É inegável que a internet se tornou essencial para geração de oportunidades de negócio e crescimento das empresas. Podemos afirmar que a maioria dos negócios no Brasil utilizam a internet para algum fim.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação (Cetic.br), 57% das empresas participantes afirmam utilizar a internet para vender. Além disso, 70% delas também utilizam o comércio eletrônico para fazer compras. Ou seja, a internet é um meio indispensável para esses negócios.
O ambiente digital tem revolucionado diversos setores, práticas, processos e estratégias dentro das empresas. No ambiente das franquias não é diferente.
O setor de franchising tem utilizado do ambiente digital para proporcionar inovação e crescimento das empresas do setor. Assim, além do mercado como um todo crescer e evoluir, a economia num todo é afetada positivamente.
Dentro deste contexto, podemos enxergar o marketing digital como uma das principais estratégias utilizadas por negócios. A presença no ambiente virtual é quase que obrigatória para todo negócio que deseja ser bem sucedido.
Diante disso, as franquias têm apostado em diferentes ferramentas para promover sua marca e vender mais. Por isso, iremos falar das principais ferramentas destinadas a ajudar franqueadores a expandir sua rede e como usá-las. Confira!
Por que investir em marketing digital em sua franquia?
De acordo com dados do IBGE, de 2018, 69,8% dos brasileiros tem acesso à internet, atualmente. Ou seja, é possível afirmar que a maioria das pessoas no Brasil são influenciadas de alguma forma pelo que circula por meio do ambiente digital.
Os meios de comunicação tradicionais vêm perdendo força nos últimos anos, fazendo com que as propagandas em TV e Rádio sejam cada vez menos efetivas. Como resultado, é para internet que está sendo deslocado maior parte do investimento em publicidade.
É quase impossível que um negócio alcance o consumidor atualmente se não tiver uma presença online. Além do mais, as práticas de marketing tem cada vez mais se voltado para a estratégia Inbound, onde o consumidor vem até sua marca.
Ou seja, seus esforços estão em gerar conteúdo na internet de acordo com seu mercado, atraindo consumidores que buscam o seu produto ou a solução que você oferece. Assim, o marketing digital atua cada vez mais buscando atrair o consumidor de uma forma orgânica, o que otimiza os resultados obtidos.
Além disso, o marketing digital é essencial para que a identidade da sua marca seja exposta aos consumidores. É por meio da internet que as marcas interagem com seu público e expõem seus valores, definindo seu espaço dentro deste ambiente.
Criar uma identidade, aumentar o alcance da marca, engajar com o público, são alguns dos principais benefícios que os negócios ganham investindo em marketing digital. Por meio dos diversos canais e ferramentas disponíveis é que as empresas chegam até seu público-alvo. Afinal, para vender, é necessário estar onde seu consumidor está.
Segundo estatísticas levantadas pela empresa de e-commerce Oberlo, 73% dos consumidores brasileiros preferem comprar online. Para vender online, é essencial ter uma boa estratégia de marketing digital. É ele que irá influenciar os consumidores e atrair clientes para seu negócio.
Diante disso, é perceptível a importância do marketing digital e os benefícios que ele traz para um negócio. No mercado de franquias, em que adquirir uma vantagem competitiva é mais importante ainda, o marketing é uma estratégia fundamental.
Por isso, falaremos das principais estratégias de marketing digital para você usar em sua rede e como desenvolver uma boa estratégia em cada uma delas. Confira!
1 – Defina a identidade da sua rede com um site institucional
O site é um dos principais canais a serem desenvolvidos como estratégia de marketing digital. Ter um site para sua franquia é ter um cartão de visitas na internet, disponibilizando todas as informações oficiais da rede, produtos, e etc.
Um site é importante para definir a identidade da sua marca. Afinal, é nele que você utiliza todo o design, a identidade visual e linguagem que é característica da sua rede.
Por meio do site também é possível desenvolver Landing Pages com intuito de gerar leads. Assim, é possível captar possíveis franqueados por meio do próprio site. Além disso, é possível vender por meio do seu site, desenvolvendo uma estrutura de e-commerce.
2 – Construa autoridade no mercado com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias dentro do marketing digital. Produzir conteúdos que gerem autoridade e valor aos consumidores tem sido adotado por diversas empresas no mercado.
A construção do seu blog deve focar em atrair tráfego orgânico, ou seja, por meio dos mecanismos de busca. Assim, você atrai seu público-alvo por meio da busca realizada pelos usuários e que chegam até você.
Para isso, é preciso mapear as principais palavras-chaves do segmento que sua franquia atua. Assim, você estará construindo uma autoridade no mercado que atua, se colocando como uma referência diante da concorrência.
De acordo com a pesquisa do site Demand Metric, 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdos customizados do que anúncios pagos. Ou seja, por meio da produção de conteúdos e gerenciamento de um blog, você atrai consumidores a conhecerem sua marca e até achar uma solução para o problema que elas estão tendo.
Isso traz uma vantagem competitiva da sua rede sobre os concorrentes. Afinal, mostrando sua marca como uma referência no segmento que atua, o cliente terá mais confiança de consumir de você, além de atrair investidores que buscam um negócio referência no segmento que atua.
3 – Gere engajamento por meio das redes sociais
A pesquisa realizada pela Cetic.br afirma, também, que 78% das empresas pesquisadas têm sua marca presente nas redes sociais. As mídias sociais se tornaram uma das ferramentas mais poderosas dentro do marketing digital.
Por meio delas, é possível gerar engajamento com seu público, o que resulta em identificação com a marca. Mas, para isso, são necessárias algumas estratégias a se desenvolver para que as redes da sua marca tenham sucesso:
- Definição de persona: criar um perfil de um cliente ideal, com características físicas, gostos pessoais e outras informações pertinentes à sua estratégia.
- Definir um posicionamento: cada vez mais os consumidores consideram o posicionamento das marcas. Isso é um fator que influencia direto na geração de engajamento.
- Conteúdo relevante: para fazer seu público engajar é preciso produzir conteúdos que gerem valor a eles. Isso também está ligado ao tipo de conteúdo, que deve ser adaptado de acordo com cada rede.
- Monitoramento: é essencial manter uma rotina de monitoramento de desempenho das publicações. Assim, é possível analisar quais geram melhores resultados, e quais podem ser repetidas, encontrando novas oportunidades.
O marketing digital é um grande aliado do setor de vendas, e é um dos seus principais objetivos. O sistema de gestão de mídias sociais, Sprout Social, realizou uma pesquisa que revela que 74% dos consumidores se orientam através das redes sociais para realizar uma compra.
Por este motivo, as mídias digitais se tornam um canal essencial para negócios que buscam atrair clientes e vender mais. Um dos recursos que torna esse meio viável são os anúncios pagos nas plataformas, que permitem segmentação, alcance e geração de leads.
As principais redes utilizadas por empresas atualmente são o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube. Cada rede possui uma linguagem e um tipo de conteúdo mais específico. Por isso, é recomendado estudar sobre a atuação nessas plataformas e contratar profissionais qualificados em marketing para redes sociais.
4 – Aumente o alcance da sua marca com tráfego pago
Os anúncios na internet são destaques no meio do marketing digital. Tanto por meio de plataformas de mídias sociais, até por meio do próprio Google e sua ferramenta Google Ads.
No Google Ads, é possível criar campanhas por meio da definição de palavras-chave, onde atingirão os consumidores de forma orgânica ou direcionada. Conforme ocorrer pesquisas desses termos, os anúncios serão exibidos aos usuários. Assim como em sites e blogs, onde os anúncios também são expostos.
Como citado anteriormente, as redes sociais também são plataformas que permitem a criação de anúncios. É possível personalizar esses anúncios utilizando conteúdo em vídeo, banners e etc. Assim como pode-se segmentar o público, definir o alcance esperado e etc.
É um ótimo investimento para quem busca ter uma boa estratégia de marketing digital. Os anúncios são uma ferramenta de outbound marketing que pode surtir muitos efeitos na decisão do consumidor.
5 – Aumente a geração de leads para sua rede por meio de portais de franquias
O setor de franchising possui canais específicos e voltados para o setor. Isso faz com que a geração de oportunidades de negócio aumente e traga benefícios aos franqueadores que investem nesses canais.
Um dos principais canais específicos do setor são os portais de franquias. Estes portais são otimizados para geração de leads para marcas, colocando os empreendedores em contato com franqueadores.
Um portal de franquias é um canal ideal de marketing digital para franqueadores. O público usuário deste tipo de canal é qualificado e segmentado, o que aumenta as chances de converter usuários em leads e possíveis franqueados.
Nos portais, os franqueadores compram seu espaço, exibindo a marca da sua franquia por meio de uma landing page. Assim, disponibiliza informações de investimento e outras que agregam na geração de oportunidades.
Por meio de formulários, os interessados podem entrar em contato com a franqueadora, podendo gerar expansão para essa rede. Por este motivo, os portais de franquias se tornam essenciais para a estratégia de marketing digital de franqueadores.
São milhares de acessos e leads gerados todos os meses de um público segmentado e qualificado para se fechar negócio. Isso faz com que o investimento nessa estratégia tenha um bom ROI.
6 – Nutra leads por meio do e-mail marketing
O e-mail marketing tem se tornado uma das principais estratégias de marketing digital para negócios. Antes apenas como um canal que acumulava mensagens de spam, o e-mail se tornou uma ferramenta muito importante para o marketing.
Por meio desta técnica, é possível manter a nutrição dos leads da sua rede que são captados em outros canais. Ou seja, é possível qualificá-los, para que assim, possam vir a se tornarem franqueados.
Muitos leads podem entrar não tendo informações suficientes para investir na rede, ou não são o público adequado, e por meio do e-mail marketing é possível mudar isso. Com um processo de qualificação, este lead pode ir avançando no CRM até se tornar um franqueado.
Para isso, franqueadores precisam desenvolver com seu time de marketing uma estratégia por meio do e-mail marketing. Ou seja, aproveitando conteúdos educativos sobre o mercado vindos do blog, oferecendo mais informações do segmento e da rede, é possível fornecer o necessário para o lead se qualificar.
Além do processo de expansão, o e-mail marketing pode ser usado por franqueadores para divulgar ofertas da sua rede. Ofertas de produtos, realização de campanhas e divulgação de novidades.
Sendo assim, o e-mail se torna uma boa ferramenta para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente. O canal é adequado para ajudar franqueadores a manterem seus leads próximos a sua marca e avançar nas oportunidades de negócio.
7 – Promova maior visibilidade a sua rede com o Google Meu Negócio
Essa ferramenta desenvolvida pela gigante da tecnologia, Google, proporciona a negócios destacarem sua marca no buscador da empresa. O Google Meu Negócio funciona como um perfil de redes sociais, só que no próprio mecanismo de busca.
Para que o franqueador possa expor sua marca nesse espaço, é preciso realizar um cadastro. Este cadastro é feito com informações relevantes ao usuário, como contato e endereço da marca.
Assim, ao registrar sua franquia neste espaço, sua marca aparece com um destaque no resultado de pesquisa com todas informações e imagens cadastradas. Além disso, no Google Maps, seu negócio ganha uma localização, dando visibilidade à marca quando o usuário busca negócios de acordo com sua localização.
É uma ótima opção no marketing digital devido ao amplo alcance que os buscadores do Google proporcionam. Com base em serviços de localização e pesquisa, o mecanismo de pesquisa proporciona prática de geomarketing para sua marca.
Conclusão
Essas estratégias são algumas indispensáveis para franqueadores. Redes de franquias são referência em identidade de marca e padronização. Por isso, as estratégias de marketing precisam reproduzir esse padrão e manter a qualidade e o que identifica a rede.
Além dessas, podem haver outras estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas por franqueadores em suas redes. No entanto, essas são as mais essenciais e que podem proporcionar grandes resultados à franquias.
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