quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Cinco dicas para a troca do interruptor de pressão de óleo no carro

 

Um dos itens mais importantes nos motores atuais que tem muita tecnologia embarcada são os sensores e a eletrônica que monitora temperatura, pressão e resistência mecânica. Dentro desse contexto, os interruptores de pressão de óleo são fundamentais pois detectam de forma antecipada falhas no motor e “avisam” o sistema para que seja feita a verificação em um mecânico de confiança. Sua correta aplicação, manutenção preventiva e substituição em tempo hábil são ações que preservam a integridade do motor do veículo e evitam prejuízos ao motorista.

Esses componentes são responsáveis por monitorar a pressão do óleo lubrificante do motor e, ao detectar que a pressão do óleo lubrificante está abaixo do mínimo especificado para o motor, atua como um sistema de alerta através do acendimento da luz de óleo no painel, ajudando a prevenir falhas graves no motor bem como o desgaste prematuro de peças internas. O motorista deve estar sempre atento e o mecânico, durante uma revisão preventiva, também deve verificar em scanner ou de forma tradicional, o funcionamento desses componentes.

 

NTK / Reprodução

 

Nos casos em que a substituição se faz necessária, a escolha por peças de alta qualidade e com especificações adequadas é indispensável. Para assegurar o pleno funcionamento do sistema de lubrificação e a precisão na leitura dos dados, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK recomenda as seguintes práticas de verificação do interruptor de pressão de óleo:

1- Realizar a manutenção do veículo regularmente, com foco nas trocas de óleo e filtros nos prazos recomendados. Esses cuidados preservam o funcionamento eficiente do sistema de lubrificação.
2- Utilizar o óleo lubrificante especificado pela montadora, de acordo com as exigências do motor. Isso garante a viscosidade e aditivos de proteção adequadas aos componentes internos.
3- Verificar a existência de vazamentos de óleo no motor, especialmente em conexões, retentores e vedadores. Pequenos vazamentos podem causar queda de pressão, devido ao nível baixo do lubrificante e comprometer o desempenho.
4- Monitorar o nível do óleo periodicamente, com o motor frio e o veículo em superfície plana. Uma checagem simples que ajuda a evitar falhas por falta de lubrificação.
5- Aplicar o interruptor de pressão correto para a motorização do veículo, conforme especificação técnica. Cada sensor possui uma calibração específica para a pressão mínima exigida.

 

Sintomas de falha

 

Quando a luz de óleo acende no painel, nem sempre a indicação é de falha no interruptor. O comportamento pode ser um sinal de alerta para problemas como a falta de óleo, a presença de lubrificante fora da especificação, deficiência na bomba de óleo, baixa pressão do óleo lubrificante ou de obstruções causadas por borra.

 

Internet / Reprodução

 

Entretanto, vazamentos, entupimentos causados por resíduos metálicos ou borras e ressecamento da membrana são indicativos de que o componente deve ser substituído. Impactos causados por acidentes e envelhecimento natural também comprometem sua integridade.“A instalação adequada e o torque correto, conforme especificado pelo fabricante do motor, são essenciais para o funcionamento eficiente do interruptor. Também é preciso fazer a substituição após a retífica do motor, pois resíduos metálicos do desgaste anterior podem comprometer sua integridade e operação”, afirma Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra.

 

The post Cinco dicas para a troca do interruptor de pressão de óleo no carro appeared first on Revista O Mecânico.


Cinco dicas para a troca do interruptor de pressão de óleo no carro Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário