sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Autonor mostra que feiras de negócios estão em alta

A volta do contato entre as pessoas, a troca de informações e de experiências, bem como as exibições reforçam a importância dos eventos

Apesar de muitos questionamentos sobre a necessidade do modelo de negócios no formato feiras presenciais, ele tem mostrado que as feiras estão a todo o vapor. O termômetro que marca o resultado em ebulição começou a aferir o movimento no primeiro semestre de 2022, na Autopar, quando se celebrou o melhor resultado em negócios e de visitas. Mais de 50 mil visitantes em quatro dias. O êmbolo inicial que impulsionava o público era o tão esperado pós-pandemia. Mas a tocada continuou, e a Automec também se destacou por ser a primeira depois da Covid-19. Foram R$ 4,5 bilhões acima do esperado em negócios, e 120 mil pessoas distribuídas entre os cinco dias de exibição. Segundo a organização da Autonor, entre os dias 13 e 16 de setembro, mais de mais de 55 mil visitantes passaram pelo pavilhão que abrigou o evento, recorde histórico. Em volume de negócios, estima-se que foi gerado aproximadamente R$ 80 milhões.

Autonor 2023 recebeu 55 mil visitantes e gerou R$ 80 milhões em negócios

 

O que as marcas mostraram na Autonor:

A DRiV mostrou linhas Monroe e Monroe Axios equipados com a tecnologia Tenneco Twin Technology, que conta com uma válvula de controle de impacto – ICV e um pistão de controle de baixa velocidade – LST. “Nossos amortecedores são pressurizados com gás nitrogênio a baixa pressão. Esse recurso, aliado aos demais dispositivos oferecidos, evita que o óleo no interior do cilindro sofra o processo de aeração, com a formação de bolhas provocadas pela movimentação da haste interna”, explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV Tenneco. Entendendo que o mecânico cada vez mais busca o kit completo, a companhia passou a oferecer bandeja de suspensão, junta homocinética, coxim de amortecedor, bucha de suspensão, entre outros componentes.

Juliano Caretta é supervisor de treinamento técnico da DRiV Tenneco

A novidade da Tirreno é o líquido de arrefecimento elaborado para completar o nível do reservatório. Devido aos compostos químicos, ele consegue se adaptar ao produto que já está inserido no sistema. Trata-se do Tirreno Global Invisible Cool, um aditivo pronto para o uso por conter etilenoglicol e por promover excelente proteção e troca térmica para o motor. Transparente, o produto tem compatibilidade com todas as cores de aditivos e pode ser adicionado para completar o sistema de arrefecimento sem acarretar mudança significativa na cor original do aditivo que já está no veículo. Guilherme Moda Andrade, responsável por ministrar treinamentos e palestras técnicas sobre todos os produtos da linha automotiva da Tirreno, disse: “Foi identificada a necessidade do produto, uma vez que muitos dos consumidores, na maior parte das vezes, apesar de não ser a recomendação ideal, optam por apenas completar o nível do radiador, objetivando um valor mais acessível de imediato”, disse.

Tirreno Global Invisible Cool, um aditivo pronto para o uso por conter etilenoglicol e por promover excelente proteção e troca térmica para o motorrreno (2)

A KYB do Brasil reforçou o portfólio com a linha de amortecedores K´lassic, um produto que oferece segurança, durabilidade, tecnologia e preço competitivo. “Vale dizer que todas as nossas peças passam por rigorosos testes de diagramação, pressão e resistência, que ultrapassam os níveis de exigência dos órgãos reguladores. Os novos amortecedores homologados pela KYB também contam com os seus projetos estudados em todos os detalhes, para que correspondam de forma precisa à sua função e utilização”, explica Gelcia Fedalto Batistel, gerente de marketing e de desenvolvimento de produtos da companhia. Outra estratégia da fabricante é começar a oferecer coxins, kit com rolamentos, entre outros. “Trata-se de uma demanda que identificamos e que acaba nos favorecendo, uma vez que o mecânico passa a ter produtos de qualidade e da mesma empresa, tudo a partir do mesmo lugar”, explica Alexandre Parise, coordenador técnico da KYB, acrescentando a importância de componentes como batentes e coifas na hora da entrega de um serviço completo.

Gelcia Fedalto e Alexandre Parise da KYB

A SKF, empresa que celebra 108 anos de Brasil, exibiu os principais componentes no evento e o conceito “One Stop Shop”, que reúne mais de 5.000 soluções para veículos leves, pesados e agrícolas. Entre as soluções, destacam-se as linhas de rolamentos e cubos de roda, produtos para sistemas de motores, transmissão, suspensão e direção, embreagem e ferramentas.

De acordo com Maurício Ribeiro, gerente de vendas da SKF, as soluções inovadoras apresentadas ajudam as indústrias a se tornarem mais competitivas e sustentáveis. “Ao tornar os produtos mais leves, mais eficientes, mais duradouros e reparáveis, ajudamos nossos clientes a melhorarem o desempenho de seus equipamentos rotativos e reduzir seu impacto ambiental”. Na mesma linha de raciocínio, o analista de Marketing e Comunicação da empresa Mauricio Valdivino reforça que a oferta relacionada aos eixos rotativos inclui rolamentos, vedações, gestão de lubrificação, monitoramento de condição e serviços de manutenção. “São produtos mais completos, que contribuem com o dia a dia da oficina”, explica. Entre as soluções inteligentes apresentadas pela marca estão o expansor pneumático para a montagem das coifas, alicate para aperto e corte de abraçadeira, kit de abraçadeiras e de coifas.

Maurício Ribeiro e Maurício Valdivino da SKF

A Philips lançou o LED Ultinon Pro5100 (U51), com temperatura de cor de até 6.000 Kelvin, que produz uma luz branca brilhante, além de ter até 3 mil horas de vida útil e tecnologia AirFlux+, o LED Ultinon Drive 2000L e LED Ultinon Drive 5000L, que podem ser aplicados em automóveis, máquinas agrícolas, mineração, construção, veículos fora de estrada, marítimo, entre outros.

“Além da gama de lâmpadas em LED para veículos leves e pesados, mostramos as nossas lanternas de inspeção, câmeras automotivas que elevam a segurança de todos os que convivem no trânsito, auxiliar de partida, faróis auxiliares e refrigeradores portáteis, ou seja, produtos que trazem benefícios funcionais e que elevam a experiência dos consumidores, de acordo com o estilo de vida”, afirma Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds.

Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds

São onze novos modelos de lanternas de inspeção Philips divididos em três linhas que foram destacados no evento: EcoPro (mais econômica), Professional (mais versátil) e Xperion6000 (melhor performance), exibidos no estande da marca.  De tamanhos, potências e funcionalidades variados, os modelos trazem soluções como acionamento via sensor de movimento, modos diversos de iluminação para atender a quaisquer tipos de necessidade, seja uso doméstico, lazer ou reparação automotiva. As lanternas são essenciais em momentos de emergência, em que a falta de iluminação ou a visibilidade reduzida pode comprometer ou limitar as atividades.

A Jamaica, empresa de 55 anos no Brasil, destacou as mangueiras de arrefecimento e de outras aplicações. Segundo Maria Carolina Ogata, gerente administrativa da companhia, a empresa começou a investir em treinamentos, pois foi identificado que estavam ocorrendo falhas de instalações ou de utilização no chão de oficina. “Outra situação que identificamos foi a da adaptação equivocada de componentes, muitas vezes por conta da compra equivocada de um item, ou pela necessidade de resolver com maior rapidez, porém sem eficiência, o problema do cliente”, explica a executiva. Na Jamaica estão disponíveis mais de 4 mil produtos. Na AutoNor, por exemplo, o grande destaque são as mangueiras inferiores de radiador dos modelos Honda Fit, fabricados entre 2004 e 2008, bem como a de ar quente para o Volkswagen Gol e Voyage (2009 a 2022). Como produtos exclusivos, a Jamaica destacou a mangueira de aplicação do intercooler da Ranger 2.2, fabricada a partir de 2012, a de ar quente do Fiat Punto, fabricado entre 2008 e 2012, assim como a de saída de ar quente para Fiat Palio, Siena, Idea e Strada.

Maria Carolina Ogata, gerente administrativa da Jamaica

A Gauss é uma empresa que exporta componentes para mais de 60 países e, por isso, nada mais natural que a empresa estar presente no evento com uma série de novidades. De acordo com Katia Granadier, gerente de marketing da Gauss, a nova fábrica de bobinas de ignição representou um salto de qualidade, competitividade e reforço do compromisso da marca com o desenvolvimento do Brasil. A planta foi inaugurada em Curitiba, no Paraná, em um espaço exclusivo dentro do atual parque industrial da Gauss, que possui cerca de 5.000 m² de área produtiva e 12.000 m² de apoio logístico, ampliando a capacidade fabril para 100 mil bobinas ao mês. No mesmo complexo há linhas produtivas de reguladores, módulos de ignição, sensores MAP e circuitos híbridos, entre outros. “Além da unidade brasileira, o grupo conta com outra na China. Com isso, conseguimos balancear a fabricação de itens considerando diversos fatores, como: custo e disponibilidade dos componentes, viabilidade da mão de obra, mercado para onde vamos vender a mercadoria, entre outras coisas”, acrescenta a executiva, explicando que o Brasil passou a ficar mais competitivo e que, inclusive, está no planejamento o atendimento da Gauss para empresas instaladas no EUA.

Katia Granadier, gerente de marketing da Gauss

A INDISA apresentou as principais peças de um catálogo composto por mais de 1.900 itens entre as linhas de bomba d’agua, kits de reparo, carcaça de bomba d’água, bomba de óleo, bomba de combustível, bomba de direção hidráulica, caixa de direção, reservatório de direção hidráulica, kit de distribuição, tensionadores e polias, tucho hidráulico, motor hidráulico orbital, comando hidráulico e unidade hidrostática (orbitrol), cobrindo todas as aplicações de automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e tratores comercializados na América Latina. Outra novidade foi o ingresso da companhia na linha de balancins. Segundo Ailson Pereira, supervisor técnico da Indisa, “A companhia vem buscando incorporar cada vez mais componentes para sempre oferecer kits completos aos clientes”. Ele complementa que os produtos têm a mesma qualidade, por exemplo, da bomba d’água, que utiliza polímeros na área do rotor para garantir uma maior durabilidade diante dos aditivos. Vale lembrar que a INDISA usa programas consagrados como: Seis sigma, 5s, Lean manufacturing e Kaizen.

Adilson Pereira, supervisor técnico da Indisa

A Sun mostrou na Autonor todo o portifólio de diagnóstico e as novas máquinas de ATF (troca de óleo de câmbio). Destaque, também, para as novas atualizações de scanner e toda a linha de equipamentos. “Além de tudo isso, temos um carrinho especial que pode ser conectado em diversos compartimentos de lubrificante. Trata-se do novo ATF GEARKARE, que mantém um estilo refinado para ilustrar um cenário inovador na oficina. Outro atrativo é a tela sensível ao toque, juntamente com uma tela de sete polegadas e WI-FI, que facilitam a operação e o armazenamento de informações”, explica Eduardo Zanetti, analista de marketing da Sun.

Já a Car80, empresa que compartilha estande com Sun, mostrou a linha que descarboniza completamente os componentes do motor, dutos de alimentação de combustível, corpo de borboleta, válvulas, bicos injetores, carburadores, câmaras de combustão, entre outros, removendo óxidos e dissolvendo gomas e vernizes que, com o tempo, obstruem os canais e furos de passagem do sistema de alimentação de combustível. O diferencial dos produtos da marca é que com eles é possível fazer a limpeza do sistema de alimentação de forma rápida e precisa, sem a necessidade de desmontar ou danificar componentes, como sonda lambda e catalisador.

Diego Almeida, Instrutor Técnico, Adilson Eusébio, Instrutor Técnico, Wellington Carrasco, Gerente de Distribuição e Eduardo Zanetti, Gerente de Marketing

A Dayco mostrou no evento correias CVT para ATV (quadriciclo esportivo) e UTV (quadriciclo de serviço). No estande da marca, estava em destaque um modelo esportivo da BRP, para mostrar como pode ser feita a aplicação dos itens apresentados na feira. Para Nathália Amorim, gerente de marketing e produtos para a América Latina, eventos como os que estão voltando a acontecer são essenciais para ficarmos cada vez mais perto dos nossos clientes.

Outro destaque apontado pela executiva é o reforço da linha de direção e de suspensão, apresentada em abril na Automec. “Reconhecemos a transformação global da indústria automotiva e a grande necessidade dos mecânicos de direcionar a sua compra toda em um único fornecedor e lançamos componentes para direção e suspensão. Entre eles estão pivô, braço axial e terminal de direção. A linha de correias e de kits também esteve no nosso estande”, finaliza.

Nathália Amorim, gerente de marketing e produtos para América Latina

A ISAPA, empresa que iniciou com a comercialização de amortecedores e caixa de direção e que hoje é considerada uma das fornecedoras de autopeças mais completas do país, com mais de 10.000 produtos disponíveis, levou para Autonor sua bagagem com mais de 60 anos de Brasil. Um portfólio formado pelas melhores marcas nacionais e internacionais, que dispõe de uma grande variedade de peças e componentes. De acordo com Marcelo Ferreira, gerente nacional de vendas, o grande foco foi a apresentação de peças para Fiat Mobi, novo Ford Ka, utilitários em geral, furgões, picapes, entre outros. “Vale lembrar que estamos sempre de olho na inovação, recentemente apresentamos melhorias na plataforma de vendas on-line ‘B2B’, que agilizam as compras diretas pelo site. Isso mostra que estamos nos preparando para estar cada vez mais perto tanto do mecânico como dos lojistas”, disse Ferreira.

Marcelo Pereira, gerente nacional de vendas

Uma das maiores redes de centros automotivos do mundo, com atuação em 52 países e mais de 6 mil pontos de vendas, a Point S desembarcou oficialmente no Brasil em abril de 2022. Os primeiros pontos de vendas foram erguidos no Recife (PE) e, com isso, nada mais natural que a empresa marcar presença na principal feira do segmento de Pernambuco. Segundo Roberto Felippi, diretor comercial, o maior diferencial da Point S é oferecer um padrão global de qualidade de serviços. “Outro detalhe é que a companhia oferece treinamentos e acessibilidade na compra de produtos, eliminando na maior parte das situações a compra de peças em lojas por meio do programa global de compras Point S”, disse Felippi. A Point S no Brasil tem o objetivo de formar uma rede de mais de 200 lojas nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões.

Roberto Felippi, diretor comercial da Point S

A Yiming Parts é uma indústria de autopeças que foi fundada em 1996. Tem uma equipe altamente qualificada e com profundo conhecimento dos produtos que produz, desenvolvendo soluções inovadoras com apoio de equipamentos de última geração, incluindo um rígido controle de qualidade sobre todos os materiais e processos envolvidos na fabricação de seus produtos. Presente na Autonor, o grupo ressaltou 10 linhas que resultam em um catálogo com mais de 10 mil produtos. “Como temos filiais instaladas em diversos países, conseguimos acompanhar a demanda global dos equipamentos, explica o diretor-presidente da Yiming Brasil, Liting Wu. Ele também ressaltou que o modelo da produção veicular está mais padronizado, com componentes semelhantes. “Tal característica acaba facilitando o desenvolvimento de produtos e o atendimento com maior eficiência”, finaliza. Entre os produtos da Yiming estão: bombas d’água, amortecedores, juntas homocinéticas e terminais.

Liting WU, diretor-presidente da Yiming Parts

A Carbovel, fábrica de cabos flexíveis de comandos originais para as principais montadoras, apresentou a linha de produtos originais em linha leve e pesada. “Entre os destaques que trouxemos estão os sistemas de acionamento de cabo de câmbio para a linha pesada Euro 6”, disse Nasser Barbosa, gerente de vendas de reposição da marca. “Estamos crescendo cada vez mais no segmento e estamos com ofertas para caminhões e ônibus, bem como modelos das marcas Volkswagem, Volvo, Mercedes, entre outros”, acrescentou Barbosa.

Nasser Barbosa, gerente de vendas e reposição

Na ZEM foi possível encontrar cinco linhas de produtos, relés, extratores, rotores, rolamentos para ar comprimido. Para Cesar Tiago Nisch, gerente de vendas da empresa, o momento foi oportuno para reforçar a presença da marca no mercado: “estamos cada vez mais investindo na ampliação do nosso portfólio para oferecer aos clientes produtos de qualidade”. A nova linha de rolamentos de alta performance para ar-condicionado, por exemplo, é essencial para o funcionamento adequado dos compressores de ar-condicionado, permitindo o movimento suave da polia do compressor. Os rolamentos ZEN possuem selos de excelente vedação anticontaminante, graxa especial e gaiola de polímero em toda a linha, que garantem maior vida útil do produto. Esse novo produto é um complemento de linha da empresa, uma vez que em 2021 a ZEN já havia lançado os rolamentos série 6000 para recondicionamento de motores e alternadores.

Cesar Tiago Nisch, gerente de vendas

Quando o assunto é fluido ou lubrificante, a Paraflu sempre se destaca. Na Autonor não foi diferente, e a marca apresentou produtos DOT 3, DOT 4, DOT 4 LV e DOT 5.1. O diretor comercial da companhia, Marcio Batista, explica que o investimento na nova linha é pertinente, pois há demanda e muita desinformação sobre a utilização do produto. “Estamos falando de líquido para um sistema de freio, que tem a recomendação de ser trocado com frequência e que exige cuidados, como o de não ficar úmido e o de não danificar os outros componentes”, explica Batista. O Paraflu DOT 3, por exemplo, é formulado com ésteres glicólicos e inibidores de corrosão de alto desempenho, oferecendo excelente resistência e estabilidade térmica com temperatura de ebulição a seco acima de 205° C e não atacando ou agredindo selos e demais componentes do sistema. Vale lembrar que a Paraflu está há mais de 50 anos no mercado, oferecendo soluções para cuidar do sistema de arrefecimento de todos os tipos de motores.

Marcio Batista, diretor comercial da Paraflu

A Gates apresentou os produtos Micro V, Kits de transmissão, bomba d’água, mangueiras de arrefecimento, entre outros equipamentos na Autonor 2023. A nova Micro V tem tecnologia High Efficiency, que melhora a eficiência e, também, deixa a instalação mais fácil. Esse componente é indicado para aplicação no sistema de acessórios dos motores dos veículos. Além disso, o componente tem um consumo menor de energia e de emissões de CO2. Já os kits de transmissão são compostos por correias e tensionadores e, em alguns casos, polias. Outros produtos apresentados pela empresa foram as bombas d’água para sistema de arrefecimento de veículos a combustão e elétricos e o PowerBand 2, entre outros.

A diretora de vendas da reposição automotiva, Keli Osako, ressalta que nos últimos anos a Gates vem trabalhando no desenvolvimento de produtos com alta tecnologia para acompanhar a evolução da frota brasileira, e em eventos como o da Autonor, é oportuno para a companhia apresentar esses resultados.

Keli Osako, diretora de vendas

A Sampel tem grande reconhecimento no setor automotivo. É uma empresa brasileira que fabrica componentes de metal borracha, como: bandejas, buchas de suspensão, suportes de amortecedor, suportes de câmbio, suportes de motor e kits para suspensão com tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados. A marca atende a rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas principais montadoras e sistemistas do mundo. Além de suas grandes parcerias no mercado nacional, a Sampel exporta para Ásia, África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. “A companhia está preparada para atender às novas demandas do mercado com um sistema logístico eficiente que garante estoque balanceado para atender com rapidez os nossos clientes”, explica o gestor comercial Arilio Júnior.

Arilio Junior, gestor comercial da Sampel

A Elring levou para a Autonor ferramentas e soluções automotivas. Entre as novidades estava a régua de desempeno do cabeçote e o raspador de selante, ferramenta ideal para retirar a cola de vedação sem que ocorra o risco de se danificar o bloco do motor. “Vale lembrar que o consórcio ElringKlinger já é um fornecedor confiável para seus clientes no desenvolvimento da mobilidade para o futuro. Motores de combustão aperfeiçoados, motores híbridos potentes ou tecnologias de células de combustível e de bateria ecológicas”, explica Viviane Segura, supervisora de marketing, acrescentando que o grupo tem desenvolvido continuamente sua linha de produtos associados a juntas para os motores de combustão cada vez mais complexos, a fim de sempre atender às demandas extremamente exigentes. No portfólio da empresa há soluções para a tecnologia de blindagem térmica e acústica e os produtos de plástico de alto desempenho PTFE, inclusive para setores fora da indústria automotiva.

Viviane Segura, supervisora de marketing 

A Kolbenschmidt (KS) e Pierburg participaram da Autonor com soluções para Euro 6 e para motores 3 cilindros. São itens mecatrônicos, componentes motor e sistemas para mobilidade, seguindo os novos conceitos de redução de emissão de poluentes. Para atender ao Euro 6, que regulamenta a emissão de poluentes dos motores a diesel, equivalente ao Proconve 8, que entrou em vigor em janeiro de 2023 no Brasil, a fabricante oferece, via matriz na Alemanha, diversos itens, como o conjunto motor (kit) para o Volvo D8K e para o Scania Motor DC13/DC16 Euro 6, bronzina de mancal e de biela para o DAF MX11 e conjunto motor (pistão + anel), entre outras aplicações. Já para atender aos motores 3 cilindros do segmento leve, tendência que traz eficiência e economia de combustível, conta com amplo portfólio de produtos já disponível no Brasil, entre eles, anéis de segmento, bombas de óleo e de combustível de alta pressão, bronzinas de biela e de mancal, conjunto motor PA (Pistão + Anel) e válvulas. O diretor geral de reposição para Américas Ulrich Gnaedinger reforçou no evento a qualidade dos produtos da marca e o avanço tecnológico. “Estamos alinhados com o futuro híbrido e elétrico, bem como com bombas variáveis. Atendemos oficialmente de 80 a 85% de marcas premium, e detalhes assim nos tornam cada vez mais eficientes”, explica o executivo.

Diretor geral de reposição para Américas Ulrich Gnaedinger

A Radnaq, empresa que desenvolve produtos químicos automotivos de última geração, garantia e qualidade comprovadas, levou para Autonor uma equipe composta por profissionais experientes e criativos tendo como compromisso único oferecer a seus clientes e parceiros novidades com o melhor custo-benefício. Para Katarina Polido, comercial da Radnaq, a participação da companhia em feiras é importante para o fortalecimento de contatos e fechamento de novos negócios. Entre os produtos disponíveis estão condicionadores de metais, aditivo de combustíveis, banho químico, fluidos de freio, limpeza de radiador, graxas, entre outros.

Karina Polido, vendas da Radnaq

O estande da Wega destacou uma enorme maquete. Com elementos de mesma proporção não havia quem não parasse para espiar a proposta montada pela gerente de marketing Thuanney Castro, que separou as atuações da Wega em diversos cenários: agro, marítimo, logístico, veicular, transporte pesado, entre outros. “Hoje, a Wega tem mais de 2.700 itens, sendo que cerca de 500 são voltados ao transporte de caminhões e ônibus. Agora, a nossa estratégia é atender ao mercado do agronegócio, de olho no crescimento do segmento”, explica Thuanney.

“Nossa presença de mercado está crescendo, e com essa evolução vem a necessidade de estar sempre mais próximo e dedicado ao nosso consumidor. A Wega Motors leva como conceito principal nas comunicações a troca completa dos filtros; nossos clientes precisam entender a importância da troca completa”, finaliza a executiva de marketing da companhia.

Thuanney Castro, executiva de marketing da Wega

A Vetor levou para a Autonor 2023 um catálogo composto por 5.000 peças. Entre os componentes estão os de arrefecimento, eletrobomba, ignição, injeção eletrônica, lâmpadas, palhetas, rolamentos, suspensão, transmissão, entre outros. Conforme visão de Adamo Zem, diretor geral, o evento é um convite ao fortalecimento das relações da indústria com a rede de distribuição e mecânicos. Para ele, todos os componentes oferecidos pela marca acabam se conversando e sendo mais fácil para a logística e aquisição. Outros destaques que foram lançados na feira são os terminais de direção, os compressores para ar-condicionado e a polia viscosa.

Adamo ZEM, diretor geral

Há 18 anos no mercado de autopeças, a AuthoMix, especialista nos segmentos leve, pesado e motos, levou para a AutoNor um portfólio de mais de 4.500 produtos. Dentre as inúmeras programações preparadas exclusivamente para a feira, a AuthoMix também realizou um show com Caju e Castanha, famosa dupla brasileira de embolada e de repente diretamente do estande.

Segundo Robledo Duarte, gerente de marca, o evento mostrou que o mercado voltou a reagir. “A gama dos nossos produtos atende às principais necessidades do varejista e dos mecânicos. Não à toa o nosso estande ficou repleto de visitantes interessados em conhecer os nossos negócios”, completa o gerente.

Robledo Duarte, gerente de marca

A Ranalle levou para a Autonor um catálogo completo com os seus produtos. “Desde a primeira edição de que participamos, em 1999, sempre tivemos o objetivo principal de criar um ambiente eficiente para a interação entre indústrias, distribuidores, aplicadores e clientes. E nessa edição a história não foi diferente”, explica Letícia Ranalle, diretora da companhia, acrescentando que a grande maioria dos visitantes da feira é composta por profissionais de oficinas e mecânicas. Portanto, eles buscam as últimas tendências, tecnologias e peças para melhorar seus serviços e atender às necessidades dos clientes. Os principais itens produzidos pela Ranalle são praticamente 1.000 itens entre polias, tensionadores, bombas e correias.

Leticia Ranalle, diretora da companhia

A Tecfil também apresentou novidades na Autonor, com destaque para sua linha de filtros de maior desempenho e apelo ecológico, a Ecoligna, produzida com um meio filtrante inovador, cujo diferencial tecnológico do material está em seu maior desempenho e apelo ecológico. Esses filtros são produzidos com resina à base de lignina – polímero proveniente de fonte renovável – que substitui materiais de origem fóssil, e uma redução de 18% na emissão de CO2 (durante o processo de fabricação), além de um ganho de 15% na eficiência de filtragem. Essa nova linha de filtros está sendo aplicada inicialmente nos filtros de óleo da Tecfil, que já atendem a mais de 4.000 modelos de veículos leves, pesados e motocicletas. Já as palhetas para limpadores traseiros e dianteiros atendem a mais de 210 aplicações. Para Plinio Fazol, gerente de marketing e de desenvolvimento de novos produtos, a fabricante vem ampliando a área e atuação e, ao mesmo tempo, fazendo produtos inovadores. Para fortalecer o relacionamento da feira, o executivo criou um happy hour com o objetivo de as pessoas concretizarem os contatos feitos durante o dia. “Buscamos um ambiente descontraído e de relaxamento para conversas do pós-feira. Assim, é possível descansar e, ao mesmo tempo, celebrarmos os resultados conquistados no dia”, explica o executivo.

Plinio Fazol, gerente de marketing e de desenvolvimento de novos produtos

A Continental levou à Autonor 2023 um amplo portfólio de produtos Automotive – SMY, ContiTech e Pneus. Entre os lançamentos expostos na feira destacaram-se os sensores de nível da Continental, cilindros-mestres e de roda ATE e a linha de molas pneumáticas. A divisão pneus levou a linha de pneus de passeio. ‘‘Trouxemos para a feira uma gama de produtos que representam a força inovadora da Continental, que tem know-how tecnológico. A Autonor é uma excelente oportunidade para reforçarmos que investimos em pesquisa e desenvolvimento para entregarmos inovação em mobilidade”, enfatiza Ricardo Rodrigues, diretor da Área de Negócios Smart Mobility do Grupo Continental do Brasil.

A Bosch apresentou novidades, tendências e soluções envolvendo autopeças para veículos leves e pesados, equipamentos de teste e softwares de diagnóstico e serviços dentro do conceito “Peças, Diagnósticos & Serviços para Oficinas” durante a Autonor 2023. Seguindo o mesmo padrão de qualidade e tecnologia dos equipamentos originais, a Bosch disponibiliza uma ampla e diversificada gama de componentes que cobre mais de 80% da frota circulante no Brasil, envolvendo veículos de passeio, ônibus e caminhões. Produtos para linha de elétrica, iluminação, palhetas, baterias e linha diesel, além de produtos como freios, filtros e velas estarão expostos no estande. Já na área de diagnósticos, visando garantir reparos mais assertivos e ágeis para atender às demandas das oficinas, a Bosch também apresentou equipamentos de teste, que conta com scanners como o KTS 590, que atua em conjunto com o software ESI[tronic] 2.0 e analisa as unidades de comando de mais de 90 mil modelos de veículos de 125 marcas diferentes e o KTS Truck, um scanner que fornece informações técnicas, esquemas elétricos, indicações de serviço e reparação integrados ao software. Além disso, o equipamento conta com atualização constante e conexão via Bluetooth de até 30 metros.

A empresa de equipamentos e elevadores Emaster apresentou uma bancada móvel especialmente desenvolvida para o dreno de lubrificantes. Outro modelo apresentado foi o carrinho especialmente desenvolvido para o reparo de câmbios. Na parte de elevadores, pórtico para 3 toneladas e 4 toneladas. “Vale dizer que a Emaster é a única fabricante do país a oferecer esse tipo de equipamento. O restante é produzido fora do Brasil. Com isso, é possível dizer que conseguimos oferecer um melhor pós-vendas e uma entrega eficiente”, explica o CEO da companhia, Flavio Fornasier. “Com fabricação, tecnologia e desenvolvimento próprios, já são mais de 30.000 equipamentos instalados, possuindo em sua carteira clientes como a concessionária Aston Martin e montadoras como Renault, Honda e Hyundai, o que confere a você, cliente, a segurança necessária sobre a estabilidade e renome da empresa no mercado.”

Flavio Fornasier, CEO da Emaster elevadores

Os componentes de filtragem estiveram em alta na Autonor. A Hengst, por exemplo, levou todo o catálogo para apresentar na feira, entre eles o módulo Euro 6, norma de emissões estabelecida pela União Europeia para veículos a motor. Ela define limites rígidos para a quantidade de poluentes que os veículos podem emitir, com foco em reduzir óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas. Vale lembrar que esses componentes desempenham um papel crucial na redução das emissões de poluentes e no cumprimento das regulamentações ambientais. Eles ajudam a minimizar a liberação de substâncias nocivas no ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. Sem contar com a defesa da “saúde do motor”. Outro destaque da marca foram os filtros de transmissão e lubrificantes.

Marcelo Schroeder, Tássia Safanelli e Rodrigo Amado.

A Raven mostrou na Autonor a sua linha de scanner e de ferramentas especiais. “É importante estarmos aqui para podermos orientar os clientes com informação, visto que notamos uma carência muito grande nessa região. Estamos aqui para orientar sobre o melhor produto e a melhor solução para a oficina do mecânico. Participamos da Autonor desde o início e percebemos que a feira e o seu público vêm evoluindo com o tempo”, afirma Valdecy Dias, vendas da Raven. Esses sensores são cruciais para garantir que o motor opere de maneira eficiente, mantendo a mistura na proporção correta para a condição de operação atual. Isso não apenas otimiza o desempenho do motor, mas também ajuda a reduzir as emissões de poluentes.

 

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