Meu nome é Murilo Barbosa, sou mecanico industrial a 20 anos.
A minha paixão por mecanica vem desde de molequinho, hoje tenho 43 anos e com muita experiencia dessa área maravilhosa, então decedi fazer algo bem bacana... compartilhar tudo que eu sei com vocês.
O 4º Congresso Brasileiro do Mecânico terá a presença de mais uma montadora para falar de temas técnicos, com inscrições GRATUITAS e online para você assistir de qualquer lugar
Confirmada a palestra com a GM durante o 4º Congresso Brasileiro do Mecânico, a ser realizado no dia 24 de outubro no formato 100% online, para que os mecânicos e demais profissionais do setor de manutenção possam acompanhar de qualquer parte do Brasil. A palestra será ministrada por Fabio Soares, Engenheiro-Chefe Assistente na GM-América do Sul da nova família de motores CSS-Prime (Onix/Tracker).
Com experiência nesta mesma função nos motores SGE e Fam-I, Fabio é formado em Engenharia pela FEI, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. Ele começou na empresa como estagiário em 2004, sendo o responsável pelo sistema eletrônico de gerenciamento de motores em diversas aplicações, tornando-se o engenheiro-líder destes componentes na região.
A palestra terá início às 16h no primeiro grande evento do segmento 100% online. Se você ainda não garantiu a sua vaga, não deixe para amanhã antes que as vagas se esgotem. As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas pelo site. Será um dia inteiro de muito conteúdo técnico, palestras e a oportunidade de interagir em tempo real com os especialistas de montadoras e autopeças.
O evento contará ainda com estandes virtuais, em que o visitante poderá conhecer os produtos e lançamentos das empresas participantes, além de interagir em tempo real com os profissionais via chat ou forum em cada estande. Entre as empresas confirmadas estão: Continental/VDO, Delphi Technologies, Gates, Gauss, KYB, Mahle, Nakata, NGK, Sabó, SKF, Tecfil, Texaco, Total Lubrificantes e Volkswagen.
As inscrições são GRATUITAS e as VAGAS ESTÃO ACABANDO! Se você ainda não garantiu a sua, inscreva-se hoje mesmo no site http://congressodomecanico.com.br.
4º CONGRESSO BRASILEIRO DO MECÂNICO Quando: sábado, 24 de outubro de 2020 Onde: Transmissão ao vivo pela internet Inscrição: Gratuita Saiba mais:congressodomecanico.com.br
Novas lonas de freio atendem o caminhão Foton Citytruck 10–16, destinadas aos eixos dianteiro e traseiro
A Cobreq, marca da TMD Friction, lança lonas de freio para atender caminhões da marca Foton, modelo Citytruck 10–16. Os novos códigos são 0278T e 0279T, para eixo dianteiro e traseiro.
Segundo a empresa, as lonas de freio foram desenvolvidas com a mais alta performance, proporcionando resistência a altas temperaturas e peso de carga. “Através do nosso investimento em pesquisa e tecnologia conseguimos não só atender as demandas do mercado como trazer inovações para os motoristas, prezando sempre pela qualidade e segurança”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction.
Empresa foi reconhecida pela terceira com o Prêmio de Inovação da Nissan pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas de câmeras
A ZF recebeu o Nissan Global Supplier Innovation Award 2020 de Inovação pelo desenvolvimento de sua tecnologia de câmeras Tri-cam, a primeira câmera inteligente de três lentes desenvolvida para o mercado automotivo. Segundo a empresa, a Tri-cam é compatível com a tecnologia de direção autônoma ProPILOT 2.0 da Nissan no Nissan Skyline.
“Agradecemos à Nissan por este prestigioso prêmio e pela oportunidade de contribuir com sistemas inovadores como o ProPILOT 2.0. A ZF espera continuar a ajudar a desenvolver e apoiar tecnologias avançadas de segurança e direção automatizada para montadoras globais”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.
A ZF destaca que este é o terceiro Prêmio de Inovação recebido em reconhecimento por seus desenvolvimentos de tecnologia de câmera para a Nissan, desde 2014. A Tri-Cam faz parte da família de câmeras S-Cam4 da ZF e adiciona uma lente teleobjetiva para recursos aprimorados de detecção de longa distância e uma lente “olho de peixe”, para detecção aprimorada de curto alcance com um campo de visão mais amplo.
Outro benefício é o seu design mecânico compacto e flexível, que a torna a menor câmera inteligente com múltiplas lentes disponível atualmente no mercado.
As lojas online estão se espalhando cada vez mais pela internet. Muitas pessoas veem nas plataformas digitais uma oportunidade de começar o tão sonhado negócio próprio.
A preocupação pela saúde e qualidade de vida, por usa vez, é uma tendência entre o cotidiano da população que chegou com força no e-commerce.
Continue lendo para saber o quanto essa área é rentável para o mercado e suas vantagens!
Por que apostar no e-commerce?
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para 2020 é que as vendas online tenham um lucro de R$106 bilhões, o que representa um crescimento de 18% com relação ao no anterior.
O relatório Webshoppers, o mais amplo levantamento sobre e-commerce do Brasil, mostrou que as vendas online no setor de Saúde, Cosméticos e Perfumaria foi responsável por 15% do total de vendas feitas online no país, em 2018.
Em tempos de pandemia, a compra online de produtos de cuidado pessoal e perfumaria cresceram 54,3%; já o volume de vendas de produtos para cabelo apresentaram um crescimento de 4,8%, enquanto a venda de produtos para tratamento de pele aumentaram 11,5%. É o que aponta a pesquisa Nielsen Total Store Read.
Esse dados mostram que o consumo de produtos e serviços voltados para a saúde, além de pacotes de procedimentos estéticos, tem aumentado mesmo antes das medidas de isolamento. O que faz dessa área uma ótima oportunidade de negócio na internet.
A seguir, confira algumas vantagens do e-commerce para a área da saúde!
Baixo custo operacional
Uma das grandes vantagens de se montar uma loja virtual é o baixo custo operacional. Isso porque, o empreendedor não irá precisar direcionar o orçamento com o aluguel de imovel, reformas, além de contar com uma equipe reduzida em comparação com a loja física.
Por esse motivo, o custo inicial para começar a funcionar é menor. Você precisará investir apenas em um site bem estruturado, suporte online, estoque de produtos, taxas de envio e ações de Marketing Digital.
Então, se uma loja de materiais odontológicos, por exemplo, quiser focar no digital ela poderá oferecer produtos para uma variedade maior de procedimentos, como implante dental e lente de contato dental.
Funcionamento em tempo integral
No e-commerce você não precisa se preocupar com o horário de funcionamento, os seus produtos ou serviços ficam disponíveis para compra 24 horas por dia.
Isso significa que os clientes poderão acessar a sua plataforma para conferir os produtos/serviços e conferir detalhes de entrega a qualquer momento do dia ou da noite e de qualquer lugar.
Poder de alcance
Essa é uma vantagem básica não só do e-commerce, mas também da internet como um todo. Por meio das ferramentas digitais é possível que falemos com pessoas de outras cidades, estados e, até, de países distantes.
Essa premissa é potencializada no e-commerce. Se as lojas físicas se limitavam a atender pessoas de suas redondezas, no caso das lojas virtuais essa barreira não existe.
É possível fazer negócios com clientes de quase todos os lugares, já que tudo é feito pelas plataformas digitais. Isso aumenta as chances de melhorar os resultados da sua loja.
Além disso, é muito mais fácil abrir uma franquia em outro estado ou país utilizando a rede e distribuição desses lugares. Sendo assim, a loja do exemplo anterior pode começar a vender materiais para prótese sobre implante dentário a dentistas da Bahia, Rio Grande do Sul, Estados Unidos ou Alemanha.
É importante, no entanto, tomar cuidado com as legislações de cada lugar.
Informações sobre os produtos
Dentro do comércio eletrônico você pode dar ao cliente informações mais detalhadas sobre um produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, vídeos, preço, frete, entre outros.
Assim, você não precisa perder tempo repetindo várias vezes a mesma coisa para cada cliente e pode mudar o status de disponibilidade dos produtos em tempo real.
Facilidade em criar anúncios
Atualmente, o Marketing Digital tem sido uma forma rápida, barata e com maior alcance de divulgar empresas e marcas, seja qual for o segmento.
Você pode criar anúncios para o seu e-commerce e lançá-los rapidamente na rede. Isso significa mais economia, já que você não precisa gastar dinheiro com impressões de materiais.
É possível, por exemplo, mostrar para as pessoas que procuram pelo termo aparelho invisível preço, anúncios odontológicos enquanto elas navegam por sites e redes sociais, o que aumenta as chances de elas quererem fechar negócio.
Outra vantagem aqui é que você pode analisar os resultados das suas campanhas em tempo real, podendo mudar as estratégias rapidamente.
Análise de resultados
E por falar em análise de resultados, essa é uma das principais vantagens do e-commerce. Por meio de sistemas de análise de dados você poderá ter uma visão geral do desempenho do seu negócio e de cada processo.
Tráfego no site, taxa de retorno, faturamento mensal, volume de transações e ticket médio são apenas alguns exemplos de informações que podem ser consultadas pelo computador de forma rápida e eficiente.
Esses dados são cruciais para a tomada de decisões e a sobrevivência do negócio.
Atendimento personalizado
Outra vantagem do e-commerce que está relacionada ao levantamento de dados é a possibilidade de estudar o perfil do seu consumidor por meio de pesquisas direcionadas.
Quando você sabe exatamente a formação do seu público fica mais fácil personalizar o atendimento de forma a criar uma melhor experiência de compra para o cliente. Dessa forma, ele não só ficará satisfeito como voltará a comprar com você.
Além disso, o trabalho de marketing se torna mais assertivo e as taxas de conversão e fidelização aumentam.
Oportunidades de venda
E por fim, vem o mais importante: as vendas. O objetivo de todo o empreendedor, seja ele dono de um negócio físico ou digital, é vender mais, certo? Bom, com o e-commerce esse objetivo é alcançado e ultrapassado.
Atualmente, cada vez mais pessoas estão preferindo comprar pela internet ao invés de ir até a loja física. Sendo assim, quem não oferece essa opção perde dinheiro e clientes.
Outro fator que faz essa vantagem ainda maior é que com uma loja virtual você não tem limite de espaço o que te permite atender vários clientes ao mesmo tempo.
Comece o seu e-commerce
Viu como o e-commerce é promissor? Esse novo modelo de negócio não é mais o futuro do mercado, ele é o presente! Por isso, está se tornando cada vez mais difícil manter um negócio próspero sem contar com uma loja virtual.
Muitas empresas, inclusive, deixaram de atender presencialmente e outras várias que fazem muito sucesso no mercado nasceram da internet.
Quando se trata da saúde essa é uma oportunidade de levar inovações, bons produtos e serviços a pessoas que talvez não saberiam da sua existência de outra forma.
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.
Mudança é permitida, porém deve seguir algumas normas para que o condutor não leve multa ou prejudique o sistema do veículo
Lâmpadas automotivas são um assunto que hora ou outra está nas rodas de conversas de mecânicos e motoristas. Atualmente, o assunto em alta é a troca de lâmpadas halógenas por LEDs. Mas a pergunta é: essa troca é permitida? A resposta é sim e não. O sim é em casos que o motorista esteja disposto a arcar com o processo de modificação do carro, que geralmente não é tão rápido.
Segundo a legislação em vigor, a troca da tecnologia de iluminação no veículo deve constar na documentação do veículo. É necessário regulamentar a troca junto aos órgãos oficiais de trânsito, conforme dispõe o artigo 4º da resolução 292 do Contran de 2008. Esse processo pode durar semanas, pois depende da aprovação do Detran a respeito da modificação e do pagamento de possíveis débitos.
Logo, práticas como chegar na oficina e pedir a troca de lâmpadas halógenas por LEDs do dia para noite, sem nenhuma mudança na documentação, pode até trazer uma agilidade momentâneo ao motorista, mas o condutor fica exposto a multa de R$ 195,23 por ser uma infração grave e a retenção do veículo para regularização.
A gerente de Marketing da Lumileds para América Latina, Juliana Gubel, explica que, ao decidir trocar a tecnologia das lâmpadas, o motorista deve se preocupar também com a qualidade do componente que será instalado. “Se a lâmpada em LED adquirida for de boa qualidade e o proprietário do veículo realizar o processo de regularização junto aos órgãos competentes, não haverá manutenção. Isso porque a tecnologia LED, ao contrário das lâmpadas halógenas, não sofre desgaste e, portanto, traz durabilidade superior, de até oito anos, com baixíssimo consumo de energia”.
Outro ponto sobre a migração para um sistema de iluminação em LED é a respeito do veículo em si. Em alguns casos, como por exemplo no SUV Jeep Renegade, mesmo que o motorista queira fazer corretamente a troca, o sistema do carro pode não identificar essa mudança e ficar alertando no painel como se o farol estivesse queimado. Segundo Juliana Calvo, da oficina Mixauto Center Tatuapé, “modelos como Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade em suas versões para PCD (Pessoa com Deficiência) não trazem a tecnologia LED de fábrica e quando se faz a troca do sistema de iluminação, o sistema do veículo não reconhece. Porém, há no mercado adaptadores que podem ajudar o sistema do carro nessa identificação”.
A partir de 1º de janeiro de 2021 entrará em vigor resolução 667 de 2017, do Contran, que proíbe a alteração das lâmpadas do veículo por outras que não sejam iguais a de fábrica. Por isso, se você pensa em colocar lâmpadas LED no veículo, tem que se ainda este ano, de 2020, pois em poucos logo mais tipo de alteração estará proibida, tal qual é atualmente vetado o uso de lâmpadas xênon, exceto em modelos que vem de fábrica com essa configuração.
Novos cubos de roda atendem veículos das marcas Hyundai, Kia, Honda, General Motors e Ford
A Nakata amplia sua linha de freios com o lançamento de cubos de rodas para 19 modelos das marcas Hyundai, Kia, Honda, General Motors e Ford. São eles: Hyundai HB20, Veracruz e Santa Fe; Kia Picanto, Sorento, Cerato e Soul; Honda Civic, City e Fit; Chevrolet Cobalt, Onix, Prisma, Spin (de 2017 a 2020) e Tracker; e Ford EcoSport, Focus, Edge e Fusion.
De acordo com a Nakata, os produtos atendem veículos de diversas datas de fabricação, sendo possível conferir o catálogo eletrônico pelo site https://www.catalogonakata.com.br/informativos.
Vale lembrar que o cubo de roda é um dos itens de segurança no veículo, sendo responsável por fazer com que a junta homocinética transmita o torque para as rodas do veículo. Por isso, fazer uma verificação de seu estado na hora da manutenção é fundamental.
Novos Aquecedores Indutivos da NSK foram desenvolvidos para aumentar a vida útil e facilitar a instalação dos rolamentos
A NSK amplia seu portfólio com os novos Aquecedores Indutivos, desenvolvidos para aumentar a vida útil dos rolamentos e permitir a montagem da peça em qualquer local. Oferecendo uma forma rápida, eficiente e segura na instalação do componente, os produtos proporcionam praticidade na montagem em eixos onde o anel interno é instalado com interferência. De acordo com a empresa, conforme essa parte da peça é aquecida no processo, ocorre uma pequena dilatação do aço, o que elimina o esforço do operador.
Os Aquecedores Indutivos se destinam a mecânicos e instaladores de rolamentos, buchas, engrenagens e os mais diversos tipos de peças. O objetivo, segundo a empresa, é oferecer tecnologia para os profissionais que precisam de agilidade com segurança e qualidade na prestação de serviços.
São quatro modelos:
EHP-06: Adequado para peças até 150mm de furo, carcaça em inox com pintura microtexturizada;
EHP-ST07: Equipamento leve, de fácil transporte, pesa 3kgs, carcaça em material ABS;
EHP-MN08: Adequado para peças até 80mm de furo, pesa 12kgs, fácil transporte, muito utilizado em oficinas mecânicas e assistências técnicas de motores, carcaça em inox com pintura microtexturizada;
EHP-LB09: Adequado para rolamentos de médio e grande porte. Adequado para peças até 400mm de furo e de até 120kgs, carcaça em inox com pintura microtexturizada; Fabricados com a mais alta tecnologia de microprocessamento, os equipamentos NSK apresentam diversas vantagens, como: fácil manuseio, uso em rolamentos blindados e convencionais, e aquecimento da peça de maneira uniforme e controlada.
Gerente de Desenvolvimento de Produto da PSA fará palestra no 4º Congresso Brasileiro do Mecânico; o evento será online e as inscrições são gratuitas
Se você ainda não garantiu a sua vaga, corra porque o 4º Congresso Brasileiro do Mecânico – em versão 100% online – está um sucesso de inscrições. Nesta edição, você poderá acompanhar pela internet de qualquer parte do Brasil, incluindo a palestra com o tema “Motor Puretech 1.2″, a ser apresentada porPauloSilva Pereira, Gerente de Desenvolvimento de Produto da PSA.
Primeiro grande evento do segmento 100% online, o Congresso Brasileiro do Mecânico está com as inscrições GRATUITAS. Basta se cadastrar pelo site. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, com um dia inteiro de muito conteúdo técnico, palestras e a oportunidade de interagir em tempo real com os especialistas de montadoras e autopeças.
O evento contará ainda com estandes virtuais, em que o visitante poderá conhecer os produtos e lançamentos das empresas participantes, além de interagir em tempo real com os profissionais via chat ou forum em cada estande. Entre as empresas confirmadas estão: Continental/VDO, Delphi Technologies, Gates, Gauss, KYB, Mahle, Nakata, NGK, Sabó, SKF, Tecfil, Texaco, Total Lubrificantes e Volkswagen.
As inscrições são GRATUITAS e as VAGAS ESTÃO ACABANDO! Se você ainda não garantiu a sua, inscreva-se hoje mesmo no site http://congressodomecanico.com.br.
4º CONGRESSO BRASILEIRO DO MECÂNICO Quando: sábado, 24 de outubro de 2020 Onde: Transmissão ao vivo pela internet Inscrição: Gratuita Saiba mais:congressodomecanico.com.br
São três opções de mochilas e três opções de bolsas para ferramentas para mecânicos, além de cinto e coldre de cinto
Para facilitar o dia a dia dos mecânicos, a Tramontina PRO lança uma linha de mochilas, bolsas e cintos que permitem carregar as ferramentas com cuidado e praticidade. São três opções de mochilas com capacidades para 20, 26 e 35 litros, feitas de nylon e com base reforçada em PVC. Elas possuem bolsos laterais e compartimento interno fechado por zíper. O modelo maior conta ainda com rodinhas e alça de transporte extensível para carregar ferramentas mais pesadas.
Há também três opções de bolsas nos tamanhos 12″, 16″ e 22″, também produzidas em nylon com base injetada em PVC, bolsos laterais e compartimento interno. Os três modelos possuem alça de ombro com engates metálicos. Já o cinto para ferramentas é indicado especialmente para eletricistas, com bolsos para armazenamento de ferramentas, além de regulagem e engate rápido.
Produzido em nylon, o coldre de cinto é ideal para parafusadeiras, além de possuir compartimento para armazenamento e transporte de outros componentes. Há também um cordão ajustável e cinta de fixação com engate plástico.
SUV de sete lugares, o Caoa Chery Tiggo 8 traz baterias da Heliar para lidar com toda a tecnologia embarcada
A Heliar informa que fornece as baterias para o novo Caoa Chery Tiggo 8 Turbo GDI. As baterias são produzidas pela Clarios em sua fábrica de Sorocaba/SP. fornecendo para o grupo Caoa no mercado brasileiro desde 2007.
Com espaço para sete ocupantes, o Tiggo 8 é equipado com o motor 1.6 turbo de 187 cv. Entre os equipamentos, traz multimídia com tela de 10,25”, painel de instrumentos digital com tela de 102,3’, carregador de smartphone por indução, câmera 360°, sensor de ponto cego, faróis full-LED, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento e ar-condicionado digital de duas zonas. Segundo a Heliar, toda essa tecnologia embarcada demanda uma bateria premium.
O gerente comercial de Equipamentos Originais da Clarios, José Rubens Galdeano, destaca que a parceria com a CAOA existe há 13 anos pela confiança que a montadora deposita nos produtos da marca. “A Clarios sempre foi o fornecedor local exclusivo para os veículos Hyundai produzidos pela Caoa, e agora temos planos de ampliar nosso fornecimento para os seus veículos marca Caoa Chery, através de nossa relação colaborativa com o grupo, sempre oferecendo nosso vasto conhecimento em baterias e suas aplicações em veículos”, afirma.
O Poupatempo é um dos programas mais eficazes implementados pelo governo de São Paulo. Há mais de 20 anos, o Poupatempo simplifica a vida do cidadão, desburocratizando a prestação de serviços públicos, como a emissão de documentos – um serviço lento em muitos casos no Brasil. Com mais de 70 unidades de atendimento espalhadas pela região paulista, a população tem acesso a uma gama de serviços presenciais, e também online, por meio do aplicativo Poupatempo Digital.
Você já ouviu falar no programa Poupatempo?
Criado em 1996 pelo governo de São Paulo, em parceria com a Prodesp, o programa concentra diferentes serviços nas suas unidades.
Com as unidades físicas do Poupatempo fechadas desde março, em função da pandemia, o governo de São Paulo decidiu aprimorar os canais digitais do programa.
Por oferecer atendimento e diversos serviços online, o aplicativo digital do programa também se popularizou.
Afinal, em tempos de distanciamento social, poder resolver pendências sem sair de casa não tem preço.
E o melhor é que o Poupatempo é totalmente gratuito.
Recentemente, o programa lançou uma cartilha com informações sobre os serviços digitais oferecidos atualmente.
Nele, são esclarecidas dúvidas frequentes dos cidadãos e condutores nesse período de quarentena.
Pensando em facilitar seu acesso às informações sobre os serviços do Poupatempo, preparei este guia sobre o programa.
Quer saber quais serviços são oferecidos pelo app do Poupatempo e como agendar a sua demanda?
Então, leia este artigo até o final.
Tenho certeza de que isso facilitará a resolução das suas pendências neste momento de mudanças.
Neste artigo, você verá:
O que é o Poupatempo
Como o Poupatempo pode agilizar sua rotina
Quais demandas podem ser solicitadas nos totens do Poupatempo
Lista de endereços das unidades físicas do Poupatempo
Como agendar atendimentos nos postos do Poupatempo (normalmente e durante a quarentena)
Quais serviços são prestados pelo Poupatempo
Boa leitura!
O Que é o Poupatempo?
O Poupatempo é um programa de prestação de serviços apartidários. Ele foi implantado no ano de 1997, no estado de São Paulo.
Seu público-alvo é o cidadão brasileiro que procura por informações confiáveis e serviços públicos eficientes e ágeis.
Como o próprio nome indica, a ideia do programa é, de fato, poupar o tempo da população, agilizando solicitações burocráticas.
A criação do Poupatempo, sem dúvida, facilitou a prestação de serviços burocráticos no estado mais populoso do país.
Por isso, as unidades Poupatempo reúnem diferentes demandas em um só lugar.
O programa disponibiliza, em um mesmo local, mais de 400 serviços direcionados ao público em geral.
CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano)
Instituto de Identificação
Há mais de 70 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Aqui, você saberá onde elas estão localizadas.
Assim, poderá encontrar a unidade mais próxima da sua casa. Também explicarei a você como utilizar os serviços do programa durante a pandemia.
Mais de 4 milhões de pessoas são atendidas todo mês nas unidades do Poupatempo.
Quer saber mais sobre o programa e como ele pode facilitar sua rotina?
Na próxima seção, falarei a respeito disso.
Vantagens do Poupatempo: Como o Programa Pode Agilizar Sua Rotina
Conforme o portal do Poupatempo, os serviços oferecidos pelo programa alcançaram 99% de aprovação dos usuários nos últimos 4 anos.
Esses dados são de pesquisas anuais de satisfação, realizadas pela empresa P2A Gestão em Informação.
Pela 4ª vez consecutiva, o atendimento à população é o critério mais apontado pelos usuários para o índice elevado de aprovação.
Entre os 2 últimos meses de 2018, 7.300 pessoas foram entrevistadas em todas as unidades do Poupatempo.
A mesma pesquisa revelou que o sistema de agendamento pelos canais digitais melhorou o atendimento nos últimos 3 anos.
Os serviços do Poupatempo são os mais bem avaliados do governo de São Paulo.
De acordo com outra publicação do site do Poupatempo, o atendimento nos postos é bastante satisfatório.
Uma nova pesquisa englobou 53 pontos de atendimento, distribuídos em todo estado de São Paulo, tendo, ao todo, a participação de 4.610 usuários.
Foi graças ao seu atendimento diferenciado ao público, que o programa, já em 2015, comemorava a duplicação do número de postos de atendimento.
Em 2010, o Poupatempo contava com 25 unidades e, em 2015, com 64. Hoje, já existem mais de 70 postos de prestação de serviços.
Acompanhe, na sequência, o número de usuários do programa.
Mais de 10 milhões de pessoas já usaram os totens do Poupatempo
Em publicação no site do Poupatempo, o programa comemorou o sucesso da implantação do autoatendimento.
O serviço de autoatendimento é disponibilizado nos totens instalados em unidades do Poupatempo, estações de metrô, estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), shoppings e supermercados.
O funcionamento dos equipamentos é similar ao dos caixas eletrônicos dos bancos. Dessa forma, o próprio usuário pode acessar o serviço de sua necessidade.
Isso agiliza bastante o procedimento, já que é possível resolver vários serviços do programa diretamente nos totens e na hora.
Por exemplo, se o usuário já estiver cadastrado no sistema biométrico, o autoatendimento nos totens permite a solicitação da 2ª via do RG e da CNH.
Os documentos solicitados por autoatendimento são entregues na casa do usuário.
É possível consultar gratuitamente a situação da CNH e imprimir certidão de prontuário do documento, o qual fornece todo o histórico de conduta do motorista.
Na certidão de pontos da CNH, por exemplo, o condutor pode consultar a pontuação constante em sua habilitação.
Outro serviço disponibilizado pelos totens do Poupatempo é a impressão gratuita e instantânea de Atestados de Antecedentes Criminais.
Também é possível agendar dia e hora para atendimento em uma das 72 unidades fixas do programa.
De acordo com informações do site do Poupatempo, existem mais de 100 totens disponibilizando autoatendimento.
Desse total, 84 estão instalados em unidades mais procuradas do Poupatempo; o restante, em pontos fora dos postos.
Na próxima seção, saiba quais demandas podem ser solicitadas por autoatendimento e como usar os totens.
Quais Demandas Podem Ser Solicitadas Nos Totens do Poupatempo?
É importante saber que nem sempre o atendimento presencial é indispensável.
Há serviços que podem ser solicitados nos equipamentos de autoatendimento das unidades.
O passo a passo para solicitar serviços de autoatendimento consta no próprio site do Poupatempo.
No entanto, para facilitar sua busca, explicarei os procedimentos para resolver algumas das demandas mais comuns.
Saiba como fazer seu próprio atendimento por meio dos totens do Poupatempo.
Mas, fique tranquilo, pois normalmente há um orientador para auxiliar no uso do equipamento, caso seja necessário.
Também listarei os endereços onde os totens estão localizados, na próxima seção.
Agora, veja alguns dos serviços disponíveis.
Obter Atestado de Antecedentes Criminais
Essa é uma demanda gratuita, que pode ser resolvida de forma instantânea.
É preciso apenas digitar o número do RG e data de expedição.
Obter Certidão de CNH
Também gratuito e instantâneo, é só digitar o número do CPF e fazer a biometria.
Consultar Débitos e Restrições de Veículos
Também de forma gratuita e instantânea, basta digitar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Obter 2ª via da CNH
Você pode obter, digitando o número do CPF. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e na hora.
O documento será enviado ao seu endereço via Correios.
Trocar a PPD pela CNH definitiva
Digite o número do CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de crédito, e o documento será enviado para o seu endereço pelos Correios.
É possível que alguns equipamentos solicitem a verificação digital para liberar a emissão de determinados documentos.
Se você tiver problemas com a emissão automática, precisará marcar atendimento para resolver a questão.
Nesse caso, considerando a suspensão das atividades atualmente, será preciso entrar em contato por telefone ou por um dos canais digitais da unidade.
Como você pode ver, resolver suas demandas com o Poupatempo é mais simples do que parece e muito mais rápido.
Em função da pandemia, os serviços presenciais do Poupatempo foram paralisados. E o retorno das atividades nas unidades físicas depende de análise do governo estadual.
Sem previsão de reabertura na maioria das cidades, o governo de São Paulo lançou o aplicativo Poupatempo para driblar as restrições de atendimento.
Mais adiante, falarei sobre ele.
É importante saber, de qualquer modo, que também será possível ser atendido pessoalmente quando os serviços voltarem ao normal.
Por meio de agendamento, você poderá escolher o serviço desejado e o local de atendimento.
Será emitido um protocolo, que deverá ser levado no dia do atendimento.
A seguir, veja a lista de endereços (dentro do estado de São Paulo) em que os totens estão localizados e saiba qual das unidades fica mais próxima de você.
Lista de Endereços Das Unidades Físicas do Poupatempo
CAPITAL
CPTM Barra Funda – Av. Auro Soares de Moura, 664 – Barra Funda
CPTM Engenheiro Goulart – Av. Assis Ribeiro, 3500 – Cangaíba
CPTM Grajaú – Rua Giovanni Bononcini, 77 – Parque Brasil
CPTM Itaim Paulista – Rua Rafael Correia da Silva, 13 – Jardim Aimoré
CPTM Jaraguá – Estrada de Taipas, s/n – Jardim São João
CPTM Pinheiros – Rua Capri, 145 – Pinheiros
CPTM Tamanduateí – Rua Guamiranga, 600 / Av. Presidente Wilson, 4841 – Vila Independência
CPTM Tatuapé – Rua Catiguá, 174 – Tatuapé
Descomplica SP – São Miguel Paulista – Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – Vila Jacuí
Detran Armênia – Av. do Estado, 900 – Bom Retiro
Metrô Ana Rosa – Rua Domingos de Morais, 505 – Vila Mariana
Metrô Jabaquara – Rua dos Jequitibás, 80 – Jabaquara
Metrô Paraíso – Rua Vergueiro, 1465 – Vila Mariana
Metrô Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173 – Canindé
Metrô Vila Prudente – Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 – Vila Prudente
Mooca Plaza Shopping – Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Mooca
GRANDE SÃO PAULO
CPTM Franco da Rocha – Rua Cavalheiro Angelo Sestini, 200 – Vila Artur Sestini – Franco da Rocha
PoliShopping – Rua Dom Pedro II, 178 – Centro – Guarulhos
Shopping ABC – Av. Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda – Santo André
Não é preciso passar nos balcões do Poupatempo para solicitar os serviços mencionados acima, ou para efetuar pagamentos de taxas com cartão de débito.
Ou seja, se o seu maior problema é a falta de tempo, esse tipo de atendimento é ideal para você.
Também é possível agendar atendimento presencial, como eu disse anteriormente.
Veja como fazer isso a seguir.
Como Agendar Atendimentos Nos Postos do Poupatempo
Caso você prefira ir pessoalmente a um dos postos de atendimento do Poupatempo, é aconselhável agendar a data e hora do seu atendimento.
Isso garantirá a agilidade no atendimento e serviço solicitados.
Com o agendamento prévio do atendimento e dependendo do caso, você poderá sair do posto já com o documento em mãos.
Por exemplo, se você pretende renovar a sua CNH, no Poupatempo, esse serviço é realizado com muita agilidade.
Isso porque o cidadão pode optar por realizar o exame físico e mental no próprio posto.
E esses procedimentos podem acontecer no mesmo dia do atendimento agendado, acelerando, assim, a emissão e a entrega do documento.
Se você pretende agendar atendimento em um dos postos do Poupatempo, veja, a seguir, como proceder em um passo a passo simples.
Como agendar atendimento no Poupatempo?
Você poderá agendar seu atendimento gratuito no Poupatempo do estado de São Paulo, acessando o site Agenda SP.
Antes do agendamento, faça seu cadastro na plataforma, inserindo as informações solicitadas. Em seguida, marque o dia e a hora do atendimento.
Você será, então, apresentado aos serviços prestados pelo programa que necessitam de agendamento.
É só clicar na demanda correspondente a sua necessidade e concluir o agendamento conforme as orientações da página.
Durante a pandemia, além dos serviços digitais do portal, também está disponível o aplicativo Poupatempo Digital.
O app é gratuito, e está disponível para os sistemas Android e iOS. Por meio dele, é possível ter acesso a mais de60 serviços eletrônicos.
Na seção seguinte, você verá uma lista com diversos serviços oferecidos pelo programa.
Quais Serviços São Prestados Pelo Poupatempo?
É importante destacar que houve mudanças na prestação dos serviços disponibilizados pelo programa devido ao fechamento das unidades.
Nesse sentido, o portal Poupatempo reúne as perguntas mais frequentes em relação à prestação de serviços durante a quarentena.
Dúvidas como “Como renovar minha CNH?” ou “Como entrar com recurso em caso de seguro-desemprego negado?” são respondidas na seção Perguntas Frequentes.
Dessa forma, fica muito mais fácil resolver um problema específico.
Veja, abaixo, a lista de serviços mais populares disponíveis no Poupatempo.
● Adição ou alteração de categoria da carteira de motorista
● Atestado de Antecedentes Criminais – pode ser feito online
Para ver a relação completa de serviços disponíveis no Poupatempo e a documentação exigida, acesse o sitehttps://www.poupatempo.sp.gov.br/.
É importante buscar informações específicas no site, pois, dependendo do serviço solicitado, alguns postos poderão exigir o agendamento, enquanto outros não.
Uma última informação importante: o Poupatempo, junto com o DETRAN SP, entregará documentos pelos Correios para auxiliar no isolamento social.
As entregas começarão no dia 20 de julho (segunda-feira), e incluem o envio de documentos como RG e CNH.
Conforme o governador de São Paulo, João Dória, serão entregues 130 mil carteiras de identidade e 65 mil carteiras de habilitação inicialmente.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu o programa Poupatempo.
Apresentei as vantagens que o programa oferece, como, por exemplo, a agilidade no atendimento e o fácil acesso aos serviços.
Você viu que, desde sua criação, o Poupatempo vem crescendo rapidamente, devido à qualidade e à eficiência dos serviços que disponibiliza.
Você soube que, atualmente, o Poupatempo oferece, ao público em geral, mais de 400 tipos de serviços.
Agora, você sabe que o autoatendimento disponibilizado nos diversos totens do Poupatempo, espalhados pelo estado de São Paulo, é ágil e eficaz.
Aprendeu, em um passo a passo, como usar o serviço de autoatendimento dos totens e onde encontrá-los.
Além disso, viu que, para ir pessoalmente a um dos postos do Poupatempo, é necessário realizar um agendamento prévio.
No entanto, como você viu, durante a pandemia é importante entrar em contato para saber como proceder, já que os postos de atendimento estão fechados.
Por fim, você conheceu a lista dos principais serviços do programa Poupatempo.
Você gostou deste artigo? As informações foram úteis para você? Ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentário abaixo!
E, se possível, compartilhe este artigo com outras pessoas. Assim, elas também poderão usufruir das facilidades do Poupatempo.
O novo texto da NR 12 teve uma boa recepção. Isso porque ele torna essa norma muito mais clara, facilitando a aplicação das medidas sem reduzir a segurança nos trabalhos com máquinas.
No entanto, as alterações feitas nesse normativo têm impactos bastante significativos no âmbito das indústrias. Se você quer entender quais foram esses impactos, não deixe de ler esse artigo!
Os objetivos das alterações da NR 12 que podem impactar indústrias
Em linhas gerais, podemos dizer que são vários os objetivos dessa NR que podem causar impactos nas indústrias.
No entanto, esses impactos podem ser considerados positivos, pois facilitam a implementação de máquinas e equipamentos.
Entre os objetivos das alterações da nr 12, podemos mencionar a ideia de tornar o texto da norma mais claro, preciso e enxuto.
De fato, além de propiciar mais facilidade na leitura, essas alterações também reduziram a quantidade de exigências referentes à segurança em máquinas e equipamentos.
Ademais, as mudanças na NR 12 foram pensadas para harmonizar as exigências dessa norma com os normativos internacionais e nacionais, o que torna a implementação de máquinas e equipamentos muito mais simples.
Não se pode esquecer que essas mudanças propiciaram uma adequação da Norma Regulamentadora nº 12 às novas tecnologias, especialmente à automação industrial.
Com todas essas alterações, o Governo Federal tem como objetivo incentivar o investimento das indústrias em inovação e fomentar o crescimento da produção.
Nos tópicos a seguir, falaremos em mais detalhes sobre os impactos das mudanças da NR 12 sobre as indústrias. Confira!
Impacto #1: Mais facilidade para cumprir as medidas de segurança
Conforme já mencionamos, a mudança da NR 12 permite às indústrias se adequarem com mais facilidade às exigências de segurança referentes a máquinas e equipamentos.
De fato, além de o novo texto da norma ser mais claro e evitar ambiguidades, o número de itens a serem observados foi reduzido de maneira significativa.
Se o texto antigo possuía 1080 itens, a reformulação da NR 12 conta com 713 itens.
Evidentemente, todas essas mudanças tanto simplificam a leitura do texto, quanto evitam que as indústrias implementem soluções de segurança de maneira equivocada.
Essa também é uma forma de reduzir prejuízos e de evitar multas onerosas, nos casos de fiscalizações que identifiquem medidas de segurança inadequadas aos riscos identificados em máquina e equipamentos.
Impacto 2: Simplificação na implementação de maquinários
Já nos referimos ao fato de as mudanças na NR 12 terem como um de seus objetivos a harmonização com as normas técnicas nacionais e internacionais.
Isso significa dizer que os maquinários que obedecem a critérios de segurança dessas normas são compatíveis com as exigências previstas na NR 12.
Com isso, o processo de implementação de máquinas e equipamentos se torna mais simples, visto que as novas soluções não precisam ser readequadas para atender a outras medidas de segurança.
Não se pode deixar de lado o fato de que essas mudanças também tornam mais barata a instalação de maquinários, de maneira a servir como um incentivo à inovação industrial.
Isso porque as indústrias não precisam mais arcar com o ônus relativo à instalação das medidas de segurança previstas na NR 12, caso as máquinas adquiridas estejam de acordo com as especificações de outras normas relevantes.
Impacto 3: Adequação às novas tecnologias industriais
O novo texto da NR 12 também foi pensado considerando a adequação às novas tecnologias industriais, especialmente às soluções de automação industrial.
Com isso, os empreendedores têm a oportunidade de investir em soluções de ponta, que ofereçam mais segurança aos trabalhadores e proporcionem melhorias na produtividade.
Por outro lado, a nova NR 12 é bem mais flexível em relação à implementação das novas tecnologias.
Na realidade, as alterações dessa norma foram feitas para facilitar a implementação de maquinários com tecnologias mais recentes.
Ademais, é importante que se tenha em mente que as máquinas adquiridas antes da publicação da reformulação da NR 12 não precisam ser readequadas às novas exigências.
No entanto, essas máquinas devem estar de acordo com todas as medidas de segurança existentes à época de sua fabricação.
Isso significa dizer que as indústrias que possuem maquinários adquiridos antes de 2019 não precisarão arcar com o ônus advindo da compra de dispositivos de segurança que se encaixem nas novas determinações.
E ai caro leitor, gostou do artigo? Deseja saber mais sobre a NR 12 e sobre sua correta implementação? Então, não deixe de conhecer oNormatiza!
Motores “downsizing” sofrem mais com pré-ignição? Entenda
por Branded Contet O Mecânico | set, 25, 2020
Turbo e injeção direta já são termos comuns no dia a dia do mecânico, por isso, saber como lidar com esses motores é fundamental
Inicialmente presentes apenas nos carros importados, os motores projetados sob a filosofia “downsizing” com turbo e injeção direta já chegaram há algum tempo aos veículos de passeio nacionais. E com a sua popularização nas ruas brasileiras, o mecânico precisa ficar atento à manutenção correta.
Muito se questiona o quanto a receita de redução da cilindrada com aumento da potência impacta na durabilidade do motor. Enquanto ele entrega melhores índices de consumo de combustível e menores emissões de poluentes, é consenso que alguns componentes sofrem mais, como pistões, bronzinas e anéis – não à toa, há motores 1.0 turbo com pistões e bielas forjadas, como em motores de alto desempenho.
Para atingir os níveis de desempenho e durabilidade desejáveis, as peças móveis do motor exigem lubrificação com um óleo de especificação avançada, de modo a diminuir o atrito entre as peças e evitar a influência na pré-ignição.
Quais são os riscos?
Devido às altas taxas de compressão e elevada temperatura na câmara de combustão, esses motores são mais suscetíveis à pré-ignição ou batida de pino. Existem várias teorias sobre o que causa esses problemas, mas ainda não se tem a solução definitiva.
Para lidar com o maior desgaste das peças, alguns componentes precisaram ser revistos, além do desenvolvimento de novos materiais que suportassem a carga extra. Entre eles, um item que tem papel fundamental e que precisou ser atualizado é o óleo de motor, que pode influenciar diretamente nesses problemas listados.
Durante a pré-ignição, uma gota de óleo no cilindro pode se combinar com gotículas de combustível para criar pontos quentes na câmara de combustão e incitar a ignição. Somado a isso, o maior estresse do óleo do motor pode acelerar a oxidação do lubrificante e aumentar a formação de depósitos e borras, afetando a limpeza e a eficiência do motor e diminuindo o desempenho.
A reformulação dos óleos de motor é uma das respostas para contribuir na redução significativa da pré-ignição – o que levou ao lançamento do novo padrão API SP. Com este requerimento, um novo lubrificante foi apresentado ao mercado: Shell Helix Ultra SP 5W-30 com API SP e ILSAC GF-6A.
O produto com essa nova classificação, Shell Helix Ultra SP 5W-30, promove benefícios importantes como: contribui para minimizar a pré-ignição, fornece proteção extra contra desgaste para as correntes de sincronismo e válvulas do motor, além de melhorar o desempenho contra oxidação. Em comparação com os padrões API SN Plus atuais, a classificação API SP requer 33% melhor estabilidade de oxidação do óleo e 14% melhor controle de depósitos.
Outro destaque do novo Shell Helix Ultra SP 5W-30 é a tecnologia exclusiva PurePlus, que transforma gás natural em óleo-base cristalino, com 99,5% de pureza. Ou seja, esse lubrificante permite que o motor se mantenha similar a um veículo 0km em termos de limpeza.
Tal tecnologia oferece muitas vantagens frente aos lubrificantes derivados de petróleo, como fluxo mais rápido, maior resistência à evaporação, menor consumo de combustível e a possibilidade de desenvolver produtos com menores viscosidades, uma demanda cada vez maior entre os motores mais modernos.
O descarte inadequado de óleo lubrificante usado ou contaminado e de suas embalagens provoca danos à população e ao meio ambiente, podendo contaminar água e solo. O óleo usado e as embalagens são recicláveis. Entregue-os em um posto de serviço ou de coleta autorizado, conforme Resolução CONAMA nº 362\2005 e suas alterações vigentes.
Gasolina fecha a 1ª quinzena de setembro com alta de 2,69% em relação a agosto; etanol sobe 0,87%, enquanto diesel e diesel S-10 têm acréscimo de 4,22% e 4%, respectivamente
O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou uma variação de até 28% no preço da gasolina de acordo com o estado brasileiro na primeira quinzena de setembro. Com o valor médio nacional fechando em R$ 4,568 – uma alta de 2,69% em relação ao mesmo período de agosto – o maior custo foi registrado no Acre, enquanto o mais baixo foi no Amapá.
Considerando as regiões, o maior valor está no Centro-oeste, com média de R$ 4,629, frente aos R$ 4,393, em média, cobrados nas bombas na região Sul. Contudo, vale destacar que houve aumento em todas as regiões brasileiras quando comparado à mesma quinzena de agosto. O aumento foi de:
Centro-oeste: 3,28%
Sul: 3,17%
Norte: 2,79%
Sudeste: 2,65%
Nordeste: 2,20%
Preço do etanol
Quanto ao etanol, a variação chega a 58%, sendo o maior preço registrado no Rio Grande do Sul (R$ 4,111) e o menor no estado de São Paulo (R$ 2,681). Por região, o Centro-oeste segue com o custo mais baixo do País, R$ 3,102, com o mais alto registrado na região Norte, R$ 3,702. A média nacional ficou R$ 3,477, um acréscimo de 0,87% frente ao mesmo período de agosto.
Pelo índice, o etanol se mostra mais vantajoso para os consumidores em relação à gasolina em 10 estados brasileiros. “Mesmo com a chegada da nova gasolina ao mercado e com o combustível apresentando alta nos últimos meses, ele ainda continua sendo o mais vantajoso frente ao etanol na maioria dos estados do País”, afirma Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
Preço do diesel
Considerando o diesel e o diesel S-10, estes combustíveis apresentaram a maior alta no período, de 4,22% e 4%, respectivamente. O diesel comum fechou com valor médio nacional de R$ 3,742, frente aos R$ 3,789 do diesel S-10. Entre os estados brasileiros, a variação chegou a quase 39% para o diesel, com maior preço no Acre (R$ 4,651) e o menor no Paraná (R$ 3,349). Já para o diesel S-10, o Acre segue sendo o estado mais caro, com média de R$ 4,636, e o Paraná com o menor valor, R$ 3,400.
“Ao comparar as regiões brasileiras, é possível notar que o diesel e o diesel S-10 são cerca de 13% mais barato no Sul do que no Norte do País”, pontua o executivo. O IPTL considera os abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem média de oito transações por segundo.
Processo de venda para a KPS deve acelerar o desenvolvimento de tecnologias em turbocompressores, sobre-alimentação elétrica e veículos conectados
Após notícias sobre um pedido de falência da Garret, a empresa se posicionou oficialmente com um comunicado informando que a Garrett Motion Inc. “chegou a um acordo com a KPS Capital Partners, LP (“KPS”), relacionado à possível compra de seus negócios. Com esse passo, a Garrett busca reforçar sua liderança de mercado e sua capacidade de continuar a apoiar seus clientes, fornecedores e funcionários”. Nesse processo, a empresa destaca que seguirá com suas operações sem interrupção.
Com o acordo, a Garrett irá vender seus negócios para a KPS, uma empresa já conhecida por fabricantes globais de equipamentos automotivos originais (OEM) e que possui aproximadamente US$ 11,5 bilhões em ativos sob sua gestão. O objetivo é que o apoio financeiro da KPS ajude a Garrett a acelerar o desenvolvimento de tecnologias e soluções de última geração nas áreas de turbocompressores, sobre-alimentação elétrica e veículos conectados.
A venda inclui um processo voluntário de pedido de reestruturação financeira judicial da Garrett nos Estados Unidos, com expectativa de conclusão do processo no início de 2021. “Esta operação proposta proporcionará uma estrutura de capital e apoio institucional para garantir a nossa viabilidade de longo prazo e estabelecer as bases para a próxima etapa de crescimento da Garrett. Nossa meta é emergir desse processo no início de 2021 com uma posição financeira fortalecida, com uma titularidade nova e de apoio, além de energia e recursos renovados para que a Garrett continue prestando um serviço excepcional aos clientes, seja uma parceira forte e confiável para todas as partes interessadas e atue como empregadora estável e desejável”, afirma Olivier Rabiller, presidente e CEO da Garrett.
No dia 25 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Trânsito e de 21 a 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito (SNT). O tema da campanha educativa do Governo Federal é “Perceba o risco, proteja a vida”. O Brasil é um dos países signatários da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, um plano global da ONU para tornar as vias mais seguras em 140 países entre 2011 e 2020. A meta é diminuir em 50% o número de mortes, mas não será alcançada aqui.
Como as estatísticas nacionais são falhas e usam critérios diferentes, estima-se que os acidentes fatais diminuíram entre 35% e 40%. Até o final do ano, segundo o Serpro, haverá uma redução acumulada na década de 30% no número total de acidentes envolvendo veículos automotores. Não se descarta, porém, que a pandemia da Covid 19, ao retirar de circulação durante quatro meses grande parte da frota real circulante de 60 milhões de unidades (incluindo motos), pode ter ajudado a diminuir o número de acidentes e mortos. Quem sabe até ter se aproximado do desafio da ONU.
Uma novidade da SNT é o lançamento do HackaTRAN 2020, evento de hackers para propor ideias e soluções inovadoras, a partir de um desafio: desenvolver maneiras tecnológicas a fim de facilitar, desburocratizar e garantir mais eficiência e segurança aos serviços de trânsito.
Outro viés a se observar é a nova regulamentação do Contran sobre a localização explícita de radares e proibição do uso do tipo móvel (colocado em viaturas policiais em movimento). Ninguém pode negar a eficiência e necessidade da fiscalização por meio eletrônico e registro da placa do infrator. Porém os abusos com os radares eram tantos que muitas vezes se transformavam em fonte meramente arrecadatória e até incluída no orçamento de governos.
Basta dar o exemplo de São Paulo. A prefeitura tem um site chamado Painel de Mobilidade Segura e lá estão todos os tipos de infrações. Não é surpresa: em 2019 aplicaram-se pelos radares nada menos de 2.842.691 multas de “excesso de velocidade”. Do total, 88% foram de até 20% acima do limite da via; 11%, entre 20 e 50% e 1%, acima de 50%. O limite de velocidade era de 60 km/h (à exceção das via expressas marginais, de 90 km/h). Foi diminuído para 50 km/h há seis anos, enquanto as cidades em volta mantiveram os 60 km/h. A diferença de 50 km/h para 60 km/h é exatamente de 20%, em que se concentram quase 90% das multas.
Claro que em muitos locais (ruas residenciais) o limite de 50 km/h considera-se razoável. No entanto, em dezenas de avenidas não faz sentido. Isso sem contar radares escondidos, mal sinalizados ou encobertos por árvores e outros obstáculos visuais sem nenhuma função educativa ou de evitar riscos de acidente.
ALTA RODA
NOVO SUV médio da VW que chega da Argentina em meados do primeiro trimestre de 2021 terá a mesma distância entre eixos do Jetta (2,68 m). Conhecido como Projeto Tarek, manteve a tradição de nomes começados com a letra T, a exemplo de Touareg, Tiguan e T-Cross. Taos é uma pequena cidade do Estado americano New Mexico conhecida pela culinária, aventuras ao ar livre, arte e design. Lista dos nomes finalistas: Taos, Taigo, Torak, T-Sport, Rokter e Zivos.
LANÇAMENTO duplo da Audi: SUV Q7 grande (mais de 5 m de comprimento) com sete lugares e o SUV-cupê e-tron Sportback 100% elétrico. No primeiro, a grade agora é octogonal, há duas telas no console central de 10,1 e 8,6 pol. e adota sistema híbrido leve (48 volts). Há opção de câmera de gravação de tráfego. Parte de R$ 414.990. Nova versão e-tron tem perfil particularmente atraente. A marca informa que já vendeu 100 unidades das duas versões do elétrico, o que a coloca como líder nesse nicho. Por venda direta começa em R$ 511.990 e alcance é de até 446 km (ciclo WLTP).
HONDA WR-V 2021 recebeu retoques na frente e atrás na linha 2021, três anos depois do seu lançamento. Acrescentou a versão de entrada LX e teve o para-choque traseiro alongado em 6,7 cm para evitar danos na tampa do porta-malas em estacionamentos. WR-V foi criado no Brasil, a partir do Fit, e vendido em 10 países. Iluminação total em LED nas opções intermediária e de topo. Preços: R$ 83.400 a 94.700. Meta: vender 1.000 unidades/mês.
“QUEM perde a hora certa de investir, perde o jogo”, declarou Fernando Silvestre, presidente da Applus+ IDIADA no Brasil, especializada em engenharia, testes e homologação. Para isso inaugurou em Itatiaia (RJ) um laboratório de emissões veiculares a fim de atender à rigorosa legislação ambiental para veículos convencionais, híbridos e elétricos. Primeiro cliente: Jaguar Land Rover.
JAC abriu as vendas de uma picape de cabine dupla caçamba-longa e de um caminhão leve elétricos, mas admite que o primeiro modelo terá aplicação puramente comercial para empresas com uso específico. A picape oferece modo de economia que limita seu desempenho para alcance de até 320 km. Preço pouco atraente, apesar do interior bem resolvido: R$ 289.900.
Corra que as vagas estão acabando! Não perca essa oportunidade e confira no vídeo como acessar a plataforma e todas as interações disponíveis para você
Se você já garantiu a sua vaga para participar do 4º Congresso Brasileiro do Mecânico, confira no vídeo acima como navegar pela plataforma e como aproveitar todo o conteúdo técnico que estará à sua disposição no dia 24 de outubro. Em um evento 100% ONLINE e GRATUITO, você poderá acompanhar de qualquer parte do Brasil, pelo computador ou pelo celular.
Mostramos para você como se inscrever e depois acessar a área para favoritar suas palestras e estandes de interesse. Assim você já pode se programar antes para não perder nenhum conteúdo. Trazemos ainda todas as áreas da plataforma que você acessará no dia 24 de outubro, conferindo as palestras, estandes e todas as interações, incluindo o chat com os profissionais das empresas participantes.
Ainda não se inscreveu? Corra e garanta sua vaga hoje mesmo, porque o evento online está um sucesso de público e as vagas estão acabando! Acesse http://congressodomecanico.com.br.
4º CONGRESSO BRASILEIRO DO MECÂNICO Quando: sábado, 24 de outubro de 2020 Onde: Transmissão ao vivo pela internet Inscrição: Gratuita Saiba mais:congressodomecanico.com.br
Novidades incluem amortecedores, Kit de amortecedor e coxim de amortecedor, destinados à reposição na linha leve e pesada
A Monroe lança 247 novas aplicações para amortecedores das linhas leve e pesada destinadas ao mercado de reposição, enquanto a Monroe Axios apresenta 28 novas peças, atendendo 51 novas aplicações.
A linha leve ganha os amortecedores OESpectrum para os veículos de marcas como Fiat, General Motors e Toyota. Já o Monro Matic Plus se aplica aos carros da Hyundai. Na linha pesada, estão disponíveis amortecedor, conjunto pneumático da suspensão da cabine, conjunto helicoidal da suspensão da cabine e amortecedor de cabine, direcionados a modelos da Agrale, DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Randon e Volvo.
Por outro lado, a Monroe Axios lança Kit de amortecedor e coxim de amortecedor, destinados a veículos das marcas Audi, Citroën, Fiat, Ford, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Renault, Peugeot, Toyota e Volkswagen.
“Atenta às necessidades do mercado, a DRiV seguiu com o seu plano de ampliar a gama de produtos no aftermarket, oferecendo peças com a mesma qualidade das originais, com a garantia e a confiabilidade de suas marcas Monroe e Monroe Axios”, afirma Péricles Batista, Supervisor de Produtos da DRiV.