O Adaptive Cruise Control, ou ACC, já está se popularizando no mercado brasileiro; confira como ele funciona
Cada vez mais comum nos veículos à venda no mercado brasileiro, o ACC (Adaptive Cruise Control) é uma evolução do controlador de velocidade, não só mantendo a velocidade, mas também ajustando automaticamente a distância do veículo à frente. Antes presente apenas em carros de luxo, hoje, o ACC já equipa, por exemplo, o compacto VW Nivus.
Por isso, a própria Volkswagen lista as principais informações que consumidores e mecânicos precisam saber sobre o sistema de auxílio à condução.
Funções
O sistema possui duas funções básicas: manter a velocidade a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens.
Assistente, não motorista
É importante esclarecer que o ACC não invalida as ações do motorista, que permanece no controle do veículo e deve estar atento à condução e à via. Ele não é um recurso de direção autônoma.
Frenagem automática
O ACC é capaz de frear o veículo sozinho para manter a distância pré-estabelecida do veículo à frente, contudo, ele não atua como frenagem de emergência em caso de uma colisão iminente. Por isso, nos modelos da Volkswagen, ele sempre acompanha o Front Assist, sistema que – esse sim – freia o veículo automaticamente em uma situação de risco, independente da velocidade que o carro estiver. A fabricante explica que, no caso do Nivus, o ACC pode ser acionado a partir de 30 km/h.
Distância mínima
Ao selecionar a distância que o motorista pretende manter do veículo à frente, o sistema do ACC já traz uma distância mínima de segurança. Ou seja, ele impede que o condutor ande “colado” no carro da frente.
Radar faz a leitura do tráfego
O equipamento faz uma varredura do trânsito e identifica, por exemplo, se um veículo entrou na frente do carro. Ele então envia as informações para a central eletrônica que, a partir desses dados, toma as decisões de frear ou acelerar.
Pensado para o uso veicular
De acordo com a Volkswagen, esse radar foi projeto especificamente para as necessidades do ambiente viário, sejam ruas, avenidas ou estradas. É por isso que ele é capaz de detectar veículos parados ou em movimento.
Existe diferença?
A VW alerta que nem todos os sistemas são iguais, de modo que um possa oferecer mais recursos que o outro. Na própria linha de produtos, o Taos, por exemplo, terá a função ‘Stop & Go’, que faz o carro parar completamente caso o veículo à frente também pare, retomando a velocidade assim que o veículo adiante voltar a acelerar.
Já no caso do Nivus, a VW explica que, quando o carro à frente começa a frear e reduzir a velocidade, o ACC faz o carro baixar a velocidade automaticamente até os 20 km/h. Porém, a partir desse ponto, o sistema alerta o motorista e ele necessariamente precisa assumir o controle.
Nada de ultrapassagens pela direita
Por segurança, caso o motorista mude para a faixa da direita e tente fazer uma ultrapassagem a velocidades acima de 80 km/h com o ACC ligado, o sistema faz a leitura da situação e não realiza a manobra. Para fazer essa ultrapassagem, o motorista terá que assumir o controle e pisar no acelerador para, assim, desabilitar momentaneamente o ACC.
Como desligar o ACC?
Caso você não saiba, basta tocar no pedal de freio ou pressionar a tecla ‘Cancel’ no volante – no caso dos modelos da VW – para desligar o sistema. Com isso, ele entende que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.
E pisar no acelerador desativa o ACC?
Não, essa ação não desativa o ACC. Ao pisar no acelerador, o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Por isso, nessa manobra o ACC ficará inativo brevemente, mas voltará a ligar assim que o motorista tirar o pé do acelerador.
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