quinta-feira, 14 de novembro de 2024

MTE-Thomson lança linha de sensores de nível do líquido de arrefecimento

Veja todas as novidades e os tipos de sensores que a marca disponibiliza no aftermarket

A MTE-Thomson anuncia o lançamento de sua nova linha de sensores de nível do líquido de arrefecimento. Este lançamento é direcionado tanto para veículos leves quanto pesados, atendendo ao mercado de reposição.

O sistema de arrefecimento é composto por vários componentes essenciais, incluindo o fluido de arrefecimento, radiador, ventoinha ou eletro ventilador, reservatório de expansão, bomba d’água, além de mangueiras, tubos, válvulas e sensores. Cada um desses componentes desempenha uma função específica para garantir que o motor permaneça em sua temperatura de trabalho ideal. O fluido de arrefecimento, por exemplo, é responsável por absorver o calor gerado pelo motor e dissipá-lo no ar através do radiador.

Dentro deste sistema, o sensor de nível de arrefecimento, conhecido como CLS (Coolant Level Sensor), monitora continuamente a quantidade de fluido de arrefecimento no sistema, alertando qualquer insuficiência que possa comprometer a integridade do motor.

Em veículos modernos, o sensor de nível de arrefecimento está integrado à central eletrônica do veículo (ECM), permitindo que o sistema tome medidas preventivas, como ativar um modo de emergência, reduzir a potência do motor ou até mesmo desligá-lo para evitar danos.

Tipos de Sensores

Os sensores de nível de arrefecimento são classificados em três tipos principais: boia ou chave magnética, resistivo e capacitivo. Cada tipo utiliza um método distinto para detectar o nível do fluido, garantindo precisão e confiabilidade nas medições.

Sensor de Boia ou Chave Magnética: Este tipo de sensor utiliza uma boia que flutua no fluido de arrefecimento. Quando o nível do líquido cai abaixo do mínimo, a boia desce, acionando uma chave magnética que altera o circuito elétrico, enviando um alerta ao sistema do veículo.

Sensor Resistivo: Funciona com base na condutividade elétrica do fluido de arrefecimento. Dois eletrodos submersos no líquido fecham o circuito elétrico. Quando o nível do fluido está abaixo do especificado, o contato elétrico se abre, sinalizando uma falha.

Sensor Capacitivo: Este sensor utiliza um campo elétrico ao redor de um eletrodo. A capacitância muda conforme o nível do fluido varia, permitindo que o sensor detecte quando o nível está abaixo do ideal.

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