Confira os pontos de atenção na instalação dos amortecedores, incluindo escorvamento, posição de montagem e verificação das molas
A Nakata alerta para os cuidados necessários durante a instalação dos amortecedores. Entre os possíveis erros que podem acontecer está travar a haste com o alicate para aperto da porca superior. “Esta ação provoca danos irreversíveis ao amortecedor, pois a haste é polida e cromada para tornar o atrito com o vedador o mais suave possível”, explica Jair Silva, especialista da empresa.
A recomendação é usar apenas ferramentas adequadas para travar a haste: nunca utilizar o alicate ou qualquer outro tipo de ferramenta no corpo da haste, pois poderia provocar vazamento de óleo e perda da ação e da garantia.
Outra dica na instalação dos amortecedores é ter atenção ao fazer o escorvamento para eliminar a presença de ar no tubo interno. O correto é movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme, sem vazios. “Instalar a peça sem escorvar ocasiona funcionamento irregular, dando a impressão de que está sem ação”, diz.
A Nakata lembra que o kit de reparo para amortecedor vem com coifa, coxim e batente, e todos esses itens devem ser observados, pois sofrem desgaste e ressecamento com o tempo de uso. A coifa é responsável por proteger a haste, enquanto o batente de poliuretano funciona como mola auxiliar e o coxim ajuda a absorver impactos provocados pelas irregularidades do piso.
Não se esqueça ainda de conferir a posição de montagem. “Se montar invertido, pode criar uma série de divergências na geometria, danos ao amortecedor e ruídos”, alerta Silva.
Por fim, a última dica diz respeito à mola, que atua na sustentação da carroceria e, mesmo com o carro parado, está sob tensão. “Ela também absorve as irregularidades do solo e deve ser trocada quando há interferência de elo, muitas vezes, o carro fica até torto”, afirma.
Verifique seu estado geral, se os elos não estão marcados, se há trincas ou qualquer indicação de problema, pois a perda de eficiência, além de sobrecarregar o batente, compromete a estabilidade do veículo. “Ao verificar fadiga na mola será preciso substituí-la já que, caso a troca não seja efetuada ocasionaria comprometimento dos outros componentes, como o batente e o próprio amortecedor “, finaliza.
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