segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Estudo aponta aumento no preço de peças automotivas

Ticket Log identificou que o índice de manutenções realizadas pelas empresas de frotas é mais frequente para reparos corretivos do que preventivos 

Um levantamento da Ticket Log, marca da Edenred Brasil, identificou que, desde janeiro de 2021, houve uma alta expressiva no preço das peças veiculares. Em maio deste ano, o valor cobrado pelas montadoras acumulou aumento de cerca de 68% para peças de veículos de frota leve e em torno de 57% para pesados. 

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Brasil tem a quarta maior inflação do mundo, atrás apenas de Rússia, Argentina e Turquia. 

No caso de veículos pesados, algumas peças registraram alta de quase 10% nos preços no primeiro trimestre do ano: filtro de combustível aumentou 7,32%, amortecedor 7,14%; filtro de óleo 6,9%; filtro de ar 6,8%; tambor de freio 6,5%; óleo de motor 15%. 

Já para as frotas leves, os acréscimos foram de mais de 15% no mesmo período: discos de freio 12%; filtro de óleo 12%; filtro de ar motor 10%; filtro de combustível 8%; óleo de motor 14%; e filtro de ar-condicionado 10%. 

“Como consequência do cenário atual, que inclui inflação e falta de oferta de semicondutores no mercado automobilístico, é normal que diminua o número de veículos novos nas ruas. Isso faz com que a frota circulante passe a entrar em um processo de envelhecimento, o que impulsiona a demanda por mais manutenção”, destaca Eduardo Fleck, diretor-geral de Especialidades de Frota e Mobilidade. Ainda de acordo com o levantamento da Ticket Log, de janeiro de 2019 ao primeiro semestre de 2022, as frotas de veículos pesados envelheceram 29%. Já as frotas de automóveis leves envelheceram 38% no período. 

O estudo também identificou que o índice de manutenções realizadas pelas empresas de frotas é mais frequente para reparos corretivos do que preventivos. Segundo a Ticket Log, as manutenções preventivas para veículos pesados caíram 7% desde o primeiro semestre de 2019. Já as revisões preventivas, feitas em frotas leves, se mantiveram estáveis, com queda de 1% no período. “As revisões preventivas podem ajudar na otimização do orçamento das empresas, ao evitar que problemas mais caros de resolver. A Ticket Log apoia, de forma simplificada, quem faz gestão de frotas, com uma plataforma de manutenção, que cuida de todo o operacional, desde o agendamento dos serviços até a recolha e controle de nota fiscal. Além disso, nós indicamos o melhor momento de fazer a troca de peças, otimizando seus orçamentos”, conclui Fleck. 

Além da negociação inteligente, a Ticket Log promove, por meio da plataforma “KD Minha Oficina”, a conexão entre proprietários de veículos e oficinas de manutenção veicular com diversos serviços.
A proposta da solução é reunir, em um único local, uma rede de oficinas mecânicas com avaliações e descrições de todos os serviços automotivos oferecidos, além de preços e comparativos. 

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