Avaliação completa do conjunto vai além dos amortecedores e exige atenção com outros componentes
O sistema de suspensão é formado por vários itens que atuam em conjunto para manter o contato das rodas com o solo e garantir a estabilidade do veículo. Portanto, para fazer uma avaliação completa do conjunto vai além dos amortecedores e exige atenção a peças como molas, bandejas, pivôs, buchas, barra estabilizadora, bieletas e coxins.
“É um sistema que conecta o chassi às rodas e atua constantemente. Se houver desgaste em qualquer componente, o comportamento do carro pode mudar, afetando a segurança”, explicou Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Lembrando, os amortecedores controlam os movimentos das molas. Dessa forma, quando estão com falhas, aumentam a chance de perda de aderência em curvas e frenagens. “Eles são fundamentais em curvas e manobras emergenciais, pois mantêm as rodas em contato com o solo e evitam que o carro derrape”, afirmou Leite.
As molas suportam o peso do veículo e absorvem os impactos da via. Devem ser compatíveis com o modelo do carro. “Além disso, elas são importantes não só para manter a altura adequada do carro, mas também para preservar outros componentes”, completou.
A bandeja conecta o chassi às rodas e controla o movimento vertical e lateral. Folgas nessa peça comprometem a dirigibilidade. Já a barra estabilizadora atua em curvas, reduzindo a inclinação da carroceria. “Com relação à barra estabilizadora, é importante lembrar sobre o estado de buchas e bieletas, pois contribuem para uma direção mais segura”, disse o especialista. Durante a inspeção, o mecânico deve verificar todos os componentes da suspensão. A substituição de uma peça isolada pode não resolver o problema se houver desgaste nos demais itens do sistema.
The post Suspensão: como identificar falhas nos componentes além dos amortecedores appeared first on Revista O Mecânico.
Suspensão: como identificar falhas nos componentes além dos amortecedores Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário