- A análise SOWT (ou FOFA, na sigla em português) é uma metodologia de trabalho que objetiva tirar ideias do papel para colocar em prática. Por isso, ela funciona como uma espécie de plano de ações, dividido em etapas e com diferentes dimensões para serem consideradas ao mesmo tempo.
Utilizada principalmente por empresas recém-criadas, que estão entrando no mercado, a análise SOWT pode ser empregada também por grandes corporações e para o desenvolvimento pessoa, por exemplo. Conheça a análise SWOT, veja o que é e como implementar ela no dia a dia de uma empresa.
O que é análise SOWT (FOFA)?
A expressão “SOWT” é uma sigla em inglês das palavras strengths (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). A partir desses quatro itens, desenvolve-se a análise SWOT. Isso porque essa metodologia de ação considera os ambientes internos e externos para considerar quais são as oportunidades, as fraquezas, a força e as ameaças de um empreendimento.
Nesse contexto, o ambiente interno é a própria corporação e os seus processos internos. Deve-se analisar a experiência da equipe, o capital disponível, os conhecimentos e as habilidades de cada um dos membros. Ao mesmo tempo, há o cenário externo, que diz respeito a questões que fogem do controle da empresa, campo que possui ameaças e oportunidades.
Quem deve fazer a análise SOWT (FOFA)?
Como vimos, a FOFA é uma ferramenta de gestão, que considera diversos aspectos e dimensões, por isso, é comum as pessoas pensarem que ela deve ser desenvolvida pelos gestores.
No entanto, a ferramenta é simples e o recomendado é que ela seja elaborada pelos profissionais que vivem o dia a dia da empresa, nas diferentes áreas. Assim, deve-se ter em mente que cada profissional pode contribuir compartilhando dizendo como é a própria realidade e rotina dentro da organização.
Em uma empresa de grande porte, uma opção existir um representante de cada área para falar sobre as dores e as necessidades do próprio setor, além dos gestores, que podem contribuir com uma perspectiva global sobre o negócio e o cenário externo.
Como fazer uma análise SOWT (FOFA)?
Agora que você já conhece a análise SOWT e suas vantagens, fica a pergunta: “como implementá-la na minha empresa?”. De modo geral, podemos adiantar que sua aplicação é bastante simples, sendo esse um dos motivos pelos quais a FOFA é tão conhecida e utilizada.
Confira, a seguir, um passo a passo de como aplica a análise SWOT (FOFA) na sua empresa:
1. Realize um brainstorm
Nessa etapa, mais importante do que dados e estudo precisos, são as percepções de quem vive o cotidiano da empresa. Por isso, reúna a equipe e realiza um brainstorm sobre os itens que compõe a análise SWOT.
Os dados e estudos mais detalhados são importantes, mas devem ser desenvolvidos em outro momento, pelas equipes de marketing ou de gestão, conforme a necessidade.
Em relação ao brainstorm, um aspecto importante para o seu sucesso é ser honesto quanto as próprias fortalezas e potencialidades. Isso porque uma percepção muito otimista pode gerar frustração com os resultados obtidos.
Ao mesmo tempo, uma perspectiva pessimista pode causar desânimo de imediato. Então, o segredo é ser assertivo quanto às potencialidades e às fraquezas.
+ Chegue ao topo com esses 10 cursos MBA em Finanças
+ 5 pós-graduações mais procuradas em Finanças
2. Conheça a empresa
A análise de “forças” e “fraquezas”, os “Fs” do “FOFA”, deve considerar o aspecto interno da empresa. Conhecer a própria organização é fundamenta para traçar uma estratégia de sucesso.
Os critérios a serem considerados mudam de acordo com o negócio e suas necessidades. Por exemplo, para uma loja física o ponto comercial (localização) é um aspecto fundamental, já para um e-commerce essa característica não se aplica.
Confira, abaixo, alguns itens que devem ser avaliados nessa etapa:
- localização da empresa: é próxima dos fornecedores ou dos clientes?
- tempo de mercado: já está há bastante tempo no mercado ou é recém-criada?
- reputação: possui uma boa reputação ou precisa ser construída?
- recursos humanos: qual é o nível de experiência da equipe? E o perfil sócio emocional?
- recursos financeiros: há caixa disponível, dívidas, qual é a situação?
- marketing: há uma equipe de marketing?
- gestão: os gestores são próximos dos liderados? Há um alinhamento entre as equipes?
- capacidade de operação: estamos trabalhando no limite ou há margem para uma maior carga de trabalho?
- materiais e equipamentos: os materiais são adequados ou precisam ser adaptados?
Como dito, as características a serem analisadas mudam de uma empresa para outras. Por isso, analise bem sua empresa e monte a lista do que precisa ser analisado. Uma ideia é montar a lista na etapa anterior, durante o brainstorm com a equipe.
+ 5 cursos para quem gosta de Finanças
Com a lista em mãos, é necessário saber quais são os norteadores, isto é, quais características uma empresa do setor precisa reunir para ser líder no setor. A partir dessa identificação é possível perceber o que precisa ser melhorado e o que precisa ser divulgado.
3. Análise de cenário
A empresa não é uma bolha no mundo, ou seja, o que acontece fora dela a afeta direta ou indiretamente. Por isso, realizar uma boa análise de cenário externo auxilia na identificação de “oportunidades” e “ameaças”, o “O” e o “A” do “FOFA”.
Nessa etapa, deve-se identificar quais são os fatores externos importantes, que podem impactar a empresa ou o projeto, e o que será feito em relação a essa situação.
+ 10 melhores cursos de Administração EaD, segundo o MEC
Como o mundo externo é mundo amplo, uma dica é separá-lo em “microambiente”, que diz respeito ao que está mais próximo e diretamente ligado com a empresa, e o “macroambiente”, que possui relação com fatores além da empresa e do seu setor de atuação.
Veja alguns exemplos de itens que podem ser considerados em uma análise de microambiente:
- Clientes e público;
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Substitutos.
Veja alguns exemplos de itens que podem ser considerados em uma análise de macroambiente:
- Índices macroeconômicos;
- Demografia;
- Aspectos naturais (falta de matéria prima, catástrofes, etc).
+ Descubra quanto é a mensalidade de Administração
4. Organize a matriz
Com as informações acima em mãos, é possível organizar a matriz da análise SOWT, que é um quadro que permite uma visualização fácil e rápida dos itens levantados e discutidos.
Veja, abaixo, um exemplo de matriz de análise SOWT:
Fatores Positivos | Fatores Negativos | |
Fatores Internos | Strengths (força) | Weaknesses (fraquezas) |
Fatores Externos | Oportunities (oportunidades) | Threats (ameaças |
5. Estude a viabilidade
Com a matriz da análise SOWT pronta é possível analisar se o projeto é viável, se as oportunidades são concretas, se as ameaças são superáveis, se o cenário externo é favorável e se o cenário interno viabiliza a execução. Desse modo, deve-se analisar a viabilidade do que foi proposto a partir do cruzamento das informações levantadas.
Nessa etapa, deve-se também traçar objetivos que devem ser alcançados e planos para viabilizar o desejado.
+ Administração ou Processos Gerenciais, qual curso fazer?
6. Coloque em prática
Com a matriz SOWT completa, o projeto pronto e a análise SWOT realizada, é chegada a hora de colocar a mão na massa! No caso, tirar a ideia do papel e colocar em prática.
Afinal, o cenário interno e externo foram considerados, além das oportunidades e fraquezas. Com o plano de ações desenhados e os objetivos definidos, resta colocar a ideia em prática e fazer as adaptações conforme a necessidade.
O que é análise SOWT (FOFA)?
Análise SOWT (FOFA) é uma estratégia de plano de ação que deve ser considerada pelas empresas para analisar a viabilidade de um projeto
O que é a matriz da análise SOWT (FOFA)?
A matriz é a relação dos itens e aspectos que devem ser analisados pela análise SOWT (FOFA).
Como implementar a análise SOWT na minha empresa?
Veja o passo a passo de como implementar a análise SOWT em uma empresa
Análise sowt: veja o que é e como implementar Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário