Os pneus são componentes de extrema importância para o desempenho, performance e principalmente segurança de um veículo, considerando que é o único componente do veículo que toca o solo. Portanto, os condutores devem estar sempre atentos para evitar imprevistos relacionados a perfurações nesses componentes. A Dunlop oferece dicas para lidar com essa situação e garantir a segurança nas estradas.
O vazamento de ar causado por objeto perfurocortante geralmente ocorre de forma gradual e, em alguns casos, só é percebido de um dia para o outro. Porém, caso a perda da pressão de ar seja repentina, os motoristas podem enfrentar dificuldades para manter a direção do veículo ou mesmo sentir trepidações.
A primeira ação é diminuir a velocidade e manter o controle da direção até encontrar um local seguro para parar o veículo. Sinalize corretamente a área onde o carro está parado e, se necessário, solicite ajuda para realizar a substituição do pneu pelo estepe.
Antes de reparar um pneu furado, é importante observar se ele apresenta algum dos seguintes aspectos, como:
- Profundidade de sulco da rodagem igual ou menor que 1,6 mm;
- Danos causados por rodagem com pressão de ar insuficiente;
- Degradação do pneu devido à ação de produtos químicos;
- Danos no ombro, lateral ou talão;
- Reparo anterior em desacordo com a norma;
- Separação entre camadas de borracha e cintas na região da banda de rodagem.
É importante destacar que, em caso de qualquer dano em pneus pertencentes à categoria Run Flat e Extended Mobility Tire (EMT, sigla em inglês para Pneu de Mobilidade Estendida), um técnico capacitado deve examinar e avaliar as condições do produto. Somente após essa análise, será possível determinar se o pneu atende a todos os critérios para ser reparado.
A Dunlop reforça a importância de verificar regularmente a condição dos pneus e realizar a manutenção adequada, priorizando a segurança e o conforto ao dirigir.
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