terça-feira, 21 de maio de 2024

BIO-Hybrid: conheça as plataformas híbridas da Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep

Grupo Stellantis, que é dona dessas marcas, investirá R$ 30 bilhões para fabricar veículos eletrificados no Brasil

A Stellantis, que é dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram, anunciou um investimento de R$ 30 bilhões no Brasil para produzir carros híbridos. Com isso, os modelos da Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep podem ter ao menos uma versão eletrificada no futuro utilizando a plataforma BIO-Hybrid. Inclusive, o grupo anunciou que irá produzir e vender um carro híbrido ainda neste ano no mercado nacional. Todavia, não informou onde será produzido e qual modelo receberá a nova plataforma.

Apesar de ainda ter muitos mistérios em relação às novidades híbridas, já é possível dizer como irão funcionar os sistemas híbridos, que serão compartilhados pelas marcas do grupo. Dito isso, a Revista O Mecânico traz o que sabe sobre essa nova plataforma BIO-Hybrid.

BIO-Hybrid

A plataforma BIO-Hybrid conta com um novo dispositivo elétrico multifuncional para substituir o alternador e, também, o motor de partida. Desta maneira, esse equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional para o motor térmico e carregar uma bateria adicional de lítio-íon de 12 Volts. Essa plataforma deve equipar os modelos de entrada da Fiat, Peugeot e Citroën, por exemplo, mas de acordo com a Stellantis, a utilização da plataforma híbrida em um veículo irá depender da demanda do mercado.

BIO-Hybrid e-DCT

Diferente da BIO-Hybrid pura, a BIO-Hybrid e-DCT conta com dois motores elétricos, sendo que um substitui o alternador e o motor de partida e a outra máquina elétrica está acoplada na transmissão. Essa plataforma deve ser usada em carros de maior valor agregado e com um porte maior como os modelos da Jeep. Claro, o uso da plataforma irá depender da demanda do mercado.

BIO-Hybrid Plug-in

Já a BIO-Hybrid Plug-in traz uma bateria de lítio-íon de 380 Volts, que pode ser recarregada por meio de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo e, também, por uma fonte de alimentação externa elétrica, popularmente conhecida como tomada 220V ou WallBox com diversas potências. Essa plataforma irá permitir que o veículo ande apenas no modo elétrico, conferindo uma autonomia para rodar 100% elétrico, assim como acontece com o sistema 4XE do Jeep Compass, por exemplo. Esse sistema pode ser utilizado em carros topo de linha como o próprio Compass e, também, Commander.

BEV 100% elétrico

Por fim, a Stellantis também terá uma versão 100% elétrica produzida no Brasil, mas de acordo com a marca isso deve ficar para o futuro. A plataforma BEV terá um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria de 400 Volts. Contudo, ainda não é possível saber qual veículo utilizará esse sistema.

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