domingo, 29 de setembro de 2019

Pente fino do INSS: saiba se você corre risco e como recorrer

O assunto da Reforma da Previdência tem preocupado muitas pessoas, mas outra mudança que tem destaque é a realização da operação “Pente fino” do INSS. Você é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio? Saiba se você corre risco e como recorrer se tiver o benefício cancelado pelo INSS.

Pente fino INSS – Quem corre o risco de ser convocado?

A operação pente fino permite ao Instituto Nacional de seguro social, verificar se os beneficiários possuem, realmente, condições para receber o auxílio, aposentadoria e outros, com o objetivo de evitar fraude.

O que mais preocupa algumas pessoas é ser surpreendido pela convocação, no entanto, não há o que impeça a mesma, uma vez que todos os benefícios que foram concedidos podem ser convocados para revisão.

Os benefícios que correm o risco de passar pela revisão são os concedidos nos últimos 10 anos, inclusive, muitos deles passaram pelo pente fino no mandato em que Temer assumiu a presidência. Independente do benefício que receba, seja aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros, fique atento.

O que fazer se for convocado pelo pente fino?

Quando o INSS realizar a sua convocação é preciso contatar o número 135 para agendar a revisão de sua perícia. Não falte no dia marcado, agende a sua perícia de acordo com a sua disponibilidade.

Separe todos os documentos necessários, como exemplo, laudos médicos e exames atualizados. Além disso, leve consigo os documentos originais e a cópia (RG, CPF, CTPS, exames, laudos e guia recolhimento INSS), isso é muito importante.

O que fazer se o benefício INSS for suspenso?

O INSS só suspende o benefício se o titular e/ou seu responsável, não comparecer dentro do prazo de convocação, ou, se não conseguir provar suas condições para recebimento de benefícios. A suspensão do benefício só é realizada após os 30 dias corridos da convocação, isso vale para os trabalhadores urbanos. No caso de trabalhador rural, o prazo é de 60 dias.

Se tiver o benefício suspenso, o modo para conseguir reverter a situação é entrar com um recurso administrativo no INSS.

Quem não corre o risco de ser chamado para passar pelo pente fino?

Há casos em que as pessoas não correm o risco de serem chamados pelo INSS para operação pente fino, alguns deles são:

  • Pessoas que conseguiram receber seu benefício há mais de dez anos;
  • Idosos com idade a partir de 60 anos e aposentados por invalidez;
  • Contribuintes que recebem benefícios com prazo para término, como exemplo, auxílio-doença. Além dos que são indicados pelo órgão INSS para iniciar o seu processo de reabilitação.

Tirando esses casos, provavelmente, os benefícios concedidos aos mais jovens e nos últimos 10 anos, podem ser convocados a qualquer momento. Para evitar problemas, o ideal é reunir todos os documentos necessários, se adiantar com seu médico, aguardar a convocação e comparecer no local de agendamento dentro do prazo concedido para o contribuinte, lembrando que para trabalhador urbano, o prazo é de 30 dias e para trabalhador rural o período é de 60 dias.

 

Gostou do artigo? Caso queira mais informações sobre o INSS acesse o site “consultameuinss.com.br” e aprenda tudo sobre os benefícios previdenciários.

O post Pente fino do INSS: saiba se você corre risco e como recorrer apareceu primeiro em Indústria Hoje.


Pente fino do INSS: saiba se você corre risco e como recorrer Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário