Saiba como efetuar a troca completa dos componentes do sedã japonês mais vendido entre os médios
texto Vitor Lima fotos Lucas Porto & autor
Um veículo é composto por diferentes sistemas que, juntos, permitem o correto funcionamento do conjunto. Ao se tratar do sistema de segurança de um veículo, existem fatores que podem ser abordados como o próprio chassi e até os airbags que estão presentes na maioria dos carros que circulam pelo país. Porém, um dos sistemas que garantem a segurança dos condutores e passageiros, além de proporcionar conforto aos ocupantes do veículo, é o sistema de suspensão.
Fazem parte da suspensão: bandejas, molas, barra estabilizadora, bieleta, entre outros. Porém, dentro dos elementos do conjunto, o amortecedor é fundamental para manter o contato dos pneus com o solo e para controlar as amplitudes de oscilações de todo o conjunto.
Manter os amortecedores em perfeitas condições de funcionamento garantem a segurança com o veículo em situações de rodagem. As inspeções podem ser feitas de forma visual, analisando a existência de riscos na haste do amortecedor, vazamento de óleo ou amassamentos no tubo. Outros sintomas que podem indicar ineficiência é o desgaste desigual das bandas de rodagem dos pneus ou ruídos apresentados na suspensão.
No manual do proprietário, a Toyota recomenda a inspeções dos componentes da suspensão a cada 10 mil km, quando a utilização é em condições normais. Já as juntas esféricas da suspensão e as coifas devem ser inspecionadas a cada 20 mil km. Quando há uso severo do veículo, o prazo de inspeção deve cair pela metade do tempo e quilometragem.
A suspensão traseira do Toyota Corolla de 12ª geração, possui sistema multilink. Esse sistema possui maior quantidade de braços de suspensão, o que gera maior conforto e menos esforços aos componentes da suspensão. Nesta reportagem, a troca dos amortecedores foi efetuada na suspensão dianteira e traseira. O veículo possuía baixa quilometragem, e o procedimento de substituição realizado por Alexandre Parise, Coordenador Técnico da KYB do Brasil, foi a título de demonstração.
DESMONTAGEM DO AMORTECEDOR DIANTEIRO
1) Para ter acesso as fixações superiores do amortecedor dianteiro do Corolla, é necessário retirar a proteção plástica que fica conectada ao para-brisa do veículo. Inicie removendo as capas com auxílio de uma chave de fenda e em seguida, use uma com soquete 14 mm para retirar os parafusos dos limpadores. Faça a remoção do limpador.
2) Retire as duas capas plásticas que ficam próximas ao vidro e solte as quatro travas que prendem a proteção plástica, para ambos, utilize uma chave de fenda para auxiliar.
3) Retire a proteção plástica com cuidado, pois existem travas abaixo do vidro dianteiro que prendem a proteção. Para facilitar no processo, e evitar qualquer tipo de dano aos componentes, pode-se utilizar um lubrificante em spray.
4) Com uma chave estriada 14 mm, quebre o torque dos 3 parafusos que fixam o coxim superior, mas não remova por completo.
5) Use uma chave estriada 14 mm para remover o parafuso que suporte de fixação do flexível de freio.
Obs: Não esqueça de abrir a trava que prende o cabo do sensor do ABS para deixá-lo livre.
6) A bieleta possui uma porca para fixação superior, utilize uma chave estriada 17 mm e uma chave allen 6 mm para soltar a fixação.
7) Para soltar os parafusos que prendem a manga de eixo as fixações inferiores do amortecedor, utilize uma chave combinada 22 mm para segurar o parafuso e nesse caso, você pode usar uma ferramenta pneumática para soltura da porca. “Como não é um ponto de articulação, você pode utilizar a ferramenta pneumática para soltura da fixação inferior. Pois, não irá interferir no funcionamento do componente e nem alterar o seu funcionamento”, explica Alexandre Parise.
8) Utilize um cavalete ou algum componente para apoiar a manga de eixo e evitar que seja gerada tensão no semieixo. “Para que ele não fique pendurado, gerando tensão no semieixo, iremos apoiar a manga de eixo. Esse veículo utiliza trizetas, então não podemos deixar gerar algum tipo de tensão sobre o semieixo. Vamos utilizar uma corrente para apoiar a manga de eixo e evitar esse problema”, informa Parise.
9) Após, segure a torre do amortecedor e remova as fixações superiores do coxim. Retire o amortecedor do veículo, tomando cuidado com o cabo do freio ABS e o flexível de freio.
NA BANCADA
10) Antes de prender a torre do amortecedor em suporte de bancada, faça a remoção da trava que prende a o cabo do sensor ABS no amortecedor
11) Com o amortecedor preso ao suporte de bancada, faça uma análise geral do componente. Verifique se há alguma irregularidade com o coxim superior, se a coifa apresenta algum tipo de rasgo. Observe se há alguma rachadura nos elos da mola helicoidal.
12) Use um compressor de molas para reter a tensão da mola helicoidal
13) Remova a capa que protege o conjunto e retire o parafuso que prende a haste do amortecedor ao coxim superior. Utilize um cabo de força para evitar a movimentação do coxim superior e quebre o torque da porca com auxílio de um soquete de 19 mm. Por causa do sistema de haste com chanfro, o coxim superior realiza o próprio travamento com a haste, não havendo necessidade da utilização de uma chave allen para travar a haste.
14) Retire o espaçador que fica localizado abaixo da porca.
15) Faça a remoção dos demais componentes, iniciando pelo coxim (15a). Retire a coifa e o rolamento do amortecedor que são presos um ao outro por linguetas (15b). Remova o batente, a mola e o isolador de mola inferior que fica no prato inferior do amortecedor (15c).
Obs: Faça análise de todos os componentes. O isolador de mola inferior apresentou grande quantidade de impurezas, porém, nenhum sinal de desgaste que fosse necessária sua substituição.
16) Coloque o novo amortecedor no suporte de bancada, monte o calço de mola no prato inferior do amortecedor e inicie o processo de escorvamento da haste do amortecedor. Esse processo deve ser efetuado por 3 vezes contínuas. “Esse processo é necessário para garantir que o tubo de pressão esteja totalmente preenchido com óleo”.
Obs: Após o escorvamento, mantenha o amortecedor na vertical até a montagem do componente no veículo para evitar a perda de carga do tubo interno.
17) Após o escorvamento, note a face chanfrada da haste do amortecedor. Assim, permitindo apenas uma posição de montagem com o coxim superior. Efetue a instalação dos componentes na torre do amortecedor em processo inverso da desmontagem.
18) Após a instalação dos componentes, com o amortecedor ainda em bancada, utilize um torquímetro para aplicar o torque de 60 Nm na porca da haste.
19) Faça a soltura das molas e verifique que a lingueta do coxim deve estar alinhada com a fixação inferior do amortecedor.
MONTAGEM DO AMORTECEDOR
20) Inicie a instalação do amortecedor no veículo. Efetue o processo inverso da desmontagem com alguns pontos importantes.
21) Aplique o torque de 120 Nm nos dois parafusos que prendem o amortecedor à manga de eixo.
22) Prenda a fixação superior da bieleta na torre do amortecedor, e aplique o torque de 60 Nm no parafuso da bieleta.
23) Após a instalação, coloque a roda e apoie o veículo no solo. Com o veículo apoiado, aplique o torque de 40 Nm nas fixações superiores que prendem o amortecedor com a carroceria.
Obs: Faça o mesmo procedimento do outro lado do veículo e não se esqueça da montagem da proteção plástica que fica abaixo do vidro frontal, e a instalação das palhetas do limpador do para-brisa.
24) Aplique o torque de 120 Nm nos parafusos das rodas.
REMOÇÃO DO AMORTECEDOR TRASEIRO
25) Com a roda traseira já retirada e o veículo levantado no elevador, utilize um soquete 22 mm para retirar a porca da fixação inferior do amortecedor.
26) Apoie um dos braços da suspensão traseira (26a) e com auxílio de uma chave estriada 12 mm, retire o parafuso que fixa o suporte do flexível de freio no conjunto (26b). Após, use um soquete 17 mm para retirar os dois parafusos da fixação superior do amortecedor.
27) Para soltar o parafuso prisioneiro que fixa o braço intermediário, utilize uma chave combinada 14 mm para segurar o parafuso e uma chave combinada 17 mm para soltar a porca (27a). Remova o parafuso (27b).
28) Sem retirar o apoio da suspensão traseira, retire o amortecedor do prisioneiro que faz a fixação inferior (28a). Remova o amortecedor por completo do veículo (28b) e leve-o a bancada.
AMORTECEDOR TRASEIRO NA BANCADA
29) Com o amortecedor traseiro preso no suporte de bancada, retire a proteção superior (29a) e utilize uma chave allen 6 para travar a haste do amortecedor e uma chave 17 mm para retirar a porca que prende o conjunto (29b).
Obs: O veículo possuía baixa quilometragem e a substituição dos amortecedores foi realizada em caráter ilustrativo. Dessa maneira, o coxim do amortecedor traseiro que já possui coifa e batente em um só componente, foi reaproveitado. O coordenador técnico da KYB alerta que, em condições que o amortecedor chegou ao seu período de troca, é recomendado a substituição do batente e da coifa.
30) Posicione o novo amortecedor no suporte de bancada e efetue o processo de escorvamento. Faça o processo de 3 a 4 vezes.
31) Faça o processo inverso da desmontagem com o amortecedor traseiro e leve-o para instalação no veículo.
32) Inicie a instalação do amortecedor pela fixação inferior. Tome cuidado para não danificar o olhal do componente. Faça o encosto da arruela e a porca de fixação, o aperto final será efetuado posteriormente.
33) Posicione e encoste os parafusos da fixação superior do amortecedor.
34) Utilize o parafuso prisioneiro para fixar o braço intermediário. Não faça o aperto final da porca, apenas o encosto.
35) Use um soquete 17 mm e com o torquímetro, aplique o torque de 60 Nm nos dois parafusos da fixação superior do amortecedor. Utilize o mesmo soquete e torque de 60 Nm para a porca de fixação do braço intermediário.
36) Para a porca da fixação inferior do amortecedor, utilize um soquete 22 mm e aplique torque de 120 Nm.
37) Não esqueça de instalar o suporte do flexível de freio que fica preso no conjunto.
38) Após retirar o apoio de sustentação do eixo traseiro, instale a roda. Com o veículo no solo, aplique o torque de 120 Nm nos parafusos das rodas.
Obs: Finalizando o procedimento, verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas.
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