terça-feira, 25 de abril de 2023

Quais são os principais tipos de danos aos pneus?

Quais são os principais tipos de danos aos pneus? - Foto: divulgação/Dunlop
Quais são os principais tipos de danos aos pneus? – Foto: divulgação/Dunlop

 

A fabricante Dunlop enumera os principais tipos de danos, avarias e ocorrências que atingem os pneus. Como são o único ponto de contato dos veículos com o solo, os pneus são fundamentais para a segurança de quem está dentro do carro. Por isso, prestar atenção na situação deles é primordial para evitar eventuais problemas.

Bolhas, cortes e desgastes irregulares são algumas das avarias mais comuns que aparecem nos pneus e estão ligadas a fatores externos, condições gerais das vias como buracos, sinalizadores não padronizados, objetos abandonados, entre outros. Confira abaixo os principais tipos de danos aos pneus e como evitá-los:

Bolhas laterais – são geradas por impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias. Se possível, na iminência de atingir um buraco, por exemplo, reduza o quanto puder a velocidade do veículo, e mantenha o volante reto e sem frear, reduzindo o efeito do impacto na lateral do pneu.

Rompimento da carcaça e corte lateral – é a ruptura da estrutura do pneu. A recomendação é prestar atenção aos objetos pontiagudos como pedras e/ou quando possível, evitar os buracos. Todos eles podem causar cortes.

Mantenha os pneus sempre calibrados, pois rodar com eles murchos facilita o surgimento de bolhas e cortes.

Desgaste irregular do pneu – é quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos). Deve-se atentar para a calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade.

Desgaste prematuro do pneu – caracteriza-se pelo atingimento do TWI antes da expectativa do consumidor. Acelerações e frenagens bruscas com arraste dos pneus acentuam e abreviam a vida útil do produto.

Pneu que roda murcho/vazio – baixa pressão de ar provocada por furos/cortes ou vazamento pela válvula fazem com que o pneu rode murcho e suas laterais são “lixadas”, apagando os letreiros em sua circunferência, além de apresentar várias bolhas quando inflado.

A Dunlop fabrica pneus com tecnologia TAIYO Sun System, que faz com que o pneu seja produzido mediante aplicação de finas fitas de borracha de forma automatizada, reduzindo os pontos de acúmulo de massa, distribuindo de maneira mais uniforme a borracha e eliminando as emendas no processo de fabricação do componente.

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