quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Basf comenta mitos e verdades sobre catalisadores automotivos

De acordo com a Basf, catalisadores automotivos de três vias são capazes de reduzir em mais de 95% de poluentes produzidos pelos motores a combustão movidos a gasolina ou etanol nos automóveis e motocicletas. Sem eles, a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, estaria bem pior. Apesar de sua importância reconhecida para o meio ambiente, algumas questões ainda geram dúvidas nos proprietários de veículos.
Para quem acredita que o catalisador diminui a potência do motor, a Basf explica que a peça não é uma barreira que impede a entrada do gás. É uma componente de passagem livre, não gera perda de pressão e, portanto, não interfere na potência ou desempenho do motor do carro.
O catalisador também não aumenta o consumo de combustível. Em funcionamento adequado, não interfere no gasto de gasolina ou etanol. O aumento do consumo de combustivel do veículo pode ocorrer se houver falta de manutenção preventiva do veículo, e não tem relação alguma com o catalisador.
Remover o catalisador, isso sim, pode prejudicar o funcionamento do carro, afinal, o componente faz parte de um conjunto projetado para o perfeito funcionamento do motor. Sua remoção pode desregular o sistema de injeção eletrônica, prejudicar o sistema de escapamento e também o funcionamento do motor, provocando desgaste prematuro das peças. Além disso, é considerada uma infração grave, passível de multa.
Da mesma forma, usar combustíveis de má procedência podem comprometer o catalisador. Gasolina, etanol ou diesel adulterados são os principais inimigos do bom funcionamento do catalisador. O interior do equipamento é de cerâmica revestida com metais nobres que promovem a reação química, transformando os gases hidrocarbonetos (HC), monóxidos de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio. Se o combustível for de baixa qualidade, pode não ser completamente queimado na combustão, chegando até a superfície do catalisador, o que pode prejudicar a sua performance. Compostos inadequados nos combustíveis também podem afetar a conversão dos gases.


Basf comenta mitos e verdades sobre catalisadores automotivos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário