúdo.

 

 

Tomando decisões com seus dados

Algumas das perguntas que eu gostaria de me perguntar ao avaliar esses dados são:

  • Tenho páginas de baixa qualidade que podem ser removidas?
  • Tenho páginas que canibalizam outras páginas que podem ser mescladas?
  • Meus links externos e internos estão apontando para as páginas certas no meu site?
  • Posso adicionar links internos das minhas páginas mais fortes para melhorar o desempenho de páginas mais fracas?
  • Existem páginas que se beneficiariam com correções técnicas de SEO?
  • Existem páginas que o Google não parece estar exibindo na pesquisa e, em caso afirmativo, como corrigi-las?
  • Existem padrões visíveis que surgem do meu conteúdo mais popular? Posso recriar esse padrão em outras páginas?
  • Tenho páginas em que preciso melhorar a qualidade do meu conteúdo?
  • As páginas certas estão classificadas para as palavras-chave certas?

 

Seja corajoso

A exclusão do conteúdo que você ou sua equipe criou pode ser difícil, mas geralmente é necessário.

Seja corajoso. Se parecer que o conteúdo deve ser excluído, exclua-o. Se você acha que uma página está canibalizando outra, exclua uma ou mescle-a.

Para maiores informações sobre como impulsionar seu site e posicionar ele no Google, entre em contato e fale com um dos consultores SEO da UpSites!

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