A produção de conteúdo é uma das principais maneiras utilizadas por quem quer garantir uma boa visibilidade na internet e atrair mais pessoas interessadas em adquirir ou conhecer um produto ou serviço.
Ela faz parte da estratégia de Marketing de Conteúdo, que ajuda a gerar mais reconhecimento e autoridade sobre a sua marca, melhorando resultados com custos menores.
Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo precisa contar com uma ótima produção de conteúdo. Quer saber mais sobre isso e como aplicar no seu negócio? Confira este post!
O que é a produção de conteúdo?
A produção de conteúdo, como já dissemos anteriormente, é uma estratégia muito usada para garantir boa visibilidade online. Ela consiste na produção de diversos materiais, sejam eles posts em blogs, ebooks, webinares ou outros, a fim de atrair a atenção de prováveis consumidores e gerar autoridade.
Assim, os conteúdos produzidos serão sempre relacionados ao nicho de atuação da sua empresa e também funcionarão como uma forma de publicidade para o seu público-alvo, demonstrando a competência do seu negócio para lidar com problemas e soluções pertinentes.
Por que investir na produção de conteúdo?
Talvez você ainda tenha dúvidas sobre a real serventia da produção de conteúdo. Afinal, realmente vale a pena investir nela? A resposta para essa pergunta é sim, vale muito a pena!
A médio e longo prazo, a produção de conteúdo pode significar melhora no brand awareness, isto é, no reconhecimento da sua marca frente aos consumidores, aumentando as vendas e reduzindo seu ROI.
Além disso, a produção de conteúdo gera ainda mais valor para a sua marca, e o consumidor passar a ver sua empresa como realmente preocupada em oferecer soluções para os problemas dele.
Quais os tipos de conteúdo possíveis de serem produzidos?
Quando você pensa em produção de conteúdo, o primeiro item que vem à sua mente é a criação de blog posts, certo? Saiba que existem vários formatos possíveis de serem utilizados para a atração de novos interessados nos seus produtos e serviços!
O ebook é um formato de conteúdo bastante conhecido por trazer, em profundidade, um determinado assunto ou tema em um livro digital. Normalmente, ele é oferecido através de uma Landing Page, em que os usuários fornecem seus nomes e e-mails em troca do download do conteúdo.
Os infográficos são outra forma de conteúdo muito útil para apresentar dados e estatísticas com a ajuda de imagens e gráficos explicativos, facilitando a leitura do conteúdo.
Já os webinares são conteúdos apresentados em vídeo e podem corresponder, por exemplo, a um bom artigo de blog. Alguns usuários podem preferir consumir certos conteúdos através do vídeo, e os webinares são uma ótima forma de atingir esse público.
Deu para entender como é possível produzir todo tipo de conteúdo para a internet e atrair a atenção do seu público-alvo, não é? Se você ainda quer saber mais sobre como produzir conteúdo de qualidade, continue lendo este post e saiba mais!
8 dicas para produzir conteúdo de qualidade
Se você quer fazer uma produção de conteúdo de qualidade para o seu negócio, é importante seguir algumas regras.
Para ajudar você nessa, selecionamos as dicas mais relevantes na hora de colocar a mão na massa. Confira!
1. Entenda sua persona
Na hora de pensar em temas e conteúdos para o público-alvo da sua empresa, é fundamental traçar a persona da sua marca. Saiba com quem você está falando, quais são as suas dúvidas e anseios, e entenda de que maneira você pode ajudar a sanar os problemas dela.
De acordo com as informações coletadas, você pode gerar novos materiais que atendam a essas dúvidas e problemas, garantindo que o público se identifique e enxergue sua marca como uma autoridade no assunto.
2. Selecione as melhores palavras-chave
Depois de encontrar o tema ideal a ser desenvolvido no seu novo material, analise as palavras-chave utilizadas. Para isso, é importante entender de que maneira o seu público faz buscas na internet.
Se seu público-alvo for mais velho, por exemplo, dificilmente serão usadas gírias e palavras modernas na busca dele. Um público mais jovem também não usará muitas palavras formais em uma busca rotineira. Fique de olho e experimente a palavra-chave de diversas maneiras no Google para entender como as buscas são realizadas e que tipo de informações os usuários buscam.
3. Utilize técnicas de SEO
Você sabe o que é SEO? Basicamente, são técnicas que otimizam o conteúdo para que ele tenha um melhor posicionamento dentro dos mecanismos de busca, como o Google.
São elas que vão garantir que você ranqueie bem para as palavras-chave desejadas em buscas orgânicas dentro desses mecanismos. As vantagens são que, cada vez menos, você verá necessidade em investir em links pagos para divulgar conteúdo e ainda vai criar autoridade no seu nicho.
4. Fique de olho no algoritmo do Google
O que isso tem a ver com produção de conteúdo? Tudo! O algoritmo do Google é quem define quais conteúdos serão vistos nas primeiras páginas e quais serão os menos relevantes.
Com certa frequência, o Google realiza melhorias no seu algoritmo através da inteligência artificial e do machine learning para que os conteúdos realmente úteis ganhem mais destaque nas buscas. Por isso, é possível que algumas mudanças no algoritmo peçam por alterações no seu conteúdo para que ele continue se saindo bem nas buscas.
5. Capriche no CTA
Todo conteúdo deve contar com bons CTAs para que os usuários continuem em contato com a sua marca. Esse CTA pode ser a chamada para conhecer outros conteúdos, para fazer comentários e compartilhar nas redes sociais ou mesmo para conhecer o seu produto ou serviço.
Um conteúdo sem CTA é um conteúdo sem objetivo, por isso, não se esqueça nunca de caprichar e fazer um CTA bastante atraente.
6. Defina uma frequência de postagens
Garantir melhor ranqueamento no Google e leitores que retornam sempre ao seu blog ou site para mais conteúdos tem um grande ponto em comum: a frequência com que você posta.
Postar frequentemente faz com que os leitores saibam que seu site ou blog está em constante atualização, fazendo-os voltarem para receber mais informações sempre que possível. O Google também vê com bons olhos um site sempre atualizado, entendendo que aqueles conteúdos são recentes e conta com informações atuais para os usuários.
7. Invista em diferentes formatos
É melhor investir em e-books ou blog posts? Infográficos ou webinares? Provavelmente, você já sabe que depende muito do tipo de conteúdo que você quer mostrar ao seu público.
Por isso, investir em diversos formatos, que oferecem conteúdos de maneiras diferentes, pode ser interessante para os usuários. Pense sempre em qual é o formato mais adequado para o conteúdo ou tema e não tenha medo de inovar. Os formatos são vários e você pode garantir proximidade com o público utilizando os mais diversos tipos de conteúdo.
8. Fique de olho nas métricas
Essa é a dica de ouro! Não importa se você acha que seu conteúdo é bonito e bem desenvolvido, se a performance dele com o público não vai bem, pode ser que ele não funcione e você precise revisar a maneira como ele é apresentando ou mesmo o conteúdo em si.
As métricas são a parte mais importante da produção de conteúdo, pois serão elas que guiarão seu negócio para produzir mais conteúdos relevantes, os melhores formatos e as melhores técnicas para ranqueamento nos mecanismos de busca.
Por fim, é possível entender o quanto a produção de conteúdo pode ser benéfica para a visibilidade online do seu negócio. Ela possibilita uma presença ainda mais forte da sua marca no ambiente digital e ainda garante que os consumidores se aproximem mais do seu negócio.
A oferta de materiais de qualidade acaba atraindo uma série de vantagens e benefícios para as empresas, que podem ver seus resultados se tornarem cada vez melhores e mais eficientes.
E aí, sua empresa já começou a fazer?
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