segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Confira o calendário com todas as datas do Fies 2019

Conheça as datas mais importantes do processo de distribuição de bolsas do Fies em 2019.

Desde 2001, quando foi criado, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já beneficiou milhares de brasileiros que sonhavam em ter um diploma de curso superior. Graças a esse programa, diversas pessoas puderam melhorar de vida e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Então, se você é uma dessas pessoas que está de olho na possibilidade de ter uma bolsa do Fies em 2019, precisa se atentar a todas as datas envolvidas para não perder os prazos.

O que é Fies?

Para que você entenda com clareza, vamos simplificar os termos. O Fies é um programa do governo federal, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que queiram fazer uma faculdade particular.

Esse auxílio financeiro funciona da seguinte maneira: o governo se propõe a “emprestar” o dinheiro das mensalidades para o aluno, que só precisará pagar esses valores após se formar, quando provavelmente estará empregado e com renda. Esse empréstimo gera alguns juros, mas que são bem mais baixos.

Em 2018, o programa sofreu uma reformulação e passou a ser chamado de Novo Fies, onde há diferentes modalidades de financiamento, que podem permitir até mesmo juros zero para pessoas que têm menor renda.

Resumindo, nesse formato atual, o programa busca beneficiar principalmente os estudantes que têm uma condição financeira mais difícil.

Calendário Fies 2019

O edital e o cronograma do Fies 2019 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Contudo, o programa costuma seguir uma estrutura padronizada e, por isso, em 2019 deve haver duas edições, uma para cada semestre.

No 1º semestre, as inscrições do Fies serão abertas no início do ano, após a realização de programas como Sisu e ProUni, com inscrições previstas para janeiro e fevereiro.

No 2º semestre, a lógica é a mesma, porém as inscrições devem ocorrer em julho e agosto.

Após o período de inscrição, os estudantes devem ficar atentos à divulgação dos resultados do Fies 2019, o que ocorre após a análise do cadastro com informações sobre o perfil do aluno.

Outras datas importantes neste processo do Fies são: a divulgação do resultado, da 2ª chamada, da lista de espera e das vagas remanescentes.

O Ministério da Educação vai divulgar, em breve, o cronograma completo do Fies 2019, que poderá ser conferido no site.

Quem pode tentar o Fies em 2019?

Para que você possa ser beneficiário do Fies, precisa atender a algumas exigências. Essas exigências são estabelecidas para tentar selecionar os estudantes que mais precisam de auxílio do governo para fazer um curso de ensino superior.

Atualmente existem duas modalidades, com os seguintes requisitos:

  • Modalidade Fies: o estudante deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
  • Modalidade P-Fies: o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

Como calcular a renda familiar bruta para o Fies 2019?

Para realizar esse cálculo, faça o seguinte:

  1. Some todos os rendimentos (salários, aposentadoria, renda com aluguel etc.), sem os descontos, de todos os familiares que moram na mesma casa que você.
  2. Divida o valor que encontrou acima pelo número de membros da sua família para saber a renda por pessoa.
  3. Divida essa renda por pessoa pelo valor do salário mínimo vigente.
  4. Se o resultado for igual ou menor do que 5, você está dentro do critério de renda do Fies.

Boas faculdades em que você pode estudar pelo Fies

Aqui listamos faculdades particulares que têm parceria com o MEC e oferecem Fies. Além dessa vantagem, destacamos que as instituições de ensino que apresentamos abaixo foram selecionadas por possuírem cursos com boas avaliações e se destacam pela qualidade do ensino.

Inclusive, essas faculdades são uma boa opção mesmo se você não se enquadrar nos critérios do Fies, pois possuem outras linhas de financiamento próprias, além da possibilidade de descontos, bolsas e até mesmo o ProUni. Para saber mais, basta clicar no link.

É possível usar Fies para cursos a distância?

Infelizmente, o financiamento estudantil do MEC está previsto apenas para cursos presenciais. Mas isso não é hora de desanimar!

Saiba que existem alternativas super viáveis para você resolver essa questão.

Acontece que algumas faculdades, como a Anhanguera,  Cruzeiro do Sul (UNICSUL),  Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade de Franca (UNIFRAN) oferecem cursos EAD a preços muito mais em conta e essa pode ser uma oportunidade para você estudar.

Além disso, importante lembrar das vantagens que fazer um curso a distância pode trazer: flexibilidade, economia, autonomia… E tudo isso com o mesmo tipo de diploma dos cursos presenciais.

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda este ano

Entenda se dá para fazer ProUni e Fies ao mesmo tempo

Agora que você já está atento a algumas datas do Fies em 2019, pode colocar seus planos em prática. Já sabe qual curso vai tentar e em qual faculdade quer estudar? Compartilhe seus planos com a gente, deixe um comentário abaixo!

Compartilhar

Confira o calendário com todas as datas do Fies 2019 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário