sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Nakata dá dicas para realizar o diagnóstico do sistema de suspensão

A Nakata salienta alguns pontos que o mecânico deve estar atento assim que o carro chegar na oficina com problema no sistema de suspensão. José Tavares, técnico da empresa, comenta que o primeiro passo é ouvir as explicações do cliente sobre o problema que ele tem sentido ao dirigir, depois também recomenda dar uma volta com carro como passageiro, deixando o motorista mostrar na prática o que está acontecendo e em que situação ocorre o ruído.
Outro ponto importante é verificar a quilometragem do veículo, identificando assim as condições do sistema de suspensão. “Normalmente, um veículo com mais 70 mil km rodados apresenta mais desgastes em peças do que quando tem 20 mil km e isso deve ser levado em conta”, completa Tavares. Realizadas estas análises, com o veículo já no elevador, o mecânico deve checar todos os itens de suspensão além de se certificar se há folgas nas peças e desgaste irregular nos pneus.
No caso de amortecedores, o técnico recomenda efetuar a troca aos pares para não causar desequilíbrio no veículo, pois o lado novo terá mais carga do que o usado. Itens como batentes ressecam com o tempo e podem provocar danos na peça nova, por isso, precisam ser trocados junto com os amortecedores, completa.
Ao final, o profissional não pode se esquecer de retirar a etiqueta da caixa do produto novo, colocá-la no certificado de garantia e dar para o cliente guardar. “Caso haja algum problema com a peça futuramente, esse é o documento de identificação e garantia para o consumidor”, informa. Ao efetuar a troca de peças de suspensão, Tavares lembra que o alinhamento deve ser feito.


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