Componentes permitem o correto ajuste de parâmetros pela ECU
Para que a ECU possa calcular o tempo de injeção e o ponto de ignição é preciso que haja a informação da fase e da rotação do motor. Dessa forma, para ajudar na análise do funcionamento dos sensores que fornecem esses dados, a revista O Mecânico mostra o diagnóstico desses componentes para o motor 1.6 EC5JP4.
Esse motor, desenvolvido pelo antigo grupo PSA, chegou a desenvolver 122 cv e torque de 16,4 kgfm, números no etanol. Com quatro cilindros e 16 válvulas, o propulsor equipou modelos como Peugeot 208, 2008, Citroen C3 e C4, além de outros.
Para iniciar o diagnóstico do sensor de fase, o primeiro passo será medir a tensão do pino 1 do componente com o motor em marcha lenta e aquecido, que deverá estar entre 0 e 5 V. Depois, é possível analisar os pinos de conexão do componente à ECU.
Já para o sensor de rotação, o valor de tensão nos pinos 1 e 2 deve ficar acima de 2,5 V, também na condição de motor em marcha lenta e aquecido. Além disso, é fundamental verificar também a conexão do componente na ECU do veículo testado.
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