quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Fábrica da BorgWarner produz turbos para veículos eletrificados

Tecnologia produzida na planta é a mesma utilizada nos veículos híbridos fabricados na Europa

Fábrica da BorgWarner produz turbos para veículos eletrificados - Foto: divulgação/BorgWarner
Fábrica da BorgWarner produz turbos para veículos eletrificados – Foto: divulgação/BorgWarner

 

A BorgWarner produz em Itatiba (SP) os mesmos modelos de turbocompressores que são utilizados em veículos híbridos na Europa. Em solo brasileiro, os turbos da série B01 são aplicados em veículos nacionais equipados com motores flex. Entre eles Volkswagen Up!, Polo TSI, Nivus, Virtus e T-Cross 200TSI, e os modelos da Stellantis, Jeep Compass, Jeep Renegade, Fiat Toro, Fiat Pulse e Fiat Fastback.

“Mantemos constante contato com outras plantas da BorgWarner e já identificamos as principais tendências na Europa, em relação à motorização, diferenciação de ciclos e o que isso pode trazer de benefícios para a nossa região” comenta o Diretor Geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil, Wilson Lentini.

A unidade de Itatiba produz cerca de 500 mil turbos por ano, ela tem tecnologia e conhecimento para desenvolver turbos que podem equipar veículos híbridos. As tecnologias que mais auxiliam na redução de emissões e consumo ganharam posição de destaque entre os pilares da estratégia Charging Forward da BorgWarner. O portfólio de produtos para motores à combustão e veículos eletrificados, considerados pela companhia como “Produtos Fundacionais”, são soluções que auxiliarão as montadoras na transição para a eletrificação. A planta produz três linhas de produtos considerados fundamentais, são eles: turbocompressores, gerenciamento térmico (embreagens viscosas e ventiladores) e sistemas de sincronismo do motor (correntes de sincronismo).  

  

Turbocompressores 

O turbocompressor é conhecido por melhorar o desempenho do veículo. Localizado entre o escapamento e o motor do carro, a atuação do componente promove a redução do consumo de combustível e das emissões, aprimorando significativamente a performance no dia a dia.

Série B01 - Foto: divulgação/BorgWarner
Série B01 – Foto: divulgação/BorgWarner

 

A principal função do turbocompressor é utilizar a energia do escape que seria desperdiçada, para inserir ar comprimido na admissão do motor e melhorar a combustão. O componente é formado por quatro partes principais: turbina, compressor, conjunto central e sistema de controle. A turbina recebe os gases de escape resultantes da combustão, a energia gerada por esses gases é convertida através do processo de expansão no estágio da turbina que converte energia térmica em trabalho, girando o conjunto eixo rotor, no qual conecta estágio do compressor que por sua vez comprime o ar para a admissão do motor, potencializando a combustão e melhorando o desempenho do veículo.

Com esse processo o turbocompressor permite a melhora de torque e potência do motor em até 35% em comparação com motores não turbinados. “Isso também ajuda o veículo a operar com maior eficiência energética. Um bom exemplo é que um motor 1.3 com um turbocompressor oferece melhor desempenho do que um propulsor 2.0 aspirado, por exemplo”, afirma o Supervisor de Engenharia de Aplicações e Validações OEM da BorgWarner Brasil, Luis Pinto.

Segundo a fabricante, o melhor rendimento ocorre num motor de dimensões menores, uma vez que eles têm peso inferior e espaço debaixo do capô, uma tendência cada vez mais presente nos veículos modernos produzidos no mundo todo. Por essa razão, cresce a aplicação dos turbocompressores nos motores menores, de 1.0 a 1.6 litro.  

  

Quais são os cuidados necessários com o turbo?

Para garantir que a vida útil do turbocompressor seja alcançada, Luís Pinto afirma que não exige cuidados especiais, mas há necessidade de atenção com a manutenção preventiva do veículo. Como os turbos utilizam óleo para lubrificar e resfriar, é importante fazer as trocas do óleo e dos filtros de óleo, combustível e ar nos prazos recomendados pela montadora. Outras dicas incluem usar sempre o lubrificante especificado pela montadora, nunca completar o nível do óleo.

A recomendação é fazer as revisões periódicas no veículo e as trocas regulares conforme indicação no manual do proprietário. Em um veículo com turbo, a qualidade da combustão é fundamental para a longevidade do componente, por isso, manter as peças e lubrificantes em dia ajudará a preservar o turbo.

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