Com a finalidade de evitar incômodos ou barulhos quando o motorista aciona o pedal de freio, foi desenvolvido um sistema antirruído que consiste em uma chapa metálica revestida de borracha nitrílica, fixada nas pastilhas para criar uma barreira isolante entre a pastilha de freio e a pinça, ajudando a evitar vibrações.
Existem no mercado pastilhas de freio que possuem antirruído e as que não têm esse dispositivo, o que não interfere em nada na performance. Segundo Luciano Costa, gerente da Jurid, fabricante de pastilhas, o antirruído tem como função absorver a vibração e reduzir o ruído na hora da frenagem.
Costa comenta também que é preciso considerar que algum nível de ruído pode surgir no momento em que os freios são acionados devido ao atrito que ocorre entre a pastilha e o disco. “Quando a pastilha de freio encontra o disco, ocorre o contato natutral e consequentemente as vibrações, podendo a ação se transformar em ruído”, explica.
O antirruído também ajuda a evitar a transmissão de calor da pastilha de freio para a pinça e outros componentes. Assim, o desempenho da frenagem aumenta porque o calor é minimizado e não afeta os componentes do sistema, como fluido, lubrificantes e peças móveis.
The post Como funciona as pastilhas de freio com antirruído? appeared first on Revista O Mecânico.
Como funciona as pastilhas de freio com antirruído? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário