Quer saber tudo sobre o curso de Engenharia Civil EAD, carreira, mercado de trabalho e onde estudar? Veio ao lugar certo!
Engenharia Civil é um dos cursos mais concorridos nas universidades. Essa graduação forma profissionais aptos a projetar, gerenciar e executar obras e qualquer tipo de infraestrutura – reformas e construções de casas, estradas, edifícios, barragens, pontes, ferrovias, túneis e usinas, por exemplo.
O objetivo geral do curso é formar engenheiros preparados para trabalhar em qualquer aspecto da Engenharia Civil, como nos projetos de fundações necessárias à construção, segurança e qualidade da obra, seleção de materiais etc.
Quer saber duas coisas interessantes sobre a Engenharia Civil?
A primeira é sobre o nome, dado pelo inglês John Smeaton, ao nomear-se “engenheiro civil”. Ele fez isso para que houvesse diferença dos engenheiros militares e grandes construtores da época (1786).
A segunda é que você já pode cursar Engenharia Civil EAD. Isso mesmo, a Engenharia já faz parte do portfólio dos cursos a distância de várias instituições de ensino.
Que tal saber mais sobre a graduação em Engenharia Civil EAD? Sobre o curso, áreas de atuação, mercado de trabalho e, principalmente, onde cursar. Vamos lá?
Engenharia Civil EAD: como é o curso
A graduação em Engenharia Civil EAD tem duração de 5 anos e dá o título de bacharel. Nesse tempo estão incluídos o estágio e o trabalho de conclusão de curso, que são obrigatórios.
Conheça algumas das disciplinas estudadas no curso:
- Desenho de construção Civil
- Computação aplicada à Engenharia Civil
- Cinemática dos sólidos
- Engenharia Civil integrada
- Teoria das estruturas
- Arquitetura e urbanismo
- Mecânica das estruturas
- Sistemas de esgotos
- Introdução à sociologia urbana, entre outras.
A matriz curricular tem variações de acordo com a universidade. Além de disciplinas voltadas à área, a grade curricular inclui também Língua Portuguesa e disciplinas das áreas de Administração e Economia.
Áreas de especialização da Engenharia Civil
O futuro profissional de Engenharia Civil tem diversas opções para se especializar. Veja algumas:
– Construção: sobre essa área já falamos um pouco no início do texto, é a formação mais generalista do engenheiro, e envolve atividades como concretagem, acabamento, fundações, e o cumprimento dos aspectos legais de uma construção.
– Estruturas: essa área utiliza bastante os princípios da Física, as características dos materiais e as ferramentas de computação que dimensionam e ajudam a escolha dos melhores materiais. Com isso, o profissional projeta estruturas de aço, madeira ou concreto, utilizadas como apoio nas construções.
– Recursos hídricos: forma um profissional especialista na aplicação de conhecimentos e metodologias em processos hidráulicos e hidrológicos, a fim de planejar estruturas que forneçam água, geração de energia ou que previnam enchentes, por exemplo.
– Transportes: o engenheiro de transportes tem como função planejar e cuidar da manutenção de ferrovias, sistemas hidroviários, rodovias e aerovias.
– Geotécnica: este profissional trabalha com os elementos da superfície da Terra, como as rochas e o solo, analisando variáveis que apontam a capacidade dos locais para receber a fundação e a infraestrutura de uma obra.
– Saneamento: nesta área o profissional desenvolve projetos de saneamento básico, como estações de tratamento de esgoto e redes de distribuição de água.
– Infraestrutura: é a área na qual o engenheiro projeta e constrói pontes, metrôs, túneis, viadutos, portos e ferrovias.
O mercado de trabalho e áreas de atuação para o engenheiro civil
O engenheiro civil pode trabalhar com projetos, fiscalização de obras, construção, perícia e planejamento nos seguintes campos de atuação:
- Indústrias
- Escritórios de construção civil
- Construtoras
- Serviços públicos
O profissional pode ter vínculo empregatício – no serviço público o acesso é via concurso público -, ou atuar como profissional liberal, fazendo projetos, prestando consultoria ou assessoria em obras.
Por que optar pelo curso de Engenharia Civil EAD
A opção pela modalidade de graduação a distância contempla a necessidade de quem quer estudar, mas precisa conciliar com o trabalho. Essa é uma das vantagens de uma faculdade a distância.
As outras são:
- Total autonomia sobre o aprendizado: poder adaptar os estudos à disponibilidade de horário é o grande trunfo dos cursos de graduação a distância. Melhor ainda: poder estudar de qualquer lugar.
- Conteúdo à disposição para consulta: imagina poder rever a explicação do professor quantas vezes for preciso. Em um curso a distância isso é possível. Ou seja, dá para reforçar o conteúdo aprendido a qualquer momento.
- Graduação mais barata: os cursos superiores a distância são mais baratos que os cursos presenciais, e além dessa economia, o aluno também não tem gastos de locomoção e alimentação. Há ainda a possibilidade de conseguir descontos, financiamentos e bolsas de estudo.
Onde fazer o curso de Engenharia Civil EAD
Conheça algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, que oferecem o curso de Engenharia Civil EAD a preços acessíveis:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Unicesumar
- Estácio de Sá
Outras oferecem o curso de Engenharia Civil parte EAD e parte presencial, a modalidade conhecida como semipresencial, onde o aluno terá que comparecer em média 2 vezes por semana na faculdade:
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
Você também pode se interessar por:
Saiba tudo sobre os cursos de Engenharia EAD
Conheça algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC
Antes de ir embora, conte-nos as suas impressões sobre o cursar Engenharia EAD. É o que você pretende fazer? Já escolheu em qual universidade vai estudar?
Interessado em fazer Engenharia Civil EAD? Veja onde cursar Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário