Falhas no conjunto limitam o torque e potência do motor até serem sanadas
O sistema SCR (Selective Catalytic Reduction – Redução Catalítica Seletiva) serve para controle de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em motores a diesel, utilizando o Arla 32 para transformar os NOx em nitrogênio e vapor d’água, reduzindo as emissões. Assim, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas e como diagnosticar o sistema SCR.
Um dos principais sinais de problemas no sistema SCR é o acendimento da luz de advertência do sistema de emissões do motor, indicando alguma anormalidade no conjunto. Nesse caso, é comum haver ainda a redução de torque ou limitação de velocidade do veículo.
Outro sinal que deriva de defeitos no sistema SCR é um odor de amônia próximo ao escapamento, indicando um possível vazamento no reservatório ou linha de alimentação de Arla 32.
No diagnóstico, a primeira etapa é fazer a leitura dos códigos de falha com um scanner, pois na maioria dos casos é possível achar problemas de maneira mais precisa, como a ausência de injeção de Arla 32, um aquecedor do tanque inoperante, entupimento do catalisador SCR ou falha no sensor de NOx, por exemplo.
Depois, uma etapa fundamental é inspecionar os componentes do sistema SCR, incluindo o reservatório de Arla 32, onde deve ser usado fluido dentro do prazo de validade, pois contaminações ou degradação do fluido são causas de filtros entupidos ou linhas obstruídas.
Outro ponto de análise são os sensores de temperatura e sensores de NOx instalados antes e depois do catalisador, visto que eles fornecem os dados necessários para que a central eletrônica calcule a quantidade ideal de Arla 32 a ser injetada. Também, uma contrapressão excessiva no escapamento ou leitura incorreta dos sensores de NOx pode indicar saturação do catalisador SCR.
Por fim, após a manutenção do conjunto SCR ou troca de componentes, é fundamental realizar a adaptação do sistema e apagar os códigos de falha na ECU, para que o motor volte ao funcionamento normal.
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