Alguns componentes podem ser prejudicados com a onda de calor que atinge grande parte do Brasil
Em dias de calor extremo, é essencial que as manutenções preventivas do veículo estejam em dia, a fim de mantê-lo funcionando perfeitamente nestas condições de temperatura. Os motores a combustão são projetados para trabalharem em uma ampla faixa de temperatura ambiente e como a maioria deles são projetos globais, geralmente os limites de especificação para o regime de trabalho dos motores gira em torno de -40ºC a 50ºC para a maioria das montadoras (frio extremo ou calor intenso).
Ao utilizar o carro durante as ondas de calor desta magnitude, os motores trabalham muito perto dos seus limites de especificação, ou seja, muito perto dos 50ºC. Algumas dicas podem ajudar a manter o bom funcionamento do veículo e a segurança de todos, confira.
Líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento é composto por uma mistura de água desmineralizada e fluido refrigerante, e tem a função de controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e protegendo o sistema contra a corrosão. O ideal é verificar o nível de líquido de arrefecimento do motor regularmente. No reservatório do líquido de arrefecimento, posicionado na parte superior do motor, há indicações de nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido.
As altas temperaturas podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do motor, por isso é de extrema importância certificar-se de que o nível de líquido esteja correto e de que não haja vazamentos.
Não abasteça o reservatório com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois, isto irá danificar a bomba d’água do veículo (selo de vedação), ocasionando em vazamentos na bomba e consequentemente aquecimento das partes internas do motor, devido a perda do fluido de arrefecimento.
Seguir a recomendação dos fabricantes de motores e de autopeças é uma forma de prevenir problemas, portanto é imprescindível adicionar água desmineralizada e o fluído de arrefecimento na proporção correta, conforme especificado no manual do veículo.
Sistema de refrigeração
Uma das principais causas relacionada a vazamentos nos sistemas de refrigeração é o ressecamento das mangueiras e afrouxamento das presilhas de fixação. Ao perder o fluido de arrefecimento, o sistema também trabalha com deficiência e, portanto, não consegue manter o controle adequado das temperaturas internas do motor. Examine as condições do radiador e as mangueiras do sistema de refrigeração, e certifique-se de que não haja vazamentos e que tudo esteja vedado.
Válvula Termostática
Verifique se a válvula termostática está funcionando corretamente. O componente tem como função controlar o fluxo do líquido de arrefecimento através do motor. Quando a válvula termostática falha em uma posição fechada, ela não permite que o líquido de arrefecimento flua adequadamente pelo motor, ocasionando, portanto, o aumento da temperatura interna do motor devido a deficiência no sistema de refrigeração.
Filtro de ar do motor
Sua principal função é filtrar o ar que entra no sistema de admissão do motor. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.
Óleo do motor
Verifique o nível de óleo do motor e se o lubrificante está em boas condições regularmente, pois quanto mais quente estiver a temperatura, menor será a viscosidade do lubrificante, prejudicando assim sua eficácia.
Pneus
As altas temperaturas afetam a pressão dos pneus. O mais indicado é verificar a pressão dos pneus pela manhã, e ajustá-la de acordo com as recomendações do fabricante. Pneus com pressão inadequada podem superaquecer, acelerando seu desgaste e, principalmente, colocando a segurança em risco.
Sistema de freios
Ao frear um veículo, há o atrito entre os componentes do sistema de freio, e este atrito por natureza gera calor (aumento de temperatura). Em alguns modelos de discos de freios encontramos furos nas pistas a fim de melhorar a dissipação do calor gerado (discos de freio ventilados), mas a grande maioria dos veículos possuem apenas o disco sólido (sem furos).
O calor gerado pelo sistema de freio, aliado ao calor extremo ocasionado pelas elevadas temperaturas do meio ambiente, podem ocasionar danificações dos componentes, como por exemplo a vitrificação das pastilhas, e perda parcial da função do sistema de frenagem. Verificar o fluido de freio, a estanqueidade do sistema (ausência de vazamentos) além da verificação da vida útil e das superfícies de contato das pastilhas são ações essenciais para garantir que estejam em boas condições de segurança.
Borrachas
Ondulações e ressecamento de borrachas são situações comuns a veículos que sofrem muita exposição ao sol. Com isso, a durabilidade dessas peças pode ser reduzida, pois um limpador de para-brisa com a borracha danificada atrapalha na visibilidade. Faça revisões constantes dessas peças, evitando a aplicação de solventes e substâncias agressivas, na tentativa de manter o brilho.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva ainda é o principal fator para manter o carro funcionando bem. Realizar revisões periódicas, em estabelecimentos e profissionais de confiança, e seguir as recomendações do fabricante, garantem segurança e o desempenho, especialmente em dias de altas temperaturas.
Segundo o Gerente de Engenharia da DPaschoal, Emerson Salles, pequenos cuidados no dia a dia e a manutenção preventiva ainda são as principais atitudes para não ter problema o veículo nos dias de altas temperaturas. “Estamos enfrentando dias de intenso calor e os veículos também sofrem com isso. Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para manter o automóvel em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança para realizar verificações regulares e a manutenção preventiva. Isso ajudará a evitar problemas graves e garantir a segurança no trânsito”.
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