segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Onix recebe nova correia com maior resistência química ao óleo ruim: entenda

Composição química foi aprimorada para aumentar a resistência à acidez e à contaminação provocada por resíduos de lubrificantes vencidos

 

 

A correia banhada a óleo do motor 1.0 turbo do Chevrolet Onix passou por atualização técnica, assim como o modelo que passou por atualizações visuais e de equipamentos. De acordo com a GM, o componente ganhou uma nova composição química foi aprimorada para aumentar a resistência à acidez e à contaminação provocada por resíduos de lubrificantes vencidos. Lembrando, a Revista O Mecânico já fez o passo a passo completo da correia banhada em óleo do Onix, trazendo um vasto conteúdo técnico sobre esse tema, como as ferramentas corretas e qual lubrificante utilizar nesse motor.

É importante dizer que esse componente, que une características da correia dentada a seco e da corrente de comando, tem como objetivos reduzir atrito, diminuir ruído e garantir maior durabilidade do sistema de comando de válvulas.

Todavia, nos últimos anos, levantamentos indicam um aumento significativo na presença de óleos lubrificantes que não atendem às especificações recomendadas pela fabricante, seja por adulteração, falsificação ou uso de produtos fora das normas técnicas indicadas. Essas condições podem acelerar o desgaste e comprometer o desempenho da correia banhada a óleo, além de outros componentes do motor.

 

 

Desta forma, para enfrentar essa realidade, a engenharia da General Motors desenvolveu uma nova geração da correia, que teve a composição química aprimorada para aumentar a resistência à acidez e à contaminação provocada por resíduos de lubrificantes vencidos ou não conformes, neste caso adulterados. Mesmo com essa atualização, a marca mantém o intervalo de troca preventiva em 240 mil quilômetros, conforme estabelecido no manual do veículo.

Quanto ao lubrificante recomendado, a Chevrolet orienta o uso exclusivo do óleo sintético 0W-20 com especificação Dexos1 Gen 2, conforme indicado no manual do Onix 1.0 turbo. Essa especificação atende aos requisitos de desempenho e compatibilidade com os materiais do motor, garantindo proteção e funcionamento adequado da correia banhada a óleo e demais componentes.

 

 

Além disso, a GM reforça que a manutenção correta, incluindo a utilização do lubrificante especificado e a substituição preventiva da correia, é fundamental para garantir a durabilidade e o desempenho do motor ao longo do uso cotidiano.

Em comunicado oficial, a GM declarou: “A nova geração da correia banhada a óleo foi desenvolvida para aumentar a resistência aos agentes químicos presentes em óleos fora das especificações, garantindo maior durabilidade e confiabilidade para os veículos Onix. Recomendamos sempre a utilização do óleo conforme especificado no manual do proprietário e a realização da manutenção preventiva dentro dos prazos estabelecidos.”

 

The post Onix recebe nova correia com maior resistência química ao óleo ruim: entenda appeared first on Revista O Mecânico.


Onix recebe nova correia com maior resistência química ao óleo ruim: entenda Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário