Deixar uma equipe engajada e manter um bom funcionário no quadro de colaboradores pode ser um dos melhores caminhos para prestar um bom serviço ao cliente e aumentar os lucros
Uma das grandes preocupações dos proprietários de oficinas mecânicas é saber como manter um bom funcionário em seu quadro de colaboradores. Trabalhar com bons funcionários pode ser sinônimo não só de uma clientela feliz, mas também de uma rentabilidade maior no fim do mês. Mas a grande pergunta que fica é a seguinte: como cativar e desenvolver um talento na oficina?
Para começar o assunto, precisamos falar sobre os principais problemas que podem levar um funcionário a pedir demissão. Segundo a especialista em gestão de oficina mecânica, Amanda Medeiros, a falta de atualização profissional dos donos das oficinas em relação a gestão é um dos principais motivos que causam a saída de um bom funcionário. “Muitos donos de oficinas hoje não se atualizaram para os tempos modernos, boa parte trabalha com o conceito de ser chefe e não líder”.
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Outro grande vilão para a perda de funcionários é a falta de planejamento financeiro, já que muitas vezes os proprietários contratam um colaborador e não conseguem oferecer um salário equiparado e atualizado com as necessidades mercadológicas. Dessa forma, o profissional que em muitos casos possui bastante experiência, acaba se desmotivando por não enxergar perspectivas de crescimento na hierarquia da empresa em que trabalha.
Como motivar um funcionário?
Para Amanda, um bom caminho para motivar é entender o que o colaborador pretende oferecer para empresa e como ele pode ser útil para a companhia. “É necessário muito alinhamento e engajamento para que o dono consiga puxar o funcionário para crescer junto da oficina. Afinal, o negócio só vai acabar deslanchando com o engajamento dos funcionários, ele não vai crescer sozinho”, afirma a especialista.
Outro ponto importante para manter um profissional motivado é conhecer o perfil comportamental dele. É preciso saber exatamente quais as habilidades da pessoa, o que ele faz de melhor e aquilo que ele gosta de fazer. Dessa maneira, o serviço será realizado de uma forma mais assertiva e, consequentemente, oferecerá resultados positivos para a oficina.
Liderança x chefia
Um importante ponto a ser abordado quando o assunto é a retenção dos funcionários na oficina é a liderança. Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho e o mundo passaram por profundas transformações que mudaram, entre outras coisas, o relacionamento entre líderes e colaboradores. Se no passado a melhor forma para alcançar objetivos era pressionar a equipe até mais do que deveria e não conversar, nos dias atuais, a falta de diálogo pode trazer problemas e resultados ruins para a gestão da empresa.
Para Amanda, é cada vez mais necessário o diálogo dentro da oficina para alcançar bons resultados. “Às vezes o colaborador está desmotivado, mas não fala isso ao líder. O dono da oficina precisa começar a conversar com os funcionários, muitos proprietários possuem esse bloqueio e não conversam com a equipe”, afirma Amanda. Ainda segundo ela, pequenas atitudes como essa podem melhorar muito o ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados da empresa.
Outro ponto importante a se trabalhar dentro de uma oficina mecânica é o fato do dono vestir a camisa da empresa junto com os funcionários. Quando o colaborador enxerga que seu líder trabalha junto com a equipe, ele pode se motivar ainda mais e entregar resultados mais satisfatórios.
Segundo Amanda, “nessa parte de liderança ele precisa ser um exemplo, não adianta ele cobrar que o colaborador dele não chegue atrasado e ele também chegar. Não adianta ele falar para limpar o pátio se ele não limpa. Se você quer ser visto como inspiração, é preciso ser um exemplo”.
Como contratar um funcionário parceiro para sua oficina?
Grande parte da culpa da rotatividade está no processo seletivo equivocado. Problemas como falta de avaliação de perfil, contratação por afinidade ou economia na hora de ofertar o salário, podem render dores de cabeça e algumas situações desagradáveis no futuro.
Para Amanda, a saída para evitar esse tipo de problema é fazer as contratações através de profissionais especializados. “O ideal é contratar por meio de uma agência de recrutamento e seleção, pois já vem um perfil filtrado para o dono da oficina com os melhores candidatos. Essa agência faz as entrevistas, executa os testes para verificar as aptidões do candidato e também realiza conversas mais apuradas para conhecer melhor o candidato”, diz Amanda.
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