Empresa esclarece que variações da coloração são normais e esperadas devido a variações naturais das matérias-primas das quais são feitas o óleo
Com o propósito de combater a desinformação e auxiliar no momento da compra do óleo do motor, a Motul esclarece um equívoco comum referente ao produto: a suposição de que a cor do óleo novo está intrinsecamente ligada à sua qualidade e ao seu desempenho.
Um ponto que pode confundir no momento da compra do lubrificante é o grande leque de colorações do óleo. As variações nas cores são normais e esperadas. “Essas diferenças podem ser atribuídas às mudanças naturais das matérias-primas utilizadas na fabricação do produto”, explica o engenheiro de Aplicações da Motul, Caio Freitas.
Embora a maioria tenha cor âmbar, alguns óleos novos podem apresentar coloração diferente, como vermelho, azul ou verde, devido à adição de corantes. “É importante destacar que esses corantes têm um único propósito de identificação e diferenciação visual, sem nenhum impacto na performance ou qualidade do óleo”, afirma Freitas.
Cor não tem relação com desempenho
Quando não há adição de corantes, é completamente normal que o óleo apresente variações no tom de âmbar, indo do mais claro ao mais escuro. Para facilitar, existe uma norma, a ASTM D1500, que define e resume uma escala de cores. Essa norma é utilizada exclusivamente para fins de controle de produção e não define a performance nem determina a durabilidade do óleo. “A Motul quer enfatizar que a cor do óleo novo e suas variações não têm absolutamente nenhuma relação com seu desempenho, qualidade ou durabilidade”, ressalta Freitas.
Vale lembrar que os lubrificantes automotivos possuem 20% de aditivos em sua composição, entre eles estão os melhoradores do índice de viscosidade, antioxidantes, inibidores de corrosão ou ferrugem, abaixadores do ponto de fluidez, dispersantes e detergentes, redutores de atrito e antiespumantes.
The post A cor do óleo determina a qualidade? appeared first on Revista O Mecânico.
A cor do óleo determina a qualidade? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário