A comunicação interna é uma maneira eficiente para aumentar a produtividade de uma empresa sem ter novos custos! Quer saber como? Confira tudo neste conteúdo!
Por melhores que sejam o rendimento e produtividade de uma empresa sempre se pensa em estratégias a fim de otimizar a jornada de trabalho.
É comum ver organizações que apostam em gestão, na horizontalidade, flexibilidade e diversas outras formas de estimular os colaboradores.
Porém, há um recurso que pode ser utilizado sem grandes movimentações financeiras, metodologias, ou ferramentas complexas: a comunicação interna!
A comunicação interna é uma estratégia que tem como intuito engajar os colaboradores de uma empresa e mantê-los alinhados e informados sobre metas, objetivos, propostas e demais assuntos relacionados ao ambiente de trabalho.
Algumas das pautas abordadas são: estratégias, administrativo, projetos, eventos, dentre outros.
Essa maneira de se relacionar com os colaboradores traz grandes resultados a uma empresa, pois eles se sentem motivados e importantes! O reflexo disso tudo? Bom, mais produtividade, entrega e compromisso para com a empresa!
Sem mais delongas, continue a leitura deste conteúdo e descubra 5 passos para implementar uma comunicação interna de sucesso e aumentar a produtividade da sua empresa!
1 – Tenha uma boa rede privada
O cenário corporativo passou por grandes mudanças nos últimos anos e hoje praticamente tudo é feito por meio de softwares!
Em relação à comunicação interna, a rede privada deve ser usada por todos da empresa com o intuito de armazenar informações que sejam relevantes para todos (como as já citadas).
Com uma rede privada bem estruturada, gestores e colaboradores têm acesso seguro ao sistema interno e não precisam buscar ou compartilhar informações on-line, o que é ótimo para a segurança da empresa.
2 – Crie uma newsletter
“Ah, mas isso é coisa de empresa grande, multimilionária.” Negativo.
É claro que uma microempresa não tem a necessidade de comunicar em massa sobre os assuntos internos, mas ainda assim a informação precisa circular de alguma forma.
Por exemplo, se uma empresa começou a oferecer planos odontológicos e deseja engajar os colaboradores a aderir ao plano, pode utilizar a newsletter para falar sobre coberturas e tratamentos, da importância de ir ao dentista para verificar se há a necessidade de uma extração de dente ou um tratamento de canal.
Então, use o serviço de automação de e-mail ou compartilhe a newsletter por meio da rede privada da empresa. Os benefícios são:
- Colaboradores informados;
- Engajamento;
- Melhor relacionamento interno;
- Otimização de resultados.
3 – Use o e-mail
Geralmente os e-mails corporativos sempre são lidos pelos colaboradores, então esse canal pode ser muito bem utilizado para a comunicação interna.
O ideal é utilizar plataformas de automação de e-mail e criar fluxos para que os colaboradores recebam as informações no timing mais apropriado.
É possível aproveitar esse meio de comunicação para avisar sobre reuniões, datas importantes, comunicados, dentre outros assuntos.
Os e-mails transmitem seriedade e seus disparos podem impactar positivamente na rotina dos colaboradores da empresa.
4 – Abra canais de feedback
Se o objetivo é aumentar a produtividade por meio da comunicação interna, esqueça a lógica do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Pessoas com medo não pensam e não se motivam, apenas executam tarefas.
Portanto, caixas de sugestões a fim de ouvir opiniões diferentes são sempre bem-vindas!
Fortaleça a cultura do feedback dentro da empresa, estimule opiniões sobre o ambiente, trabalho, propostas, diretora e liderança.
Essa troca de informações é fundamental para um negócio se manter em crescimento e trabalhar os pontos fracos ao mesmo tempo em que mantém suas potências.
Ainda no exemplo de empresas que oferecem planos médicos e odontológicos, esses canais podem ser excelentes para entender a experiência em relação às expectativas de utilização.
Se um colaborador aderiu ao plano odontológico e não pôde aproveitar porque não cumpriu sua necessidade de um aparelho ortodôntico ou de um clareamento dental, através do feedback a empresa poderá criar uma solução ou orientação para que ele se sinta contemplado.
Pessoas que se sentem importantes e livres no ambiente de trabalho são aquelas que mais produzem.
5 – Crie guias para novos colaboradores
Quando você compra algo e não sabe montar a primeira atitude é recorrer ao manual, mas e quando alguém chega em um novo ambiente?
Pois bem, compartilhar guias com normas, hábitos e a cultura da empresa faz com o que o novo colaborador vai se encaixando no local e perceba como as coisas funcionam.
Essa integração é fundamental para que o colaborador se sinta parte do ambiente e entre já motivado, por isso é necessário sempre alinhar expectativas.
A comunicação interna é uma estratégia poderosa para uma empresa, afinal, seu foco é no bem-estar profissional do colaborador. Essa é a lógica das maiores organizações do mundo e os 5 passos apresentados neste conteúdo são um ótimo começo.
Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal
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