Uma corrente mal lubrificada pode, além de danificar o conjunto de relação da moto, causar seu travamento. Podendo ser a origem de um futuro acidente. Para evitar transtornos como esse, a Motul, traz aos motociclistas quatro dicas úteis para utilização adequada do lubrificante na corrente da moto:
1- Limpar cuidadosamente sujeiras e resíduos
A limpeza de sujeiras e resíduos deve ser feita cuidadosamente e seguindo alguns procedimentos fundamentais, caso contrário, a lubrificação pode ser prejudicada. “Em correntes com retentores, o uso de solventes genéricos pode danificar o funcionamento do conjunto. Esses anéis de vedação podem sofrer avarias por conta de gasolina, diesel e querosene, por exemplo”, explica o engenheiro de Aplicação da Motul Brasil, Caio Freitas.
2- Aplicar o lubrificante certo de forma adequada
A utilização do lubrificante adequado, uniforme e abrangente em todos os elos não pode ser escassa nem excessiva. A falta de lubrificação da corrente irá contribuir para o mal funcionamento do conjunto de transmissão, de modo a reduzir sua vida útil, assim como o uso de lubrificante em excesso. “A aplicação exagerada de lubrificante pós-limpeza pode provocar o esparramamento do produto por outras partes, sujando paralamas, quadro, balança, entre outros componentes, devido à rotação da roda, podendo até contaminar os pneus e interferir em sua aderência”, informa Freitas.
3- Observar com frequência as condições da corrente
Os períodos para lubrificar a corrente de uma moto varia bastante de acordo com o modo de uso. Condições de muita contaminação por sujeira, poeira, terra, areia ou dias chuvosos aceleram a necessidade de limpeza e relubrificação. “Em geral, é preciso acompanhar o estado da corrente semanalmente, ou diariamente em casos de uso severo e fazer a reaplicação quando necessário”, alerta o engenheiro.
4- Checar regularmente o estado do conjunto de transmissão
Os componentes mais afetados com a falta de lubrificação da corrente são a coroa e o pinhão, além da própria corrente, pois os três itens formam o conjunto de transmissão final ou conjunto de relação, como é popularmente conhecido. “A falta de lubrificação contribui para o aumento das folgas, reduzindo drasticamente a vida útil de todo o conjunto”, afirma Freitas.
Para prevenir essa ocorrência é imprescindível verificar o estado das três peças, fazer a limpeza e a lubrificação apropriada, e verificar o conjunto após situações críticas, como chuvas.
The post Motul indica 4 dicas para lubrificar a corrente da moto appeared first on Revista O Mecânico.
Motul indica 4 dicas para lubrificar a corrente da moto Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário