quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Lubrificante correto para Pulse e Fastback híbridos: veja qual usar

Modelos são equipado com motor T200 1.0 turbo

Os SUVs Fiat Pulse e Fastback híbridos, que contam com o motor turbo T200 1.0, demandam atenção especial na escolha do lubrificante adequado para garantir desempenho e durabilidade, assim como todos os motores. Vale lembrar que esse conjunto motriz, que foi lançado em 2021, atualmente está presente em outros modelos da Stellantis como Strada, Citroën C3, C3 Aircross, Basalt, Peugeot 208 e 2008. Além disso, essa motorização tem requisitos técnicos específicos que precisam ser observados no momento da troca de óleo.

Lubrificante Recomendado para o Motor T200

O lubrificante recomendado pela Fiat para o motor turbo T200 Flex é o Mopar MaxPro Synthetic com viscosidade SAE 0W-30. Este óleo sintético atende à norma FCA 9.55535-GSI, exigida para este motor turbo flex.

Caso o Mopar MaxPro Synthetic 0W-30 não esteja disponível, o dono do veículo pode optar por um óleo com características semelhantes: viscosidade SAE 0W-30, totalmente sintético, com especificação ACEA C2 e que também atenda à norma FCA 9.55535-GSI. Entre as alternativas disponíveis no mercado que atendem essas especificações estão o Shell Helix Ultra ECT 0W-30 e o Motul 8100 Eco-Clean 0W-30.

Desempenho e Economia de Combustível

Equipados com o motor T200 1.0 turbo de até 130 cv e transmissão CVT de sete velocidades, o Pulse e o Fastback híbridos oferecem um sistema híbrido leve que promete reduzir o consumo em até 10%, conforme dados do Inmetro. Com gasolina, o Pulse pode alcançar 14,4 km/l e o Fastback, 13,9 km/l. Já com etanol, o consumo do Pulse é de até 10,3 km/l e do Fastback, 9,8 km/l. Em termos de emissões, os SUVs apresentam redução de aproximadamente 17% de CO2.

Sistema Híbrido Bio Hybrid: Funcionamento

O sistema híbrido leve dos Fiat Pulse e Fastback conta com um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Este sistema, chamado de dual-battery, utiliza uma bateria de chumbo-ácido de 68 Ah e uma bateria de íon de lítio de 11 Ah, ambas de 12V. Esse arranjo permite que o motor elétrico forneça torque adicional ao motor de combustão e energia para carregar as baterias, gerando até 4 cv de potência.

Para coordenar o uso das duas baterias, o sistema inclui o módulo de comutação Dual-Battery Switch Module (DBSM), que gerencia a conexão e a carga das baterias de acordo com as estratégias da central eletrônica, otimizando o desempenho e a eficiência energética dos veículos.

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