segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entenda as diferenças do catalisador em híbridos

Umicore carro híbrido

Unindo um motor a combustão e outro elétrico, os carros híbridos apresentam características específicas também no catalisador 

 

A Umicore explica as diferenças e singularidades do catalisador em veículos híbridos, segmento que vem ganhando mais espaço no Brasil. A Volvo, recentemente, anunciou que só venderá modelos eletrificados no País, por exemplo. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota nacional de carros híbridos ou elétricos já supera as 40 mil unidades em 2021.

Os catalisadores são montados dentro de uma cápsula de aço inox e instalados no sistema de exaustão dos veículos. O componente possui um núcleo cerâmico ou metálico que contém platina, paládio e/ou ródio. Utilizando reações químicas, ele permite transformar até 98% dos gases tóxicos, como Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Hidrocarbonetos (HC) provenientes da queima do combustível em substâncias inofensivas.

Contudo, nos veículos híbridos, a atuação do catalisador é mais exigente, uma vez que quando o carro está funcionando apenas com o motor elétrico, a temperatura do sistema de escapamento e do motor a combustão caem.

“Quando a bateria descarrega, o motor a combustão entra em operação, exigindo que o catalisador seja acionado rapidamente. Essa ação requer tecnologias de catalisador de rápido light-off, onde as cargas de metais preciosos precisam ser otimizadas para superar essa temperatura mais baixa do sistema de exaustão e assim atender aos limites de emissões”, explica Miguel Zoca, gerente sênior de Aplicação do Produto da Umicore.

A empresa explica ainda que, independente da motorização, o catalisador é concebido para durar no mínimo 80 mil quilômetros, para veículos produzidos até 2021, e 160 mil quilômetros para os produzidos a partir de 2022. Mas ele pode ter a sua vida útil reduzida pelo desgaste de outras peças, como as dos sistemas elétrico, de ignição e de injeção com problemas.

“Reforçamos sempre que é fundamental realizar revisões periódicas no carro, seguindo o manual do fabricante, e se atentar à qualidade e boa procedência do combustível, para garantir ou ainda prolongar a vida longa do catalisador”, completa.

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