Neste Dia Nacional do Fusca, aproveite para conferir dicas de manutenção e preservação dos carros clássicos
Hoje, dia 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Se você também é um apaixonado pelos carros clássicos – e inclusive tem algum na garagem -, a Motul lista cinco dicas para ajudar a cuidar do seu clássico.
A primeira dica, claro, é manter as revisões periódicas em dia. E se notar ruídos, antecipe a visita ao mecânico, pois podem ser sinais de problemas. Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil, lembra ainda que carburador, sistema de freios e pneus também demandam bastante atenção, pois sofrem com degradação acelerada quando ficam parados por muito tempo.
“O veículo clássico tende a rodar menos que o veículo de uso diário, por isso as revisões devem ser feitas de acordo com essa condição, normalmente sendo regrada por tempo e não quilometragem”, alerta. E mesmo se o veículo ficar parado, os fluidos devem ser trocados de acordo com os prazos estabelecidos no manual do veículo, ainda que não atinja a quilometragem rodada.
Também é importante ligar o carro e colocá-lo para rodar regularmente, pois isso garantirá a lubrificação das peças. “Em muitos casos é conveniente deixar o motor funcionando por um tempo para garantir que a viscosidade dos fluidos seja ideal para que cumpram sua função. É uma forma de evitar danos e aproveitar o momento para ficar atento a qualquer anormalidade de funcionamento antes de sair rodando”, explica Recio.
A terceira dica é exatamente redobrar a atenção se o veículo ficar muito tempo parado. O especialista orienta que o filme lubrificante do motor, por exemplo, deve ter capacidade superior de adesão para que perdure por mais tempo, evitando assim corrosão e assegurando uma partida eficaz.
Na hora da lavagem do veículo, cuidado com a pressão dos jatos de água, que pode deslocar vedações e acabamentos, levando a infiltrações. Por fim, a quinta e última dica é manter o veículo em um local protegido do sol e da chuva. Porém, se você pensou nas capas, cuidado. Elas também podem causar danos à pintura devido ao atrito, além de aumentar o acúmulo de umidade. Nesse caso, mantenha a garagem bem ventilada.
Para atender os veículos clássicos, a Motul conta com a linha Classic, que oferece óleos de motor exclusivos para cada aplicação. De acordo com a empresa, há desde monoviscosos minerais, de baixo poder detergente, até semissintéticos multiviscosos, com médio poder de detergência.
The post Motul dá dicas para conservar carros clássicos appeared first on Revista O Mecânico.
Motul dá dicas para conservar carros clássicos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário