Especialista da empresa alerta que o uso desse componente de baixa qualidade ou não compatível com o veículo provoca aumento do consumo de combustível e emissões de poluentes
A Niterra anunciou o lançamento de novos sensores MAP (Manifold Absolute Pressure) da marca NTK. O sensor MAP tem a função de medir a pressão absoluta do coletor de admissão, dado este que é fundamental para o correto funcionamento do sistema de injeção.
“Quando o sistema de injeção aplica a estratégia chamada “speed density”, é por meio de sua informação que ele irá definir a massa de ar que está ingressando no motor”, explica o consultor de assistência técnica da Niterra do Brasil, Hiromori Mori. “Com esse dado, o módulo de injeção irá realizar o cálculo da massa de ar que está ingressando no motor e, uma vez determinada a massa de ar, é calculada a massa de combustível que deverá ser injetada”, completa.
Mori alerta que o uso de sensores MAP de baixa qualidade ou não compatíveis com o veículo interfere diretamente nesse cálculo, provocando aumento do consumo de combustível e emissões de poluentes.
De acordo com o profissional, efetuar a substituição do sensor MAP é relativamente simples. “Um cuidado muito importante é verificar possíveis entradas de ar falso provocadas por juntas e vedadores com problema”, alerta. “A entrada de ar falso altera sensivelmente a leitura do sensor MAP”.
Outro ponto necessário é observar eventuais problemas mecânicos e elétricos no motor, como motor fora de sincronismo, compressão, regulagem de válvulas e tensão de alimentação do sensor, entre outros.
O maior risco de conduzir um veículo com sensores MAP defeituosos ou danificados, está relacionado a falhas de funcionamento do motor, que, além do desconforto, podem gerar imprevistos na condução do veículo. “Nos motores turbo, em que o sensor indica a pressão sobre a alimentação, erros na leitura do componente podem ocasionar excesso de pressão que leva a danos ao motor”, afirma Mori.
Para manter os sensores MAP em bom estado de funcionamento, é recomendado garantir que a manutenção do veículo está em dia, verificar o nível do óleo lubrificante do motor e sempre utilizar o óleo específico. “A melhor prática é que, durante as revisões periódicas, o consumidor solicite ao seu mecânico de confiança a checagem do correto funcionamento do sistema de injeção”, conclui Mori.
The post NTK têm novos sensores MAP appeared first on Revista O Mecânico.
NTK têm novos sensores MAP Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário