Limpeza, ferramentas adequadas e uso de fluido de freio são algumas das recomendações
As pastilhas de freio desempenham um papel crucial no sistema de frenagem, são responsáveis pela redução da velocidade do veículo ao gerar atrito com o disco de freio. A Fras-le recomenda algumas orientações para o momento da substituição das pastilhas de freio.
Limpeza
É necessário limpar o disco, principalmente na pista de atrito e retificá-lo se for necessário em ambas as faces. Já para retirar a sujeira da pinça, o mecânico pode usar uma escova de aço, enquanto o pó de carbono deixado pela usinagem deve ser removido com álcool industrial.
Etapas do procedimento
Recuar o pistão do conjunto com ferramenta adequada, abrindo o parafuso sangrador, permitindo, assim, inserir a pastilha sem forçá-la. Trocar os reparos das pinças, caso os pistões estejam engripados.
As pastilhas devem ser trocadas por eixo, observando também as condições das molas e, quando comprometidas, trocá-las. Sempre utilizar fluido de freio recomendado pela fabricante do veículo.
Cuidados após a troca das pastilhas de freio
Verificar a pressão de freio e fazer o pré-assentamento, executando 6 a 8 frenagens de 60 km/h até 40 km/h e mais 6 a 8 frenagens de 40 km/h até a parada total do veículo.
Utilização suave dos freios nos primeiros 300 quilômetros
Deve-se recomendar ao motorista do veículo que use o freio com moderação para perfeito assentamento entre material de atrito e disco nos primeiros 300 quilômetros rodados.
The post Cuidados necessários para troca de pastilhas de freio appeared first on Revista O Mecânico.
Cuidados necessários para troca de pastilhas de freio Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário