O FIES é um dos caminhos para quem deseja ingressar no ensino superior. Saiba como funciona o programa e descubra como conseguir uma vaga remanescente do FIES 2019!
Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior encontram diversos recursos. Um deles é por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Trata-se de um financiamento estudantil oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) a todos os estudantes de baixa renda que pretendem estudar em uma faculdade particular.
Por meio do FIES, é possível financiar grande parte do valor do curso, com juros baixos e um longo prazo para pagamento. Um dos principais requisitos do programa é ter feito o Enem, pois essa é nota utilizada na seleção de candidatos.
A pontuação mínima necessária para a seleção no FIES varia de acordo com o curso desejado. Contudo, apesar da nota depender do quão concorrido é o curso, a pontuação mínima necessária para inscrição no programa é 450 pontos.
Todo o processo do FIES é feito online. Você se inscreve no programa e o sistema classifica as maiores notas e define a nota mínima necessária ― também conhecida como nota de corte.
A nota de corte é estabelecida com base na menor pontuação entre os candidatos que preenchem a quantidade de vagas disponíveis. Aqueles que ficam com notas inferiores à nota do último candidato são desclassificados do programa.
Mas, não desanime! Quem ficou de fora pode concorrer a uma das vagas remanescentes posteriormente.
O que são as vagas remanescentes do FIES?
De forma geral, as vagas remanescentes do Fies são vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular.
Isso pode acontecer por diferentes motivos, como não ter formado turma para determinado curso, ou que sobraram por conta de candidatos não conseguirem financiamento.
Também há casos de candidatos que não conseguiram reunir a documentação necessária para obter o financiamento dentro do prazo estipulado, por exemplo.
Como conseguir uma vaga remanescente do Fies
As vagas remanescentes do FIES costumam ser divulgadas alguns dias depois da divulgação da lista de espera. As datas do FIES 2019 ainda não foram divulgadas, mas, em geral, essas datas são divulgadas no mês de março, no processo seletivo do primeiro semestre, e em agosto, no do segundo. Então, fique atento aos canais oficiais do FIES!
Podem concorrer às vagas remanescentes todos os estudantes participantes do processo anterior, e também aqueles que não participaram. Basta ter tirado nota superior a 450 no Enem.
As inscrições para as vagas remanescentes de 2019 seguem o mesmo passo a passo das inscrições normais para o programa, podendo ser feitas pelo site oficial do FIES Seleção.
Datas importantes para garantir sua vaga no FIES
As datas e o cronograma do FIES de 2019 ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) ― órgão responsável pelo programa de incentivo. Por isso, fique atento à divulgação dessas datas!
O FIES costuma abrir suas inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres. O mesmo vale para o processo seletivo das vagas remanescentes. As inscrições para este processo seletivo também são feitas pela internet, por meio do site do Sistema de Seleção do FIES (FIES-Seleção).
Se você está interessado em participar do FIES, a recomendação é que fique muito atento às datas relativas ao período de inscrição, uma vez que as datas variam de acordo com o perfil do candidato.
Boas faculdades que aceitam o FIES
O estudante interessado em participar do FIES deve buscar por faculdades reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação, pois somente essas podem participar do programa.
Assim, participando do FIES, além de contar com o benefício de realizar o pagamento após a conclusão do curso, o estudante ainda tem a garantia de que optou por um curso de qualidade, que atende aos requisitos estipulados pelo MEC e cujo diploma seja válido no mercado de trabalho e também para cursos de pós-graduação e mestrado.
Confira algumas instituições cadastradas no FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo
Até o momento, esse programa de financiamento do governo não está disponível para cursos de graduação na modalidade EAD. Contudo, cursos a distância têm mensalidades com valores inferiores e bastante acessíveis.
Leia mais:
Saiba quais são os documentos necessários para fazer FIES
Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES
Agora você já sabe como fazer para concorrer a uma vaga remanescente, conta pra gente nos comentários: que curso e faculdade está buscando?
Descubra como conseguir uma vaga remanescente do Fies 2019 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário