Quer saber tudo do curso de Economia EAD? Vamos lá!
O economista é o responsável por fazer previsões financeiras de uma empresa e até de um país. Esse profissional é de extrema importância para o planejamento e elaboração de planos econômicos. Ele também se responsabiliza por analisar cenários econômicos e projetar investimentos para empresas e órgãos governamentais.
O estudante, para se tornar bacharel em Economia, estuda cerca de 4 anos e, para concluir o curso, é necessário que ele cumpra a carga horária estabelecida pelo Ministério da Educação e seja aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Vamos conhecer mais sobre o curso de Economia EAD!
Sobre o curso de Economia EAD
Hoje o caminho que muitos jovens escolheram é o curso EAD, pois ele traz mais praticidade e liberdade para os estudantes.
Ao se matricular no curso de Economia EAD, o aluno receberá da instituição um login e senha de acesso ao sistema do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nele terá acesso as aulas gravadas em vídeo, exercícios e atividades, materiais didáticos de apoio, fóruns de discussão, ferramentas de comunicação, perfis de professores, tutores e colegas de curso.
No ambiente virtual, o estudante tem um tutor para cada disciplina e ele serve para esclarecer dúvidas e motivá-los a uma interação nos tópicos disponibilizados no sistema.
Lembrando que as provas das disciplinas matriculadas são agendadas pelo aluno no sistema da instituição, assim o aluno poderá escolher o dia e horário para poder realizá-las.
Uma observação importante é que o curso de Economia em algumas instituições pode ser chamado de curso de Ciências Econômicas, mas isso não difere em nada.
O diploma do curso de Economia EAD
O diploma para o curso superior EAD é igual do curso presencial e tem a mesma validade. O que deve ser observado, antes de se matricular em qualquer curso superior, é se a instituição de ensino escolhida é reconhecida pelo MEC: caso não seja, além de não ter seu diploma aceito, o próprio Conselho também não emitirá o registro do profissional.
Grade curricular
A grade curricular do curso de Economia EAD é a mesma do curso presencial, o que pode diferenciar a grade curricular é a instituição a ser escolhida, porém a maioria das disciplinas são exigidas pelo MEC.
Essas são algumas disciplinas que sempre estão na grade curricular do curso:
- Administração de Materiais e Logística
- Administração Financeira e Orçamentária
- Cálculo Diferencial e Integral
- Contabilidade Comercial
- Contabilidade Geral
- Contabilidade Social
- Desenvolvimento Econômico
- Direito Empresarial e Tributário
- Direitos Humanos
- Econometria
- Economia Brasileira Contemporânea
- Economia do Setor Público
- Economia Industrial
- Economia Internacional
- Economia Monetária e Mercados Financeiros
- Economia Política
- Economia Rural
- Estatística Econômica
- Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
- Filosofia e Ética Geral e Profissional
- Formação Econômica no Brasil
- História do Pensamento Econômico
- História Econômica Geral
- Macroeconomia e Contabilidade Geral
- Matemática Aplicada
- Matemática Financeira
- Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia
- Microeconomia
- Processos Administrativos
- Sociologia e Antropologia em Economia
- Técnicas de Negociação
- Teoria da Contabilidade
- Teorias da Administração
O profissional de Economia
Após a conclusão do curso e realização do TCC, o aluno precisará se registrar no Conselho Regional de Economia (CORECON) do estado para poder começar a trabalhar na área.
O economista pode trabalhar no setor privado em empresas que trabalham com investimentos em bolsas de valores e bancos privados e no setor público. Na maioria das vezes a melhor forma de conseguir uma vaga nesse setor é investir em um concurso público.
O profissional de Economia está apto a trabalhar nos seguintes segmentos:
- Análise de Demonstrações Financeiras
- Economia do Setor Público
- Economia Internacional
- Economia Política
- Macroeconomia
- Microeconomia
- Técnicas de Negociação
Onde estudar Economia EAD
Listamos para você as instituições que são reconhecidas pelo MEC e que possuem o curso de Economia EAD. Essas instituições também oferecem bolsas no ProUni e aceitam o financiamento pelo FIES, ambos programas do governo federal.
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
As instituições acima também possuem bolsas de estudo para alunos que fazem o seu processo seletivo e em algumas você nem precisa realizar o processo, basta ter feito alguma vez o ENEM e colocar a sua nota na hora que se inscrever. Consulte as regras nos sites das instituições.
Veja também:
Ciências Contábeis ou Economia: qual a melhor opção?
Já decidiu onde vai realizar o seu curso? Então, conte-nos!
Conheça o curso de Economia EAD e saiba onde fazer Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário