quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cobreq usa itens reciclados na produção de materiais de fricção

Cobreq

Os materiais de fricção Cobreq empregam de resina e borracha a materiais reciclados como fibra de vidro e fibra de celulose

 

A Cobreq lembra que as lonas de freio como conhecemos hoje foram criadas em 1897, feitas a base de cintas de pelos de animais e algodão. Em 1908, chegou o tecido de amianto, que se tornou base para o material de fricção nas seis décadas seguintes devido à sua grande resistência a temperatura, flexibilidade, propriedades de fricção e compatibilidade com resinas e outros ligantes.

“O desenvolvimento da tecnologia dos materiais de fricção contribuiu muito para a segurança de automóveis, caminhões e todos os tipos de máquinas móveis em todo o mundo durante muitos anos. Entretanto o desenvolvimento de materiais com foco na eliminação do amianto exigiu a utilização combinada de tecnologias de diversas indústrias, dentre elas a indústria da metalurgia e de compósitos de borracha foram os principais contribuidores para essa necessária mudança. Foram décadas de evolução até chegarmos à qualidade que existe hoje no mercado”, diz Thiago dos Santos Angélica, responsável por formulações no mercado de reposição da TMD Friction.

Devido aos riscos à saúde causados pelo amianto, estudou-se o uso de substitutos como fibra de vidro, fibras minerais, fibras metálicas e, mais recentemente, fibras de carbono e sintéticas. “A Cobreq foi pioneira na indústria nacional de autopeças, lançou em 84 a primeira pastilha de freio livre de amianto para o Ford Escort”, lembra.

Atualmente, os produtos da Cobreq utilizam mais de 220 matérias-primas, como resina, metais, borracha, abrasivos, lubrificantes, cargas além de insumos ecológicos e reciclados como fibra de vidro, fibra de celulose, borracha reciclada, cavaco e material de atrito. Thiago ressalta que o uso de insumos como Carbeto de Silício e Aramida são essenciais para a durabilidade e excelência no funcionamento dos mesmos.

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