Ao chegar na temperatura de 90 graus a pressão saiu de 4 bar para 0,4 bar
O Mecânico Responde está de volta e uma das perguntas enviadas para nossa redação foi a do Rafael Nunes Santos, que tem um Ford Ka 1.5 Sigma com problema de pressão baixa do óleo. Segundo Nunes, o modelo teve problema com calço hidráulico e ele comprou um novo motor da Ford, pois era mais vantajoso do que fazer uma retifica.
Pois bem, o mecânico fez a instalação do novo motor, mas durante o teste de pressão do óleo estava a 4 bar com motor frio durante a partida. Contudo, ao chegar na temperatura de 90 graus essa pressão baixou para 0,4 bar e se manteve nesse nível. O questionamento do Nunes é sobre o que pode ter acontecido para um motor que é totalmente novo ficar com uma pressão de óleo tão baixa durante o funcionamento na temperatura quente de trabalho do propulsor? Claro, para respondê-lo contamos com a ajuda do Consultor Técnico e, também, professor Fernando Landulfo.
“Rafael, qual é o lubrificante que foi abastecido o cárter do motor? É o que tem o selo de lubrificante original da montadora? Lubrificantes que não tem o selo de aprovação da montadora podem ter o índice de viscosidade mais baixo, lembrando que índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade em função do aumento da temperatura. Consequência a temperatura sobe a viscosidade desce a pressão do óleo cai junto. Agora, se o lubrificante tiver o selo da montadora é bom verificar os valores limites de pressão de óleo desse motor. Pode ser que nada de errado esteja acontecendo”, analisou Landulfo.
The post Ford Ka 1.5 com pressão baixa de óleo em motor novo? Veja o que pode ser appeared first on Revista O Mecânico.
Ford Ka 1.5 com pressão baixa de óleo em motor novo? Veja o que pode ser Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário