Trazendo vantagens na produtividade, agilidade e segurança, a Indústria 4.0 está definindo novos modos de se produzir com eficiência e qualidade no setor alimentício e promete mudar nossa indústria para melhor.
Muito se ouve falar sobre a Indústria 4.0. Conhecida também como a 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 utiliza a informática e a internet para melhorar a produção em diferentes aspectos, seja garantindo a qualidade dos produtos, reduzindo desperdícios ou agilizando processos.
Mas como isso é possível? Como se aplica ao setor alimentício? E o que esperar para o Brasil?
Tudo isso você vai descobrir agora mesmo!
O que é a Indústria 4.0?
A indústria 4.0 é caracterizada pela utilização de certas tecnologias para aumentar a produtividade, versatilidade e o padrão de qualidade da linha de produção. Essas tecnologias se referem principalmente à aquisição de dados dos processos e sua transmissão entre equipamentos, que são a base do conceito de Internet das Coisas.
A Internet das Coisas, cuja sigla em inglês é IoT (Internet of Things), é como chamamos a integração de objetos e equipamentos, sejam ele de uso comum ou industrial, a uma rede de informações. Essa rede permite a aquisição e a troca de dados em tempo real entre os mais variados equipamentos, trazendo avanços em áreas como controle remoto e automação.
Internet das Coisas Industrial (IIoT)
Tudo isso é muito interessante para a Indústria, contexto no qual a Internet das Coisas ganha a sigla IIoT (Industrial Internet of Things). É possível, por exemplo, monitorar e controlar à distância equipamentos e processos complexos, obtendo em um só lugar informações sobre as mais diferentes variáveis e o andamento da produção.
Assim, além da possibilidade de centralizar o monitoramento de diversas partes da planta em um único lugar, não é necessário expor vidas humanas a todo momento quando o processo oferece algum tipo de risco. Ou seja, além dos ganhos em tempo, a Indústria 4.0 também traz um avanço em segurança.
Na parte de automação, a Indústria 4.0 realmente brilha: no setor industrial a comunicação se dá entre equipamentos com grande capacidade computacional, possibilitando que o sistema tome decisões de alto grau de complexidade por conta própria.
Os dados dos sensores são transmitidos a equipamentos como controladores lógicos programáveis (CLPs). Com base nas informações recebidas e em sua programação, o CLP decide o que deve ser feito para que o processo corra da maneira certa, seja ajustando a pressão de uma máquina, diminuindo a velocidade de uma esteira, etc.
Que mudanças e vantagens a Indústria 4.0 apresenta?
Segurança
Com os avanços no sistema de monitoramento, é possível checar o andamento de processos perigosos à distância, diminuindo grandemente a necessidade de se enviar um agente a campo.
Além disso, a comunicação entre máquinas permite que o sistema realize procedimentos de segurança imediatamente em casos de emergência, sem a necessidade de se esperar uma intervenção humana. Isso inclui o desligamento de máquinas, a ativação de alarmes, etc.
Agilidade
Com muito mais informação reunida em um único lugar, a necessidade de deslocamentos físicos entre as diversas partes da planta fica drasticamente reduzida, além de permitir ações mais rápidas e precisas.
Outro fator interessante é que muitos sistemas na Indústria 4.0 conseguem prever com bastante precisão a vida útil de equipamentos e peças. Isso agiliza o processo de manutenção e reduz drasticamente o tempo de parada.
Manutenção do padrão de qualidade
Uma vez que o sistema consegue monitorar a si mesmo e fornecer dados à distância em tempo real, os processos permanecem muito mais tempo nas condições ideais de produção e são rapidamente corrigidos quando algum parâmetro desvia do esperado.
Isso significa menos falhas durante a produção, tornando a Indústria 4.0 em um importante marco no que se refere à manutenção do padrão de qualidade, aumento de produtividade e redução de desperdícios.
Aspectos importantes sobre o setor Alimentício
Todo setor da indústria possui suas peculiaridades e desafios, que afetam os modos desde o modo de produção até o preço do produto final. No caso do setor alimentício, temos algumas questões como:
Demanda
O mercado está mudando, e a cada dia o consumidor exige novas variedades do mesmo alimento, seja por uma questão nutricional (como no caso de alimentos integrais) ou uma decisão ética (por exemplo, os alimentos veganos).
É necessária uma linha de produção versátil e que possa atender a essas diferentes demandas em quantidades satisfatórias e a um preço acessível.
Qualidade
O recall de produtos acontece quando ele não está de acordo com as normas e oferece algum risco ao consumidor. Quando isso acontece, lotes ou até mesmo linhas inteiras do produto devem ser tiradas de circulação, gerando grandes custos para a empresa.
Por isso, é necessário ter formas de garantir a qualidade do produto antes de ele sair da fábrica, diminuindo os casos de recall.
Desperdício
O desperdício de alimentos é um problema mundial, e não apenas da indústria. Estima-se que mais de 26 toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no Brasil, o que representa cerca de 10% da produção do país.
Para reduzir esse problema na indústria, é necessário ter métodos que ofereçam um rendimento maior da matéria-prima, além de condições mais seguras de armazenamento e transporte.
O que esperar da Indústria 4.0 no setor alimentício?
Os avanços da Indústria 4.0 afetarão positivamente o setor alimentício e resolverão diversos problemas relacionados aos tópicos da seção anterior.
Com uma linha de produção inteligente, será possível diversificar cade vez mais a produção para atender às diversas demandas do mercado sem a necessidade de se elevar os custos de forma exorbitante. Será também possível lidar melhor com problemas no fornecimento de matéria-prima, como safras malsucedidas ou problemas de logística.
A monitoração e manutenção automatizadas permitirão que cada vez menos a produção, armazenamento e transporte de alimentos desviem das condições ideais, garantindo assim o padrão de qualidade em mais produtos, menos desperdício e mais produtividade.
E todas as outras vantagens já citadas no artigo também valem para o setor alimentício, o que torna mais do que essencial que nossa indústria entre na Indústria 4.0 o quanto antes.
A Indústria 4.0 veio para ficar
Com a tecnologia se tornando cada vez mais poderosa e acessível, novas possibilidades surgirão para a Indústria Alimentícia brasileira. Em breve teremos produtos melhores, mais diversificados e até mesmo mais baratos, tudo graças à tecnologia.
E você, até onde acha que poderemos chegar?
Se você também está empolgado com todas essas mudanças, leia o resto do blog! Temos muitos outros artigos interessantes sobre tudo o que a Indústria 4.0 pode trazer para nosso país. Até mais!
O post A Indústria 4.0 está transformando o Setor Alimentício apareceu primeiro em Indústria Hoje.
A Indústria 4.0 está transformando o Setor Alimentício Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário